O Autoconhecimento e a Psicologia

pessoa no psicólogo

Veja algumas ferramentas que auxiliam no autoconhecimento.

Autoconhecimento é uma das palavras que devem nortear as pessoas que buscam autodesenvolvimento e resultados positivos. Tanto no âmbito pessoal quanto profissional, conhecer a si próprio é fundamental. Para conquistar suas metas é necessário conhecer sua essência, além de identificar seus pontos fortes e a desenvolver. 

A partir da identificação dos próprios valores e motivações, se torna possível eliminar comportamentos que sabotem seu sucesso. Aliar autoconhecimento e psicologia é uma forma de evoluir continuamente. Com as ferramentas certas é possível olhar para dentro de si e elaborar um plano de melhoria da qualidade de vida. Continue lendo para entender mais sobre os temas. 

O que é autoconhecimento?

Autoconhecimento nada mais é do que a consciência de si mesmo como ser humano. Aquele que conquista o autoconhecimento identifica seus medos, pontos a melhorar, talentos, limitações, inclinações e crenças. Esse indivíduo sabe o que faz dele feliz, suas motivações e desmotivações. Também passa a conhecer o que alimenta a sua coragem.

Mais do que conceder essas respostas, o autoconhecimento permite que o indivíduo trace o caminho rumo a sua felicidade. Ter respostas é o primeiro passo para trilhar uma longa estrada rumo ao contentamento.

Qual é o objetivo do autoconhecimento?

O objetivo do autoconhecimento é ajudar o indivíduo a desenvolver o seu potencial rumo a aquilo que lhe trará felicidade. Conhecer e reconhecer elementos da sua individualidade contribui para posicionar o indivíduo mais perto da autorrealização. Esse olhar focado na essência permite eliminar atitudes negativas e fazer mudanças imprescindíveis para o crescimento pessoal. 

Para descobrir mais sobre si mesmo é necessário refletir a respeito de quem se é e das ações que realiza. Através desse movimento de reflexão se torna possível tomar decisões melhores para o seu futuro.

Ao longo dessa jornada é possível identificar traços de sua personalidade e entender quais são as atitudes que te impedem de crescer. Torna-se possível fazer ajustes e melhorar tudo que te impede de sair do ponto de estagnação.

Finalmente, o autoconhecimento te ajuda a traçar metas e objetivos verdadeiramente alinhados com os seus desejos mais profundos. O indivíduo que trabalha isso em si consegue identificar situações e pessoas que não são positivas para sua trajetória.

Basicamente, o autoconhecimento está relacionado ao propósito de vida de cada um. Conhecendo sua essência torna-se mais fácil saber o que você quer para a sua história. 

Autoconhecimento e Psicologia

O autoconhecimento tem grande relevância na área da psicologia, pois permite que o indivíduo tenha controle sobre as suas emoções. Estar no controle é essencial independentemente das emoções serem vistas como boas ou ruins. Quando uma pessoa conhece a si mesma de verdade, tem mais chances de driblar dificuldades como baixa autoestima, instabilidade, ansiedade, entre outros. 

Funciona como um excelente exercício de bem-estar que provoca mudanças produtivas em sua vida. A pessoa passa a estar ciente de todas as questões a seu respeito.

É importante lembrar que todo mundo tem uma reserva de recursos pessoais. Com o autoconhecimento é possível compreender como acessá-los e utilizá-los sem desgaste. Também se torna possível usá-los de maneira a obter uma nova recomposição.

A psicologia entende o autoconhecimento como o ponto de partida para a consolidação da estabilidade do indivíduo. Uma pessoa que sabe qual é a sua essência não se desespera diante de cenários caóticos. Ao perder o emprego, terminar um relacionamento ou ficar doente, essa pessoa consegue direcionar toda a sua energia. 

Aquele que detém o autoconhecimento não abre espaço para opiniões invasivas e negativas de si mesmo. Seguindo essa abordagem, o autoconhecimento se mostra um grande aliado da psicologia.

Como promover o autoconhecimento?

Para alcançar o autoconhecimento é fundamental se dedicar a práticas e reflexões constantes. Torna-se necessário analisar seus comportamentos, ações e pensamentos acerca daqueles que estão à sua volta.

Uma dica de especialistas é que sejam feitas anotações em um tipo de diário para ter mais facilidade para fazer essas análises. Quando você escreve suas emoções e sentimentos tem mais facilidade para fixar na mente como se sente.

Com esse trabalho de identificação dos seus sentimentos você consegue ter mais clareza sobre como reage às situações cotidianas. É um processo que demanda grande sinceridade do indivíduo consigo mesmo a respeito da forma como se sente. As respostas devem ser dadas de acordo com a maneira como a pessoa se sente e não como gostaria de se sentir.

Quando se chega a um bom nível de autoconhecimento, é possível fazer ajustes e melhorar o que não está indo bem. A relevância de conhecer a sua própria essência está no fato de conseguir identificar exatamente como se sente frente a diferentes situações cotidianas. Ao olhar para determinadas atitudes e entender que elas te fazem infeliz, torna-se possível pensar em como mudá-las. 

Ferramentas que auxiliam no autoconhecimento

Ao longo deste artigo falamos a respeito da importância de desenvolver o autoconhecimento. Somente com um olhar honesto para si mesmo é possível entender o que te faz feliz e o que te impede de crescer.

Conheça algumas ferramentas que podem auxiliar no autoconhecimento e no crescimento pessoal. Amplie o alcance da visão que tem de si mesmo e descubra como ser mais feliz. 

Autofeedback

Ferramenta de autoavaliação que permite analisar diferentes aspectos, comportamentos, preferências do indivíduo e apoiá-lo em seu autodesenvolvimento.

Roda da Vida

Ferramenta que avalia o grau de satisfação da pessoa em relação a diversos aspectos de sua vida: profissional, pessoal, qualidade de vida e relacionamentos.

Coaching Assessment

Ferramenta de mapeamento comportamental que analisa e identifica o perfil predominante de cada profissional. Os modelos comportamentais identificados pelo C.A. são: Comunicador, Executor, Planejador e Analista.

Também identifica elementos como o nível de autoestima, influência do ambiente, estresse, forma de lidar com a pressão, pontos fortes, de melhoria, entre outras.

Coaching, Autoconhecimento e Psicologia

A Psicologia e suas diversas abordagens é uma das principais ciências que dão suporte aos indivíduos no que tange ao autoconhecimento. Dentro de um processo de Coaching essa metodologia é fundamental.

Afinal, o Coach utiliza seus métodos, ferramentas e técnicas para entender os comportamentos e as influências das experiências passadas nos resultados do seu coachee (cliente) no futuro.

Coaching e Psicologia, juntos, contribuem verdadeiramente para o desenvolvimento de pessoas! Eles formam uma combinação realmente efetiva para desenvolver pessoas e auxiliá-las a alcançarem seu estado desejado de forma extraordinária.

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010
CNPJ: 31.328.744/0001-63

This will close in 0 seconds