Psicologia Organizacional e a Motivação

 

Mulher empolgada

Manter a motivação dos colaboradores é um dos principais objetivos de toda empresa.

Manter a motivação dos colaboradores é, sem dúvida, um dos principais objetivos de toda empresa. Sem esse elemento, ainda que os profissionais dominem as competências técnicas para o cargo, dificilmente conseguirão demonstrar o seu potencial e alcançar bons resultados.

Desse modo, torna-se essencial compreender, dentro do ambiente organizacional, quais são os fatores que motivam e desmotivam os colaboradores e como os estudos do comportamento humano dentro desse universo podem ser utilizados como apoio a uma gestão de pessoas mais eficaz.

Um desses estudos é a Psicologia Organizacional, que surgiu da preocupação das empresas com o desempenho dos colaboradores. Ela foi desenvolvida com o objetivo de diminuir os conflitos internos e de aumentar a eficiência dos profissionais. Desde então, as organizações perceberam que uma das ações mais fortes para fazer uma pessoa trabalhar melhor é dispor de motivação.

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O que motiva os liderados?

A motivação possibilita que os colaboradores estejam mais propensos a exercerem o seu trabalho de maneira mais engajada e produtiva. Mas como chegar à motivação, se os superiores da empresa não conhecem bem os seus colaboradores?

Ainda hoje, em alguns casos, os liderados exercem as suas funções com a motivação única de receber o salário ao fim do mês. Porém, em outras organizações, os mesmos colaboradores que outrora se prenderam apenas a fatores financeiros hoje esperam muito mais das empresas para manterem-se motivados.

As organizações são as responsáveis por criar um ambiente onde os profissionais que nele atuam possam desempenhar com efetividade o seu trabalho. Esse cuidado possibilita que os colaboradores sintam-se confiantes para desenvolver as suas funções com concentração, foco, dinamismo e eficiência.

Todavia, para que isso ocorra com sucesso, é necessário conhecer os liderados, os seus perfis, comportamentos, qualidades, hábitos e atitudes que direcionam as ações de cada um no ambiente organizacional.

A Psicologia Organizacional

A Psicologia Organizacional consiste no estudo dos fatores psicológicos desencadeados no ambiente corporativo. Ela atua no entendimento e nas soluções dos problemas relativos à gestão de recursos humanos.

Para que esse tipo de abordagem seja efetivo, é preciso que o psicólogo organizacional faça um mapeamento aprofundado dos perfis dos colaboradores, dos líderes e dos modelos de gestão implantados. Desse modo, ele poderá compreender como esses elementos se relacionam e interferem positiva ou negativamente no desenvolvimento dos profissionais e dos resultados.

Por meio de treinamentos, acompanhamentos e aplicação de testes e questionários, é possível entender a visão da equipe a respeito da organização como um todo, além de identificar quais são os pontos a serem melhorados. Isso permite que a organização possa criar estratégias eficazes, eliminar os problemas e melhorar o ambiente de trabalho.

 

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Em quais aspectos da empresa a psicologia organizacional age?

Aquisição de novos talentos

Um psicólogo organizacional tem a capacidade de ajudar a empresa em seus processos de recrutamento e seleção. Isso ocorre porque esse profissional consegue avaliar com precisão não apenas se o candidato tem as qualificações necessárias para ocupar o cargo, mas também para identificar se o seu perfil tem compatibilidade com a cultura da instituição.

Capacitação profissional

A psicologia organizacional também consegue construir programas de treinamento e desenvolvimento para os colaboradores da empresa. Os profissionais da área são capazes de observar e diagnosticar nos funcionários os pontos que precisam de melhorias. Esses aspectos levam em consideração as competências técnicas e também as comportamentais (como inteligência emocional, clareza de comunicação, planejamento estratégico etc.).

Construção de um clima organizacional positivo

O clima organizacional é a composição da “energia” da empresa, o que leva em consideração a forma como as pessoas lidam umas com as outras, como superam as adversidades, como administram as diferenças e como promovem bem-estar na empresa. Ninguém melhor do que um psicólogo para orientar os gestores e os funcionários acerca das melhores práticas para alcançar esses objetivos.

Elaboração de planos de carreira

Uma das funções do departamento de recursos humanos é orientar os colaboradores da organização quanto ao seu plano de carreira, ou seja, o que planejam fazer para crescer em cargo e em remuneração na empresa. Os psicólogos organizacionais conhecem bem a cultura institucional e são capazes de definir cargos, salários e benefícios que de fato motivem os colaboradores a nela permanecerem. Eles também ajudam os funcionários a compreenderem o que querem e a como chegar lá.

Resolução de problemas na gestão de pessoas

Desmotivação, problemas de comunicação interna, fofocas, ausência/excesso de lideranças, atribuição indevida de tarefas, sobrecarga de trabalho, problemas de relacionamento e adoecimentos ocupacionais são os principais problemas da gestão de pessoas nas empresas. A psicologia organizacional é capaz de diagnosticar essas questões, apurar as suas origens e recomendar mudanças comportamentais e/ou estruturais para resolvê-las e preveni-las.

Questões de ergonomia

Outro aspecto importante que faz parte da psicologia organizacional é a promoção da ergonomia. Esse conceito refere-se a um bom aproveitamento dos espaços da empresa, disponibilizando a cada trabalhador uma infraestrutura confortável e adequada à execução das suas atividades. Um ambiente espaçoso, limpo, seguro, higienizado, iluminado, arejado, funcional e adequadamente equipado para as tarefas de cada colaborador tem um impacto considerável sobre a saúde física e mental.

Qualidade de vida no trabalho

Isso nos leva ao próximo tópico: a qualidade de vida no trabalho. A empresa precisa mostrar ao colaborador que ele não é apenas uma peça numa engrenagem para receber um salário. Ele é um ser humano, adequadamente valorizado na organização da qual faz parte. Por isso, o psicólogo organizacional deve incentivar as ações de endomarketing para promover um ambiente no qual haja bem-estar.

Além disso, esse profissional também deve estar atento à saúde em geral dos colaboradores. Como a empresa pode ajudar no tratamento e na prevenção de doenças, como LER/DORT, estresse, ansiedade, depressão, hipertensão, diabetes e doenças ocupacionais em geral? Essa é a pergunta a ser respondida pelo psicólogo organizacional.

Orientação profissional

A orientação profissional é a tarefa da psicologia que tem o objetivo de aconselhar o colaborador a encontrar mais realização em seu dia a dia de trabalho. Em cada fase da carreira, é importante que o profissional aprenda a lidar com as emoções típicas do momento, o que inclui as contratações, promoções, mudanças de cargo e/ou de departamento, licenças, desligamentos e aposentadorias. Contar com um psicólogo competente nesses momentos faz toda a diferença.

Avaliação de desempenho e feedback

Os psicólogos organizacionais são capazes de definir critérios e avaliar as diferentes competências dos colaboradores, auxiliando os gestores dos departamentos nessa função. Eles identificam e comunicam o funcionário sobre o que está indo bem e sobre o que pode melhorar em seu desempenho profissional. Além disso, dão sugestões práticas sobre como essas melhorias podem ser obtidas, sempre com total ética e respeito.

Segurança do trabalho

Por fim, a psicologia organizacional também pode ter uma atuação importante na conscientização sobre a prevenção a acidentes de trabalho. Reduzir os riscos e garantir a saúde e a integridade de cada colaborador é obrigação da empresa, e os psicólogos ajudam nesse processo, dado que os acidentes ocupacionais podem promover traumas, sequelas, impactos emocionais, afastamentos etc.

A psicologia organizacional passa a ser essencial, como parte integrante de um processo de análise de cenário, para depois ser um processo motivacional. Assim, a partir do momento em que se tem o conhecimento mais aprofundado dos colaboradores, das suas insatisfações e motivações, torna-se mais fácil trabalhar os pontos de melhoria e motivá-los efetivamente.

Desse modo, podemos concluir que a psicologia organizacional é um apoio fundamental para o desenvolvimento contínuo de uma cultura organizacional com foco nos resultados e também na valorização do capital humano.

E você, querida pessoa, conhecia a importância dessa área do conhecimento para a qualidade de vida no trabalho? O que pensa a respeito? Deixe o seu comentário no espaço abaixo. Além disso, lembre-se de compartilhar este artigo por meio das suas redes sociais!

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José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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