8 Dicas para você que quer aplicar sessões de Coaching online

Sessão de coaching online

Confira como aplicar sessões de Coaching online com a mesma qualidade da modalidade presencial.

A tecnologia transformou as nossas vidas de diversas maneiras e trouxe uma série de facilidades. Se antes profissionais de diversos segmentos podiam fazer atendimentos apenas presencialmente, a internet passou a permitir que se tenha clientes em qualquer parte do mundo. Se quer aplicar sessões de Coaching online, este artigo é para você!

Continue a leitura para conferir dicas de como oferecer um serviço de excelência à distância, auxiliando pessoas a se desenvolverem e alcançarem seu potencial máximo.

Benefícios das sessões de Coaching Online

 O Coaching é uma metodologia que vem ajudando pessoas de todo o mundo a se desenvolverem pessoal e profissionalmente. Se você atua como Coach, saiba que ampliar seus atendimentos e começar a atuar na modalidade online pode te trazer muitos benefícios.

Em primeiro lugar, em ambiente online não há barreiras físicas. Dessa maneira, poderá atender pessoas de qualquer lugar. Além disso, caso vá atender apenas nessa modalidade, não será necessário ter um espaço físico para receber os clientes, podendo trabalhar em casa.

O fato de não precisar se deslocar também traz mais vantagens, pois terá uma redução de custos, além de utilizar seu tempo de forma otimizada. Como as sessões são virtuais, você conseguirá atender mais clientes em um único dia.

Vale destacar que os benefícios também se aplicam aos clientes. A principal vantagem é que, sem a barreira da distância, eles conseguem ter acesso a Coaches especializados nas mais diferentes áreas, sem a necessidade de que atendam presencialmente em suas cidades.

Dicas para aplicar sessões de Coaching online

Como não estará no mesmo ambiente que o seu coachee (cliente), será necessário se atentar a alguns detalhes para gerar conexão. Afinal, é a partir dessa sinergia que todo o processo irá se desenvolver. Veja, a seguir, oito dicas para aplicar sessões de Coaching online com a mesma qualidade da modalidade presencial.

1. Tenha os recursos necessários para o atendimento online

Em primeiro lugar, é preciso ter todos os recursos necessários para realizar o atendimento online, que incluem: um computador com câmera e uma boa conexão de internet. Você não precisa investir em equipamentos caríssimos, o importante é conseguir acessar uma plataforma de videochamada e se conectar através de um sinal de qualidade.

2. Prepare seu coachtório

Coachtório é o nome dado ao escritório em que um Coach recebe seus clientes. Trata-se de um ambiente acolhedor para deixar o coachee à vontade. Na modalidade online, o espaço não tem tanta importância, contudo, é imprescindível que fique em um local em que não haja ruídos externos e nem interrupções. Oriente o coachee a participar das sessões em um local com as mesmas características.

3. Cuide da sua apresentação pessoal

Um dos benefícios de aplicar sessões de Coaching online é poder trabalhar sem sair de casa. Entretanto, isso não significa trabalhar de pijamas ou não ter preocupação com a apresentação pessoal, afinal, os clientes verão você através da câmera.

Nesse sentido, lembre-se de se vestir adequadamente para as sessões. Ter esse cuidado, além de passar uma imagem positiva para o cliente, ajudará você a entrar no “modo Coach”, mantendo sua produtividade e postura durante o trabalho.

4. Explique todo o processo ao coachee

Essa dica se aplica tanto à modalidade presencial quanto online, afinal, o cliente precisa entender como o processo irá funcionar. Fale sobre o tempo de duração das sessões, a importância da pontualidade, de ele participar dos encontros em um ambiente sem interrupções, com uma boa conexão de internet, entre outros detalhes.

5. Envie os materiais antes das sessões

Ao longo do processo de Coaching, os profissionais costumam utilizar ferramentas que demandam que o cliente preencha. Nesse caso, lembre-se sempre de enviar a ele antes das sessões. Você pode fazer assim: sempre, ao final de cada sessão, enviar o material que será utilizado no próximo encontro. Assim, o cliente terá tempo o suficiente para preencher e apresentar na sessão seguinte.

6. Respeite os horários combinados

A pontualidade é extremamente importante, tanto no Coaching presencial quanto online. O fato de o cliente estar em casa na maioria dos casos, não exime o Coach de ser pontual. Lembre-se de que estar a postos para a sessão no tempo combinado demonstra profissionalismo e, acima de tudo, respeito pelo tempo do cliente.

Portanto, mantenha sua rotina organizada para cumprir os horários agendados à risca. Caso tenha um imprevisto, entre em contato o quanto antes com o cliente explicando a situação e combinando um novo horário para a sessão.

7. Deixe o coachee à vontade para habilitar ou não a câmera

Durante uma sessão de Coaching online os recursos utilizados são de voz e vídeo. É muito importante que o coachee veja o Coach pela tela. Contudo, é preciso que o profissional respeite caso o cliente não queira habilitar sua câmera.

Algumas pessoas se sentem atraídas por aparecerem no vídeo, então, é interessante deixar cada coachee à vontade para decidir. Assim, conforme as sessões forem acontecendo, eles poderão construir essa confiança e perder a vergonha de aparecer.

8. Mantenha o mesmo comprometimento do atendimento presencial

Apesar de o atendimento online requerer alguns cuidados especiais por conta do distanciamento físico, é preciso destacar que o comprometimento deve ser o mesmo da modalidade presencial. A pontualidade, o respeito ao cliente, as ferramentas utilizadas, a confidencialidade, tudo deve ser mantido.

É esse cuidado para oferecer um atendimento de excelência que fará com que os clientes fiquem satisfeitos com o serviço e te indiquem a seus amigos.

Dica extra: utilize as redes sociais para falar sobre as sessões de Coaching online

Embora o ambiente virtual esteja presente na vida de muitas pessoas, várias ainda têm receio de investir em serviços realizados à distância. Uma forma de desmistificar isso é compartilhando informação.

Se você já atua como Coach provavelmente utiliza as redes sociais para divulgar seus serviços e compartilhar conteúdo, certo? Se ainda não faz isso, comece o quanto antes! Se já faz, aproveite para explicar aos seus seguidores como as sessões online acontecem. Assim, mais pessoas saberão que é possível passar pelo processo dessa forma e obter resultados tão bons quanto na modalidade presencial.

Este conteúdo te ajudou de alguma forma? Navegue pelo Portal IBC e confira mais artigos sobre carreira, desenvolvimento pessoal e muito mais!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010