Coaching e Estratégia – Onde e como o Coaching bem aplicado vai impactar em sua vida?

Coaching Benefícios do Coaching que impactam a vida

 

Você tem o desejo de realizar alguma mudança em sua vida, evoluir e realizar os seus objetivos? Se sim, saiba que o Coaching pode te ajudar a promover todas essas transformações e te levar do estado atual até o seu estado desejado. Continue a leitura e descubra tudo o que essa metodologia poderosa é capaz de te proporcionar.

O que é Coaching?

Antes de mais nada, é importante explicar o que é o Coaching, porque é através desse conceito que irá entender exatamente como ele poderá impactar em sua vida. Trata-se de uma metodologia, um processo de desenvolvimento humano, no qual o indivíduo é levado a refletir sobre o seu estado atual, ou seja, seus relacionamentos, sua carreira, suas finanças, sua saúde, são 12 áreas no total analisadas no início do processo.

Assim, o coach, profissional de Coaching, realiza um mapeamento de todas as áreas da vida do seu cliente, chamado de coachee. Com o estado atual identificado, inicia-se a fase de entender qual é o estado desejado, ou seja, as transformações que esse cliente deseja realizar. E é aí que a estratégia entra em cena, porque são definidos os passos a serem seguidos para que o indivíduo saia do ponto A e chegue ao ponto B.

É importante ressaltar que o coach não dá respostas prontas para o seu cliente e sim faz a ele perguntas que o levam a refletir, se tornar consciente sobre suas escolhas e encontrar o seu próprio caminho. Esse é um dos aspectos que torna o processo tão poderoso, porque dá para a pessoa autonomia para que ela seja protagonista da sua transformação e inicie um novo ciclo em sua vida.

Em se tratando da parte prática, o processo de Coaching acontece através de sessões, que podem ser semanais ou quinzenais, presenciais ou online, no decorrer de 3 ou 4 meses. Lembrando que se trata de uma média, já que o tempo pode variar de acordo com cada profissional e as necessidades dos clientes.

12 Áreas da vida que podem ser impactadas pelo Coaching

Uma ferramenta bastante utilizada pelos coaches é a Roda da Vida, que tem como objetivo ajudar os clientes a entenderem como está sua satisfação em relação ao seu estado atual. É formada por quatro categorias, que são: pessoal, profissional, qualidade de vida e relacionamentos. Dentro de cada uma delas existem três subcategorias que tornam a análise mais detalhada e que você poderá conferir a seguir.

Âmbito pessoal

1 – Saúde e disposição: a saúde impacta a vida de uma pessoa de forma bastante abrangente e, por isso, precisa ser considerada dentro do processo de Coaching. Dentro deste quesito, o coachee deverá refletir sobre seu corpo, sua mente, suas emoções e o quanto se sente motivado para realizar seus objetivos.

2 – Desenvolvimento intelectual: ter o desejo constante de aprender coisas novas e ampliar a bagagem de conhecimento é muito importante para quem deseja se desenvolver. Assim, o indivíduo precisa considerar como esse aspecto está para entender o que precisa ser melhorado.

3 – Equilíbrio emocional: independente de qual seja o objetivo de uma pessoa, é essencial que ela aprenda a lidar com as suas emoções para que se mantenha firme durante todo o processo e evite desviar do seu caminho.

Âmbito profissional

4 – Realização e propósito: a carreira é um dos aspectos da vida que costuma ter um grande peso na satisfação das pessoas. E, mais do que o sustento, é essencial que o trabalho traga realização e senso de propósito.

5 – Recursos financeiros: o dinheiro, sozinho, pode não trazer felicidade, contudo, pensar sobre ele é extremamente importante para que se alinhe alguns pontos, como, por exemplo, entender se a condição financeira está de acordo com o padrão de vida atual. Quando não há congruência entre esses pontos, todas as outras áreas podem ser afetadas e prejudicadas.

6 – Contribuição social: nesse ponto, a análise é feita no sentido de entender como o trabalho realizado atualmente impacta na vida de outras pessoas. Afinal de contas, quanto mais positiva for essa contribuição, maior será a satisfação do indivíduo.

Qualidade de vida

7 – Criatividade, hobbies e diversão: a vida não é feita apenas de trabalho, descansar e se divertir também é preciso, principalmente para manter a qualidade de vida. Em momentos de lazer é possível relaxar a mente e recarregar as energias para aplicar na carreira e em outras coisas que se considere importantes.

8 – Plenitude e felicidade: os níveis de felicidade e plenitude também precisam ser considerados. Eles se referem a quanto a pessoa se sente satisfeita com a sua vida, se ela se conhece verdadeiramente e entende como suas emoções se manifestam.

9 – Espiritualidade: é importante deixar claro que, embora a espiritualidade possa ter a ver com crenças religiosas, também pode não ter nenhuma relação. Consiste em cuidar do próprio espírito, buscando aquilo que te faz bem espiritualmente.

Relacionamentos

10 – Vida social: ter amigos com quem contar também faz parte de uma vida equilibrada e feliz. Por isso, é preciso avaliar como o indivíduo mantém essas relações e o quanto elas são verdadeiramente positivas.

11 – Relacionamento amoroso: aqui, além de pensar no namoro ou casamento, é preciso considerar a relação da pessoa com ela mesma, incluindo principalmente a sua autoestima. Afinal de contas, a forma com a qual alguém se relaciona consigo mesmo é crucial para o sucesso dos relacionamentos com os outros.

12 – Família: principal núcleo social de um indivíduo, a qualidade das relações familiares deve ser considerada, pois tem um grande impacto na satisfação geral.

A Roda da Vida é uma ferramenta bastante utilizada dentro do Life Coaching, que é uma área de atuação da metodologia voltada para realizar transformações na vida de uma maneira geral. Ao analisar cada um desses 12 aspectos, é possível identificar o estado atual do indivíduo para, em seguida, entender o que precisa ser feito para que ele alcance o seu estado desejado.

Pessoas que desejem realizar transformações focadas em áreas específicas, como carreira ou saúde, por exemplo, devem procurar por profissionais que atuem nesses nichos. Nesses casos, é feita uma expansão do quadrante em questão, a fim de se aprofundar nele para entender exatamente quais estratégias precisam ser usadas.

7 Benefícios do Coaching que impactam a vida de modo geral

Independente se você buscar um life coach ou um profissional especializado em determinado nicho, é fato que passar pelo processo de Coaching poderá impactar na sua vida de modo geral. Afinal, tudo está conectado, então, obter melhorias na saúde, carreira ou outros aspectos, acabará trazendo benefícios para todos os âmbitos. Veja, a seguir, sete benefícios que a metodologia pode te proporcionar.

1 – Autoconhecimento

As perguntas feitas pelo coach levam o cliente a refletir sobre si mesmo e, consequentemente, se conhecer melhor. Isso é fantástico, pois engloba toda a sua essência e pode trazer benefícios para sua carreira, saúde, vida familiar, entre outras áreas.

2 – Inteligência emocional

As emoções são parte do ser humano e é preciso saber gerenciá-las para evitar se tornar refém delas. Esse é um benefício do processo de Coaching que faz a diferença na vida das pessoas como um todo, pois permite que ela aprenda a controlar o que sente, usando isso a seu favor.

3 – Clareza para definir objetivos e metas

O autoconhecimento e a inteligência emocional proporcionam mais clareza para definir objetivos e metas. Afinal de contas, ao se conhecer verdadeiramente, fica mais simples identificar as coisas que deseja alcançar e quais são as metas que precisa atingir para chegar lá.

4 – Planejamento estratégico

O benefício do Coaching que vem em seguida da clareza para definir objetivos e metas é o planejamento estratégico para alcançá-los. Com base em todas as informações obtidas sobre si durante o processo, o indivíduo consegue criar um planejamento coeso para alcançar o seu estado desejado em um curto espaço de tempo.

5 – Eliminação de crenças limitantes

Um dos maiores obstáculos que as pessoas enfrentam ao tentarem realizar um sonho são as crenças limitantes, que são ideias pré-estabelecidas que fazem com que elas duvidem da própria capacidade. Ao longo do processo de Coaching é possível identificar essas crenças e quebrá-las, substituindo-as por pensamentos positivos e que levem à ação.

6 – Mais assertividade para tomar decisões

Quanto mais informações sobre um contexto se tem, mais fácil fica tomar boas decisões relacionadas a ele. Em se tratando de questões pessoais, o autoconhecimento e a consciência em relação aos objetivos que se deseja alcançar cria mais confiança para fazer escolhas.

7 – Desenvolvimento de habilidades e capacidades

Mais um benefício que o Coaching bem aplicado pode trazer é o desenvolvimento de habilidades e capacidades, o que pode estar ligado tanto ao lado pessoal quanto profissional. E se desenvolver é ir além, evoluir, explorar novas possibilidade de se sentir feliz e realizado.

Você já sabia o quanto o Coaching bem aplicado pode impactar em todas as áreas da sua vida? Se deseja ter acesso a todos esses benefícios, invista nessa metodologia fantástica ouse ir além!

 

Copyright: 1341744452 – https://www.shutterstock.com/pt/g/prostock_studio

Fontes:

https://www.youtube.com/watch?v=PWXJn_KYEkU

 

*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010