Coaching para tribunais – Como a metodologia pode ajudar profissionais da área

Coaching para tribunais Coaching para tribunais – Saiba mais

 

Profissionais e estudantes da área de direito tendem a priorizar cursos focados em questões jurídicas, deixando de lado o desenvolvimento pessoal e emocional. Contudo, no dia a dia do exercício do direito, descobrem a falta que o desenvolvimento dessas habilidades pode fazer. Ser uma pessoa centrada e ter uma estratégia bem delineada ao entrar no tribunal é essencial para obter o sucesso em sua empreitada e o Coaching pode contribuir significativamente para isso.

Continue acompanhando e entenda como a metodologia pode auxiliar profissionais da área jurídica em sua rotina de trabalho.

Coaching: entendendo a metodologia para profissionais de direito

O primeiro ponto importante a esclarecer é do que se trata Coaching. Consiste em um processo de desenvolvimento de habilidades pessoais e profissionais. O coach (profissional de Coaching) busca fomentar perguntas na mente do coachee (cliente) com o objetivo de trazer reflexão e autoconhecimento. O indivíduo que passa por esse processo se torna mais ciente do que sente e das habilidades que possui e pode se desenvolver em um nível mais elevado.

Essa metodologia enfoca o alcance de alta performance, de maneira que os coachees se tornem mais bem-sucedidos no caminho que escolheram trilhar profissionalmente. Embora o conhecimento técnico seja fundamental para a formação e atuação de um advogado no mercado, está cada vez mais relevante investir no desenvolvimento de habilidades emocionais e de gestão profissional.

Os advogados e juristas precisam ser capazes de implementar em seu cotidiano de trabalho ações focadas em empreendedorismo e autocontrole emocional. O tribunal é um ambiente que possui uma série de fatores de hostilidade e os indivíduos atuantes nele devem estar prontos para contornar os obstáculos com calma, pois somente assim serão capazes de aplicar todo o conhecimento jurídico que possuem.

O papel do processo de Coaching para os profissionais e estudantes da área de direito é permitir que eles acessem uma performance de mais qualidade através do delineamento de estratégias focadas em resultados. Identificar suas próprias habilidades e direcionar seu trabalho para a resolução das questões prioritárias, permitirá alcançar o sucesso em sua jornada.

Atendimento RapidoLigamos pra você!

Concordo com a Politica de Privacidade
Ao concordar com a política de privacidade você aceita receber contatos via mensagem pelo WhatsApp, e-mails do IBC com conteúdos gratuitos de Coaching e informativos de palestras e cursos do IBC.

Apoio para a realização de metas

O principal benefício que o processo de Coaching traz para a vida dos coachees é o desenvolvimento de maior foco em cumprir metas. Durante esse processo de amplo questionamento promovido pelo coach, o cliente determina uma lista de metas de curto, médio e longo prazo a serem cumpridas.

Para os estudantes de direito, por exemplo, pode ser uma forma de estruturar a sua busca por uma carreira consolidada, ou seja, os passos necessários para alcançar a posição dos seus sonhos. Já para os advogados formado, pode ser uma maneira de se tornar um profissional mais eficiente na realização de suas atividades.

A atuação dentro do tribunal demanda serenidade e foco, pontos bastante desenvolvidos durante o processo de Coaching. Ter metas é uma forma de trabalhar, tendo um direcionamento certeiro para avançar, dando passos cada vez maiores.

Coaching para tribunais: como a metodologia pode ajudar advogados e estudantes de direito?

Agora que você já tem uma compreensão maior do que se trata o Coaching, vai poder entender de que maneira esse processo pode contribuir efetivamente para melhorar a sua atuação profissional. Para ficar mais prático, o conteúdo a seguir foi dividido em dois tópicos, sendo um direcionado ao processo realizado com advogados já atuantes no mercado e outro para estudantes que desejam se consolidar nessa área, confira!

Coaching para advogados e juristas

Profissionais da área de direito investem muito tempo e recursos financeiros no desenvolvimento de um arcabouço significativo de conhecimento jurídico, algo essencial para se tornarem profundos conhecedores de sua área. Porém, é crucial aliar esse conhecimento a um pleno desenvolvimento do controle emocional.

Uma pessoa equilibrada e com metas bem definidas tem muito mais chances de prosperar em um setor tão complexo e cheio de meandros. Continue lendo para entender como essa metodologia funciona para advogados e juristas.

– Definição de metas de curto, médio e longo prazo

A base para o desenvolvimento profissional de advogados e juristas é ter um plano de metas traçado para guiar a sua jornada de ascensão na carreira. Isso depende de saber qual o ponto de partida e para onde se está indo. As metas devem ser divididas naquelas de curto, médio e longo prazo. É uma forma de estruturar um plano de ação para se posicionar com assertividade no mercado.

– Desenho de um plano de carreira

Com as metas definidas, fica mais simples que esse profissional determine o seu plano de carreira, ou seja, as etapas que precisará cumprir para chegar ao posto que deseja ocupar.

– Desenvolvimento de inteligência emocional

O Coaching permite que o indivíduo aprenda mais sobre si mesmo e se torne emocionalmente mais equilibrado. Para quem atua na área de direito é crucial ter esse autocontrole, pelo fato de que esse ambiente é repleto de emoções delicadas. O advogado não pode se deixar levar pelo entorno emocional, afinal, precisa ser ponderado e ter a capacidade de entender os pontos debatidos, encontrando a melhor solução para seu cliente.

O processo de realização de perguntas permite que o profissional de direito conheça as suas crenças mais arraigadas, assim como as suas forças e pontos mais delicados. Esse autoconhecimento contribui para evitar ser pego de surpresa no tribunal em uma situação que aparentemente seria simples de resolver.

– Controle do nível de estresse

Ser um profissional atuante em tribunais pode se tornar um fator desencadeante de um profundo estresse. Mais um ponto em que o processo de Coaching se mostra bastante benéfico, permite que o indivíduo reconheça os principais elementos formadores do seu estresse, aprendendo a neutralizá-los sem deixar que dominem o seu cotidiano.

– Desenvolvimento de capacidade argumentativa

O processo de Coaching tem como sua principal base a realização de uma série de perguntas. O coach ajuda o coachee a acessar emoções e conhecimentos profundos por meio desses questionamentos. Assim, o advogado pode aumentar o seu autoconhecimento e aprender técnicas que irão elevar a sua capacidade de argumentação. Para obter sucesso nessa área o profissional precisa saber construir argumentações poderosas.

Coaching para estudantes de direito

Os estudantes de direito também podem se beneficiar do processo de Coaching para alcançar conquistas significativas, como ser aprovados no exame da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), passar em concursos e/ou desenvolver um plano de carreira. A seguir você poderá entender com mais facilidade como esse trabalho pode trazer resultados para os estudantes dessa área.

– Elaboração de um planejamento consistente

Uma das principais dificuldades que alguns estudantes de direito possuem é ter um planejamento efetivo para conquistar seus objetivos. Muitos sabem o que desejam alcançar, mas ainda não pensaram em detalhes como chegar a esse ponto. O processo de Coaching contribui para, através de questionamentos válidos, direcionar o planejamento desses estudantes.

– Gestão e controle da ansiedade

A ansiedade pode ser uma grande vilã para quem deseja focar em horas de estudo para alcançar um objetivo. Os estudantes de direito precisam aprender como gerir essa sensação, conseguindo ser mais focados na conquista de suas realizações. Manter o foco, embora pareça desafiador em um momento como esse, é crucial. As pessoas não podem esquecer que foco nada mais é do que a vibração que elas direcionam para conquistar algo.

– Aumento de produtividade

Para alguns estudantes, o grande empecilho para ter resultados melhores na vida acadêmica está na falta de uma gestão do tempo eficiente. As pessoas precisam entender que é necessário ter tempo para dedicar aos estudos e também para momentos de lazer. Essa é uma maneira de tornar o estudo mais fácil de ser assimilado.

O processo de Coaching pode contribuir para esse entendimento e a elaboração de uma rotina mais fácil de gerenciar cotidianamente. Ser mais produtivo é fundamental para estar mais bem preparado para os desafios que surgem todos os dias sem perder a alegria e o controle emocional.

– Desenvolvimento de habilidades práticas

Para ser aprovado no exame da OAB e em concursos de maneira geral, é necessário que o estudante de direito conheça métodos de memorização, algo que pode ser obtido por meio das técnicas de Coaching. O entendimento de como estudar corretamente faz toda a diferença para ser bem-sucedido em seus intentos.

Atendimento RapidoLigamos pra você!

Concordo com a Politica de Privacidade
Ao concordar com a política de privacidade você aceita receber contatos via mensagem pelo WhatsApp, e-mails do IBC com conteúdos gratuitos de Coaching e informativos de palestras e cursos do IBC.

Gerenciamento da carreira jurídica por meio do Coaching

Profissionais e estudantes da área jurídica e de qualquer outra podem realizar um gerenciamento mais assertivo de suas carreiras depois de conhecerem profundamente a metodologia do Coaching, seja passando pelo processo ou realizando uma formação para se tornarem coaches. No segundo caso, isso pode fazer toda a diferença na carreira do profissional, permitindo a ele oferecer uma abordagem totalmente diferenciada aos seus clientes.

Ter um gerenciamento de carreira alinhado com a realidade do mercado contribuirá para evitar uma série de problemas no futuro. Os profissionais formados e aqueles que estão estudando devem aprender a reconhecer as suas habilidades e potencialidades, identificando pontos que podem ser melhorados. Afinal de contas, a melhoria contínua é o segredo para ter mais sucesso na carreira escolhida.

Gostou de entender melhor como o processo de Coaching pode ajudar advogados e estudantes de direito? Deixe seus comentários e compartilhe o artigo em suas redes sociais!

 

Fontes:

https://coachingparaadvogados.jusbrasil.com.br/artigos/145435262/o-que-e-coaching-para-advogados

https://www.promad.adv.br/blog/coaching-para-advogados

https://www.aurum.com.br/blog/coaching-para-advogados/

https://www.ibccoaching.com.br/portal/coaching-carreira/coaching-para-advogados/

 

Copyright: 388100560 – https://www.shutterstock.com/pt/g/Rawpixel

*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010