Coach Corporativo: Uma das profissões mais promissoras para 2020!

Coach Corporativo Saiba mais sobre Coach Corporativo

 

 

A revista Exame entrevistou especialistas de 18 consultorias de recrutamento para investigar quais serão as carreiras mais promissoras em 2015. Entre as profissões citadas, está a de Coach Corporativo. Desde então, a profissão não deixou de evoluir e garantir mais e mais espaço no mercado. 

E hoje, em 2020, continua sendo uma das que mais crescem e trazem retorno para quem investe nela, algo que pode ser plenamente comprovado pelas pesquisas abaixo, divulgadas por referências mundiais evidenciam os motivos pelos quais essa profissão tem crescido tão rapidamente:

  • Segundo dados da International Coach Federation – ICF, 70% dos profissionais aumentaram seu desempenho após realizarem o processo de Coaching e 86% das empresas que usam Coaching tiveram ROI de 100%;
  • A Universidade da Harvard aponta também que 48% das empresas realizam Coaching para desenvolver lideranças de alta performance.

Uma pesquisa feita pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC Campinas, com 10 executivos que passaram por processo de Coaching, aponta que:

  • 100% aperfeiçoaram a capacidade de ouvir;
  • 80% melhoraram a flexibilidade;
  • 90% melhoraram a produtividade;
  • 80% se mostraram mais abertos às mudanças organizacionais;
  • 70% deles conseguiram melhorar o ambiente e os relacionamentos no trabalho.

As pesquisas apenas reforçam que o coach corporativo traz para os executivos e o porquê dessa profissão ganhar ainda mais mercado a cada ano que passo. 

Para o início da década, devemos prestar atenção à algumas tendências promissoras para a profissão do coach corporativo. Preparar e conhecer as novas tendências do mercado é a melhor maneira para iniciar o seu 2020! Vamos com a gente nesse artigo ficar de olho no que pode mudar para o próximo ano.

Coach Corporativo: o que é?

Se você chegou aqui sem saber o que faz um coach corporativo, vamos te explicar melhor agora. Quem sabe você não se arrisca em se tornar um em 2020?

Coach Corporativo é o profissional especializado em implantar a cultura de alta performance na organização, através do desenvolvimento individual e coletivo dos colaboradores, aliando sua expertise pelo método mais eficaz em desenvolvimento humano e visão estratégica de negócios.

A metodologia Coaching Corporativo tem ganhado força e notoriedade nas organizações, pois se trata de uma poderosa ferramenta de aceleração de resultados e potencialização de competências e habilidades, que tem por finalidade despertar nos profissionais o seu potencial infinito, oferecendo um grande diferencial competitivo à organização, haja vista que: “Empresas são Resultados de Pessoas”.

Este processo de desenvolvimento se torna tão efetivo, devido sua adaptação às condições da organização e atenção às suas particularidades.

Nesse sentido, as instituições têm dado preferência ao Coach interno, investindo na profissionalização e capacitação de seu colaborador mais adequado para a missão de alavancagem de resultados, pois o mesmo compreende a realidade como um todo, pontos fortes e de melhoria, estratégias, projetos e demais informações essenciais sobre a cultura organizacional da empresa em que atua. 

Além disso, os próprios profissionais se sentem mais confiantes na condução do processo de Coaching por saber que o Coach interno vivência na prática seus desafios diários.

No Brasil, organizações reconhecidas pela qualidade da gestão organizacional, consideradas referências em seus respectivos segmentos de atuação, já implantaram a cultura do Coaching para obtenção de resultados extraordinários continuamente. Entre elas estão: L’Oréal, Wickbold, Unilever, Anglo American, International Paper,Volkswagen, Caixa Econômica Federal, Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), Correios, Embrapa, Banco do Brasil, Unimed, Grupo Cencosud e muitas outras.

Conheça no vídeo abaixo o case Wickbold com Leader Coach Training – LCT e leve também para sua empresa toda excelência e diferenciais do IBC Corporativo:

Tendências para ficar de olho em 2020

Como já falamos anteriormente, o coach corporativo vem ganhando cada vez mais espaço no mercado e as pesquisas aqui trazidas mostram o porquê. Como em qualquer segmento de mercado, vão existindo mudanças, melhorias, adaptações. Não seria diferente para nós! Não adianta ignorar essas tendências que muito provavelmente irão se concretizar. O melhor a se fazer é demonstrar o coach corporativo resiliente que você é e se preparar para o início da nova década. 

Vamos ver quais são as principais tendências do mercado do coach corporativo para ficar de olho em 2020!

Mais aceitação do mercado executivo

O mundo corporativo já adota bastante a metodologia do Coaching em suas corporações. Entretanto, há ainda uma resistência por parte deste mercado, muitas vezes gerado pelo desconhecimento do que o coach corporativo é capaz de impactar dentro de uma empresa. Mas a tendência é que esse cenário mude.

As empresas que se preocupam com resultado de alta performance devem procurar implementar a metodologia do Coaching corporativo, isso porque quando olhar ao redor conseguirá ver a melhoria de resultados efetivos que este processo pode oferecer. 

Regulamentação do coach corporativo

Atualmente o cenário do Coaching conhece pouquíssimas regulamentações e isso abre margem para que qualquer pessoa se autodeclare coach. Com a perspectiva de crescimento do nosso mercado e para evitar que pessoas despreparadas atuem de forma irregular, o Coaching corporativo deve passar por regulamentações.

Isso não significa necessariamente algo ruim, pelo contrário é uma segurança para os coaches corporativos sérios e que possuem de fato competência de aplicar métodos de alta performance dentro das empresas. 

Se você ainda não está devidamente certificado como coach corporativo, você pode se profissionalizar aqui no IBC! Temos a melhor formação sobre Coaching que você pode adquirir. 

Coach corporativo nas plataformas digitais

À medida que a tecnologia foi adentrando nossa realidade muitos aspectos da vida e do mercado mudaram. Por exemplo, atualmente é bastante comum empresas que não possuem uma sede física e seus participantes atuam na modalidade home office. Nesse sentido, a internet conseguiu substituir a necessidade da presença física para a entrega de projetos. 

Ainda, uma das maiores dificuldades da atualidade é superar o tempo que se perde com a locomoção, especialmente nos grandes centros urbanos. Dessa forma, se adequar a essa cultura é sair na frente. É válido, portanto, pensar em transformar os métodos de entrega a seus clientes. 

Projetar treinamentos online e webinars podem se tornar uma ferramenta válida e que seja objeto de destaque face à realidade do mercado. 

Todos os níveis da empresa vão querer treinamentos de coach

A ideia de que o Coaching corporativo é voltado apenas para gestores, diretores ou pessoas em cargos de liderança vai diluir. Na verdade, a sua demanda passa por todos os níveis hierárquicos da empresa deve provavelmente aumentar. 

Primeiro pela própria preocupação do profissional em si, que deseja melhorar sua produtividade e melhorar na carreira. Outro aspecto é o de que os próprios gestores das organizações desejarão que seus colaboradores possuam conhecimentos dos métodos do coach corporativo para que a empresa como um todo comece a ganhar mais. Dessa forma, o Coaching deixará de ser enxergado como uma ferramenta disponível apenas para o alto escalão empresarial. 

“No futuro todos os líderes serão Coaches. Quem não desenvolver essa habilidade, automaticamente será descartado pelo mercado.” Jack Welch, o CEO mais Admirado do Mundo! Acertadamente Jack já previa que o Coaching alcançaria grandes espaços no mercado e agora que você está a par das tendências para 2020, basta se preparar melhor para a nova década! 

E você, o que está esperando para conquistar mais em 2020? Comente abaixo e compartilhe com seus amigos em suas redes sociais esta grande novidade!

 

Copyright: https://www.shutterstock.com/

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.


*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010