Coaching Potencializa Resultados quando Integrado a outras Ciências

Ibc Instituto Brasileiro de Coaching - Pontecializa ResultadosO Coaching potencializa seus resultados quando integrado a outras ciências, pois é um processo de aceleração de resultados, baseado no estabelecimento de metas e de ações efetivas para o alcance de resultados planejados, desenvolvido através de técnicas e ferramentas de diversas ciências do comportamento humano, como: Psicologia, Neurociências, Sociologia, Programação Neurolinguística e da Administração de Empresas, por exemplo.

Assim como em outras abordagens do Coaching, este modelo visa sempre o alcance de um estado desejado, e este pode ser tanto em âmbito profissional como também pessoal. Assim, esta integração entre diversas ciências e o coaching colabora para o desenvolvimento do cliente de forma sistêmica, uma vez que trabalha diversos aspectos de seu comportamento, fazendo uma abordagem abrangente, ao dispor de ferramentas advindas de várias ciências humanas, e ao utilizar sempre uma aplicação correspondente a necessidade do coachee.

[php_everywhere instance=”2″]

Veja como estas ciências colaboram em processos de Coaching:

Psicologia

O Coaching usa muitas ferramentas da Psicologia, em especial da Positiva para que o cliente consiga ampliar sua visão de mundo e coloque foco sempre no positivo. A abordagem desenvolvida pelo psicólogo americano Martin Seligman defende a necessidade de cultivarmos e focalizarmos em: emoções positivas, nos traços positivos do caráter, do corpo, da mente e do espírito e no estudo das instituições positivas.

Assim o Coaching aliado a Psicologia Positiva busca identificar e valorizar os pontos fortes do cliente como também seus valores e, a partir daí, apoiá-lo na valorização de suas qualidades e competências para que tenha uma visão mais otimista de si mesmo e da vida e consiga alcançar melhores resultados.

Sociologia

Coaching usa abordagens da Sociologia para entender como o meio em que o cliente está inserido (instituições, grupos e associações, etc.) influencia em seus comportamentos, ações e resultados. O Coaching busca também na Sociologia; um estudo mais aprofundado do indivíduo, e ferramentas que busquem o maior entendimento da pessoa enquanto ser social, que participa e interage com seu meio e pode ser influenciado, positiva e negativamente, por ele.

Deste modo, num processo de Coaching, o Coach, profissional responsável por conduzir o processo, busca fazer uma análise do seu coachee desde sua infância, pois ainda criança; somos expostos às crenças e valores cultivados pela: família, ordem religiosa, instituição de ensino e demais representações da sociedade onde estamos inseridos. Dessa forma, o cliente pode identificar suas crenças limitantes, e trabalhar para que estes comportamentos também não limitem o alcance de seus resultados desejados, tanto de curto, médio e longo prazo.

Neurociência

Neurociência aplicada ao Coaching atua no aprimoramento das capacidades mentais do cliente, para que na prática, ele desenvolva novos conhecimentos e habilidades neurológicas durante seu processo do Coaching.

A junção destes conhecimentos visa a potencialização das ações do coachee, uma vez que entendendo como o seu cérebro funciona e reage aos acontecimentos externos, ele poderá direcionar de forma mais assertiva seu plano de ações, e poderá utilizar suas capacidades mentais, aliadas a um melhor controle emocional, e obter resultados mais expressivos, tanto no campo afetivo como profissional.

Quer descobrir qual grau da sua felicidade?
Clique aqui e acesse o “Termômetro da Felicidade”!

Programação Neurolinguística

A Programação Neurolinguística dentro de um processo de Coaching atua numa reprogramação mental, ou seja, numa reflexão aprofundada dos comportamentos e suas consequências para motivar mudanças positivas e duradouras. Assim o coachee é estimulado a perceber de forma mais profunda a si, as pessoas com as quais convive e o mundo a sua volta.

A partir desta abordagem sistêmica, que inclui a avaliação de seus atos, da forma com que se comunica e se relaciona com as pessoas e com o meio onde está inserido, o cliente é estimulado a ter atitudes diferentes, a trabalhar de forma contínua seus pontos de melhoria, para assim alcançar melhores resultados e uma vida melhor.

Administração de Empresas

Para trabalhar em nível profissional, um coach pode utilizar diversos conceitos, técnicas e ferramentas da administração de empresas e da gestão de pessoas, para com esse auxílio, entender e lidar melhor com uma pessoa vinda de um ambiente altamente competitivo e estressor como o ambiente empresarial. Técnicas de feedback, de melhoria no relacionamento interpessoal, de comunicação efetiva, gestão de tempo, liderança entre outras são utilizadas durante processos de coaching para potencializar o alcance do estado desejado por parte do cliente, de forma mais efetiva e também acelerada.

[php_everywhere instance=”1″]

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010