Cultura de saúde mental na empresa: importância e dicas de como desenvolver

Mulher meditando no trabalho

Os benefícios da cultura de saúde mental na empresa são inúmeros. Confira os principais deles.

Nunca se falou tanto sobre saúde da mente quanto agora. Se no passado o foco ficava apenas no bem-estar do corpo, hoje se tem uma visão mais ampla sobre o que é ser saudável. Por tudo isso, ter uma cultura de saúde mental na empresa é muito importante.

Funcionários mentalmente saudáveis trabalham melhor e, consequentemente, trazem resultados mais positivos para o negócio. Além disso, ter como valores o bem-estar mental da equipe ajuda no fortalecimento positivo da marca perante a sociedade. Há um conjunto de benefícios para todos os envolvidos.

Continue a leitura para saber mais sobre o assunto, sua importância e conferir dicas de como aplicá-lo no seu empreendimento.

[php_everywhere instance=”2″]

O que é uma cultura de saúde mental em empresas?

Geralmente, metade do tempo em que uma pessoa está acordada é vivido no trabalho. Afinal, se o dia tem 24 horas, oito delas são usadas para dormir e mais oito para trabalhar. Com isso, muitos passam mais tempo na empresa do que com membros da própria família.

Então, se o trabalho ocupa um espaço tão grande na vida das pessoas, consequentemente possui um impacto igualmente significativo na saúde mental. Empresas que não se preocupam com o bem-estar dos colaboradores podem se mostrar locais de intenso estresse e cobranças, o que pode intensificar ou fazer surgir diversos tipos de transtornos.

Por outro lado, quando a organização se mostra engajada em promover o bem-estar da sua equipe, os resultados podem ser extraordinários! Para tal, a companhia pode realizar uma série de medidas, como:

  • Orientar líderes a fim de evitar a sobrecarga de atividades dos colaboradores;
  • Prezar sempre por um clima leve, em que o trabalho é realizado com seriedade, mas sem tensão;
  • Encorajar colaboradores a buscarem ajuda profissional para tratar transtornos emocionais;
  • Incentivar cuidados globais com a saúde, incluindo corpo e mente;
  • Abertura ao diálogo para acolher as insatisfações dos funcionários;
  • Relacionamento horizontal entre líder e liderados.

Perceba que são ações que estão totalmente ligadas com a cultura da empresa. Quanto mais a gestão se engajar em colocá-las em prática, mais fortes esses valores irão se tornar.

Benefícios de ter uma cultura de saúde mental na empresa

Os benefícios da cultura de saúde mental na empresa são inúmeros. Aqui iremos apresentar os principais deles, confira!

Colaboradores mais motivados

Saber que a empresa para a qual trabalha tem preocupação com sua saúde mental faz com que os colaboradores se sintam mais motivados a se dedicarem ao trabalho. A sensação de acolhimento é como um combustível para que se esforcem cada vez mais.

Encorajamento a buscar ajuda precocemente

Mesmo que o tema saúde mental esteja sendo bastante debatido, ainda existem pessoas que sofrem sem procurar ajuda, seja por vergonha ou preconceito. Depressão e transtornos de ansiedade são os problemas mais comuns da sociedade atual.

Quando a empresa orienta seus colaboradores e trata esse tema com seriedade, há um encorajamento para que busquem ajuda precocemente caso sintam que não estão bem. Isso é bom tanto para o bem-estar de cada indivíduo como para a empresa, que terá menos casos de afastamento por conta de questões ligadas à saúde mental.

Equipe unida

O clima positivo e acolhedor, o incentivo à busca do bem-estar, tudo isso faz com que as pessoas se sintam mais felizes, o que acaba fortalecendo a união. Afinal, o estresse e a pressão tendem a tornar as pessoas mais irritadas, gerando um campo fértil para os desentendimentos.

Mais produtividade

Todos os demais benefícios resultam no aumento da produtividade. Já ficou comprovado que pessoas felizes trabalham melhor. Elas se sentem mais tranquilas para se dedicarem com afinco às suas atividades, aprendem umas com as outras e alcançam resultados fantásticos!

5 Dicas para uma construir uma cultura de saúde mental na empresa

Depois de saber mais sobre a importância de construir uma cultura de saúde mental na empresa, confira dicas de como fazer isso na sua companhia. Como pôde ver, os resultados costumam ser bastante positivos.

1. Tratamento humanizado dos colaboradores

Em primeiro lugar, é muito importante que os líderes tratem seus colaboradores de forma humanizada. Afinal, por mais que sejam profissionais contratados para realizar suas funções, não se pode esquecer que são seres humanos.

Sendo assim, é natural que, vez ou outra, as pessoas se sintam inseguras, com medo e tristes em certas situações. Assim, o tratamento humanizado por parte dos supervisores transmite uma sensação de acolhimento bastante positiva.

2. Promover diálogos sobre saúde mental

Falar abertamente sobre saúde mental é mais uma ação necessária. Isso pode ser feito tanto de maneira informal, no dia a dia, quanto em eventos específicos, como palestras de especialistas no assunto. Dessa maneira, a companhia leva informação à sua equipe, permitindo que tenham mais conhecimento sobre si mesmos e se cuidem corretamente.

3. Oferecer benefícios ligados ao bem-estar

O oferecimento de benefícios é uma prática comum em muitas empresas e obrigatória em alguns casos. Contudo, em vez de fazer apenas o que a lei determina, sua companhia pode oferecer outros tipos, além dos planos de saúde e odontológico que são o padrão.

Vouchers em academias, flexibilidade de horário e acesso a clubes esportivos são algumas das opções. Cada empresa deve encontrar opções que estejam de acordo com suas possibilidades e os seus valores.

4. Serenidade ao lidar com falhas

Ninguém faz algo pensando em errar, contudo, falhas podem acontecer. A forma com a qual a empresa lida com esse tipo de situação faz toda a diferença e determina se o colaborador irá criar um trauma e se fechar ou aprender com a experiência e crescer através dela.

5. Abertura ao diálogo

Para coroar as medidas básicas para criar uma cultura de saúde menta na sua empresa é fundamental prezar pelo diálogo. Quando todos se sentem confortáveis para se expressarem, independentemente de qual seja o assunto, o ambiente se torna mais leve, o que tem total impacto sobre a saúde mental das pessoas.

Agora que já sabe sobre a importância de ter uma cultura de saúde mental na empresa, deixe seu comentário sobre o assunto abaixo. Aproveite, também, para compartilhar o conteúdo em suas redes sociais e passar o conhecimento adiante!

[php_everywhere instance=”1″]

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010