Inteligência emocional no ambiente corporativo

Reunião de executivos.

© Depositphotos.com / pressmaster Aprenda mais sobre a expertise da inteligência emocional.

Você já se questionou o porquê de algumas pessoas serem muito bem sucedidas ou grandes líderes, se destacando mais do que outras? Com toda certeza, ética, conhecimento e visão estratégica são de alta importância nesse quesito. Porém acrescentaria a capacidade de identificar e controlar as emoções: tanto as pessoais, quanto a dos outros e administrar relacionamentos.  Todas as estratégias ligadas à inteligência emocional podem ter um papel crítico para determinar a felicidade e o sucesso. Os grandes líderes corporativos tem por excelência essa habilidade dominada.

Conheça os principais pontos para ter inteligência emocional no ambiente corporativo

Consciência de si

Conhecer seus pontos fortes e suas limitações, sabendo assim quando confiar em outra pessoa de sua equipe. Essa consciência de si, ainda gera uma percepção emocional, onde se pode compreender os próprios sentimentos, e, dessa forma, administrar melhor as situações desfavoráveis.

Capacidade de administra-se

Permanecer calmo quando estiver sob pressão e levantar-se de eventuais tombos com rapidez e perspicácia, faz parte da capacidade de recuperação. Não remoer problemas, nem entrar em pânico. Nas situações adversas, todos buscam um porto seguro para poderem se ancorar. Essa figura deve ser a do líder, que deve sempre permanecer sereno.

Controlar os sentimentos aflitivos e não estourar com as pessoas, demonstra equilíbrio emocional, fazendo que com que a própria pessoa tenha consciência de seu erro e busque uma solução.

Avançar em direção aos objetivos distantes apesar dos percalços demonstra automotivação.

Empatia

Como você compreende a visão dos colegas, consegue colocar todas as questões de forma que todos entendam. Isso é empatia cognitiva emocional.  Para isso, esteja sempre disposto a ouvir questionamentos para eliminar dúvidas. Essa empatia cognitiva, junto com a leitura cuidadosa dos sentimentos do outro, busca uma comunicação efetiva.

Habilidade de relacionamento

É preciso motivar as pessoas. Para isso, expor sua mensagem de maneira convincente e clara é fundamental. Dessa forma, vão se sentir à vontade para trabalhar com você e realizar um excelente trabalho em equipe.

E você, já começou a aplicar a inteligência emocional no ambiente de trabalho? Comente e compartilhe para que seus amigos também possam saber sobre o assunto.

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