O que é a inteligência espacial?

Inteligência Espacial Inteligência Espacial – Saiba mais

 

Em linhas gerais, a inteligência espacial pode ser definida como a capacidade de pensar em três dimensões. Essa modalidade de inteligência possui seu próprio conjunto de habilidades, incluindo a percepção apurada do entorno, possibilidade de realizar mudanças nessas impressões iniciais e desenvolvimento de aspectos inéditos a partir do que foi observado. Como o próprio nome indica, refere-se à capacidade de resoluções de problemas relativos a questões de espaço.

Conceito de inteligência espacial

O conceito de inteligência espacial foi apresentado ao mundo pela primeira vez no livro “Estruturas da mente – A teoria das múltiplas inteligências”, de Howard Gardner (PhD e professor de Educação e Psicologia na Universidade de Harvard), em 1983. O professor observou a existência de alguns tipos diferentes de inteligência, são eles: espacial, musical, lógico-matemática, naturalista, intrapessoal, interpessoal, linguística, existencial e corporal-cinestésica.

Basicamente, essa formulação apresenta a inteligência espacial como a habilidade de entender o mundo por meio de uma perspectiva tridimensional, física e mentalmente. Um indivíduo que possui essa inteligência bem desenvolvida, tem a capacidade de estabelecer mentalmente distâncias entre pontos físicos com facilidade, reconhecer formas, relacionar cenários físicos com emoções e imaginar lugares. Ressalto que essa capacidade é aplicada tanto a cenários reais quanto imaginários.

Decodificação da informação gráfica

O foco desse tipo de inteligência está em perceber e conseguir interpretar com assertividade linhas, cores e formas, inclusive estabelecendo relações entre esses aspectos. Geralmente, quem tem a espacialidade bem desenvolvida costuma pensar com base em imagens e fotografias. É a inteligência que permite ao ser humano decodificar informações gráficas por meio da percepção de imagens externas ou internas, reais ou imaginadas.

Por que a inteligência espacial é importante?

Já pensou como seria se as pessoas não tivessem a capacidade de se localizar por meio de mapas ou mesmo observando pontos de referência? Identificar o ponto em que se está inicialmente é essencial para traçar uma rota em mente de como chegar a um segundo ponto. O nível de desenvolvimento dessa inteligência se refletirá no quanto o indivíduo é bom motorista, consegue dar uma informação de deslocamento a um terceiro, planejar um trajeto e até como vai usar algumas ferramentas.

Desenhar a planta de um edifício, montar uma maquete, esculpir, criar cenários, entre outras atividades, demandam uma boa noção espacial. Por isso que profissionais como arquitetos, cenógrafos e escultores tendem a ter um nível elevado de inteligência espacial. Essas pessoas podem ter essa capacidade bem desenvolvida desde o seu nascimento ou a ter aprimorado a partir de um nível baixo com muito estudo e treinamento.

Ser inteligente vai muito além de um número

Medir o coeficiente de inteligência não permite fazer uma avaliação criteriosa a respeito do nível de inteligência das pessoas, pois não existe um conceito único sobre o que é ser inteligente. Como mencionei, há diferentes tipos de inteligência, sendo a espacial apenas um deles, e ter mais desenvolvido um ou outro tipo não torna alguém melhor ou pior.

No tocante à espacialidade, se mostra relevante conseguir interpretar diferentes signos gráficos para orientar as suas ações a fim de ter mais segurança e facilidade em gerenciar o seu cotidiano. Você considera que tem o aspecto espacial bem desenvolvido?

Habilidades da inteligência espacial

Abaixo vou apresentar as principais habilidades que fazem parte do conceito de inteligência espacial. Que tal conferir quais delas fazem parte do seu cotidiano?

– Percepção do mundo visual

Algumas pessoas têm mais facilidade para memorizar o caminho percorrido em uma viagem realizada por um lugar desconhecido ou estabelecer um pensamento lógico baseado em elementos visuais. Essa habilidade de percepção visual também contribui para pensar e fazer alterações nos cenários em sua mente.

– Capacidade de transformação da percepção inicial

O indivíduo com inteligência espacial bem desenvolvida consegue, além de ter uma percepção mais apurada do entorno, pensar em maneiras de atuar promovendo a alteração desses cenários. As percepções iniciais são modificadas sem grandes dificuldades, é relativamente fácil visualizar essas mudanças.

– Capacidade de recriar aspectos das suas experiências visuais

Pessoas que têm essa modalidade de inteligência bem desenvolvida apresentam facilidade para recriar certos aspectos vivenciados em experiências visuais anteriores, inclusive promovendo a sua intercessão com outros fatores externos.

É possível desenvolver a inteligência espacial? Confira 7 dicas!

A resposta para essa pergunta é sim, pois, como outros tipos de inteligência, esse conjunto de habilidades pode ser estimulado por meio treino. Abaixo listei sete dicas de exercícios para aumentar suas habilidades espaciais, aproveite que você pode incluir essas atividades em seu dia a dia!

1 – Planeje suas rotas mentalmente

Toda vez que você vai sair de carro já liga o GPS no automático? Que tal variar de vez em quando e consultar o mapa criando a sua própria rota? Para que seja uma experiência segura, faça esse exercício na sua cidade, afinal, você sabe quais são os lugares em que precisa ficar mais atento.

As facilidades que a tecnologia nos oferece, como rotas traçadas automaticamente, nos fazem pensar menos e focar menos em usar soluções espaciais. Além de deixar a tecnologia do GPS um pouco lado, pode ser interessante fazer mais trajetos a pé, observando e memorizando edifícios, monumentos e até pequenos detalhes como janelas ao longo do caminho. Depois você pode exercitar sua mente a se lembrar desses detalhes.

2 – Jogue vídeo game

A dica que boa parte das pessoas mais vai gostar dessa lista, pois, além de ser um bom treinamento espacial, pode ser em divertido. Para aumentar o estímulo do vídeo game, recomendo a escolha de jogos que tenham como foco a construção de universos próprios, como o Minecraft, por exemplo.

Quanto mais a habilidade de lembrar e assimilar formas for necessária para o sucesso no jogo, mais ele será positivo para desenvolver suas habilidades espaciais. Jogos que te levem para cenários bem diferentes da realidade, como aqueles que se passam na idade média, contribuem também para ampliar os seus horizontes.

3 – Faça descrições mais precisas

A forma como você explica uma localização para alguém ajuda a tornar sua percepção espacial mais ou menos desenvolvida. Então, ao invés de dizer frases como: “pegue o caderno lá” ou “o guarda-chuva está ali”, você pode dizer “o caderno está na terceira gaveta do lado direito da escrivaninha” ou “o guarda-chuva está na segunda prateleira da estante encostada na parede”.

Quando você usa uma linguagem baseada em expressões espaciais, está aumentando sua capacidade de enxergar o cenário e visualizar o espaço. É uma forma de estimular seu cérebro a pensar com mais detalhes e mais foco nos objetos. Treine fazer essas descrições mais elaboradas internamente para si mesmo quando estiver tentando localizar algum objeto.

4 – Desenhe perspectivas

Antes que você diga que não sabe desenhar, fica a dica de que todo mundo pode aprender, mesmo que você não seja nenhum Leonardo da Vinci com o lápis, pode usar o desenho de perspectiva como um meio de melhorar sua inteligência espacial. Um bom exercício é o de desenhar objetos geométricos vistos de diferentes ângulos.

Se tiver dificuldade, pode encontrar tutoriais na internet que ensinam a usar linhas guia para acertar o encontro das linhas em perspectiva. Você pode até mesmo usar um elástico preso à prancheta que, conforme é esticado, funciona como uma régua para as linhas. Aliás, aprender a desenhar, por si só, já é uma maneira de ampliar o seu conjunto de ferramentas espaciais.

5 – Dedique-se ao xadrez

Para ser um bom enxadrista, você deve planejar as suas jogadas seguintes se baseando na observação do tabuleiro e em simulações mentais das consequências dos movimentos feitos por suas peças e pelas peças do adversário. Ao fazer esse momento mental de projeção do futuro, estará estimulando a sua inteligência espacial. Pode ser uma atividade bastante interessante de ter como hobby.

6 – Tenha um palácio mental

A técnica conhecida como palácio mental – também chamada de técnica de loci, que é o plural de locus e significa lugar – é o segredo do personagem fictício Sherlock Holmes para se lembrar de tantas coisas que parecem inúteis, mas se mostram cruciais para resolver os mais variados crimes.

Basicamente, essa técnica consiste em utilizar em sua mente um local familiar no qual estejam dispostos objetos que serão relacionados a informações que você deseja lembrar posteriormente. Além de ser bastante interessante para desenvolver a memória, contribui para aprimorar sua capacidade espacial mental.

7 – Monte quebra-cabeça ou peças de Lego

Mais uma opção de atividade de lazer que ajudará a tornar o seu cérebro mais afiado em relação às habilidades espaciais. O quebra-cabeça ajuda a desenvolver sua capacidade de decodificar pedaços de imagens por meio de suas cores e formas.

O Lego, por sua vez, permite dar forma física a imagens que estão na sua mente através do encaixe dos elementos modulares. Essa transposição do que está na sua imaginação para a realidade também é relevante para aumentar a sua inteligência espacial. Além disso, funciona como uma atividade de relaxamento para esquecer o estresse do dia a dia.

Gostou de saber mais sobre o que é e como desenvolver a sua inteligência espacial? Deixe seus comentários e compartilhe em suas redes sociais!

 

Fontes:

https://archtrends.com/blog/inteligencia-espacial/

https://amenteemaravilhosa.com.br/inteligencia-espacial/

https://www.ignicaodigital.com.br/quais-as-habilidades-da-inteligencia-espacial/

https://www.archdaily.com.br/br/866861/9-atividades-diarias-para-melhorar-sua-inteligencia-espacial

https://curiosamente.diariodepernambuco.com.br/project/qualquer-um-pode-ter-memoria-de-sherlock-holmes/30

Copyright:  641526955 – https://www.shutterstock.com/pt/g/monsit

*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010