Conheça todos os modelos de Coaching

Palavra coaching

Conheça os diferentes nichos de Coaching e descubra qual é o mais adequado para você.

O coaching é uma área do conhecimento que não para de crescer. Por meio dele, os coaches auxiliam os coachees, ou seja, os seus clientes, a alcançarem os seus respectivos objetivos nas mais diferentes áreas. Para isso, em cada encontro, são empregadas técnicas oriundas de diferentes áreas do saber.

Hoje em dia, o universo do coaching tem se tornado cada vez mais específico, subdividindo-se em duas grandes áreas: o Life Coaching (voltado para questões pessoais) e o Professional Coaching (voltado para questões empresariais e de carreira). Dentro dessas grandes áreas, há nichos bem específicos.

Neste artigo, você saberá mais sobre os 8 nichos de coaching pessoal e sobre os 8 nichos de coaching profissional. Siga em frente e tenha uma ótima leitura!

Quer saber mais sobre a metodologia do coaching?

Vamos liberar o acesso para você só hoje!

Coaching pessoal

1. Coaching familiar

O coaching familiar tem o objetivo de fazer com que cada membro da família mergulhe numa jornada de autoconhecimento para identificar forças e pontos de melhoria. A ideia é construir um ambiente harmônico, feliz e com ótima comunicação. São trabalhadas questões como: nascimentos, falecimentos, conflitos de personalidade, mudança de cidade, entre outras questões da vida doméstica.

2. Coaching de relacionamento

É voltado para casais que desejam construir um relacionamento duradouro e lidar com as diferenças. Comunicação assertiva, flexibilidade, escuta sem julgamentos e percepção dos momentos adequados para ser mais enérgico ou saber ceder estão entre os pilares mais trabalhados nesse nicho.

3. Coaching espiritual

Sem estar vinculado a qualquer religião, tradição ou doutrina específica; o coaching espiritual possui técnicas para que o coachee encontre a sua paz interior, em harmonia consigo mesmo e com o universo. É um mergulho profundo de autoconhecimento que permite que a pessoa identifique os seus valores, princípios, missão e propósito de vida, além de autoconfiança, amor-próprio, superação de limitações e construção de um legado pessoal e/ou profissional.

4. Coaching financeiro

O objetivo do coaching financeiro é identificar as dificuldades enfrentadas pelo coachee nas suas finanças pessoais e estabelecer um plano de ação, com metas e estratégias para alcançá-las. É feita uma análise de gastos e ganhos, com propostas de mudanças de comportamentos, identificação de possibilidades de economizar e planos não apenas para pagar as dívidas diagnosticadas, mas também para prosperar financeiramente.

5. Coaching esportivo

Esse nicho tem o objetivo de melhorar o desempenho do atleta e de demais profissionais da área do esporte em sua respectiva modalidade, além de auxiliar na superação de adversidades, como desclassificações, derrotas, lesões e desmotivação. Para isso, são empregadas técnicas de psicologia esportiva, comunicação, liderança e programação neurolinguística para desenvolver os aspectos pessoais, físicos e emocionais do coachee.

6. Coaching de emagrecimento

Essa modalidade visa ao ensino de técnicas de perda e manutenção de peso, levando em consideração a motivação, a autoestima, a autoimagem e a saúde do indivíduo. Identificando padrões mentais e emocionais que sejam nocivos ao comportamento alimentar do coachee, o coach consegue propor uma mudança de comportamentos, traçando metas de emagrecimento com base em alimentação saudável e prática regular de exercícios físicos.

7. Coaching nutricional

Especificamente para trabalhar as escolhas e hábitos alimentares, esse nicho de coaching tem o objetivo de promover uma seleção mais saudável de alimentos, com base no seu teor nutricional, para uma vida com mais qualidade. As técnicas e ferramentas trabalham não apenas com a saúde física, mas também com as mudanças de pensamento e comportamento do indivíduo.

8. Coaching de inteligência emocional

Esse tipo de coaching estimula o coachee a identificar e analisar as raízes das suas emoções e comportamentos. Isso o auxilia a administrá-las e a ter um melhor relacionamento, com mais clareza e empatia, com as pessoas ao seu redor e também consigo mesma para alcançar os seus objetivos. São desenvolvidos aspectos como: autoestima, foco em habilidades pessoais, pontos de melhoria, eliminação de crenças limitantes e de pensamentos/comportamentos sabotadores.

Preparamos um teste para VOCÊ descobrir o quanto é FELIZ!
Clique aqui e conheça nosso “Termômetro da Felicidade” !

Coaching Profissional

1. Coaching corporativo

O coaching corporativo tem o objetivo de melhorar a performance da empresa como um todo. A análise do cenário permite o diagnóstico de possíveis pontos de melhoria, no que diz respeito a: liderança, gestão de processos, gestão financeira, desempenho dos profissionais, cultura empresarial, objetivos, prazos, estratégias e métodos de expansão e crescimento.

2. Coaching para concursos

Esse nicho tem o objetivo de preparar o coachee para participar e ser aprovado em concursos profissionais. Para isso, são definidos objetivos, estratégias e prazos para organizar os seus estudos. Além disso, também são trabalhadas questões motivacionais e de gestão das emoções, a fim de melhorar o seu aproveitamento e de eliminar crenças limitantes.

3. Coaching de carreira

Este tipo de coaching pode ajudar os profissionais em diferentes momentos das suas carreiras, como no despertar vocacional, na introdução no mercado de trabalho, no ganho de experiência, na busca por uma promoção e também nos casos de recolocação profissional e desejo de mudança de área. Para que o coachee alcance os melhores resultados possíveis, são trabalhados os seus pontos fortes e os seus pontos de desenvolvimento, bem como possíveis bloqueios mentais que estejam prejudicando a sua autoconfiança.

4. Coaching de equipes

Nessa modalidade, os coaches trabalham no desenvolvimento emocional e comportamental de equipes específicas das empresas. Assim, elas conseguem delegar tarefas entrei si (de acordo com as competências de cada um), solucionar conflitos, maximizar a produtividade, melhorar a comunicação interpessoal e alcançar metas. Além disso, a empresa consegue reter talentos por mais tempo.

5. Coaching de vendas

O coaching de vendas é específico para que o vendedor adquira conhecimentos e consiga melhorar o seu desempenho nos momentos de negociação. Com práticas atualizadas de mercado, o coachee desenvolve a sua autoconfiança e a sua eficácia na persuasão dos seus clientes, corrigindo os seus pontos de melhorias, fidelizando o cliente e aumentando consideravelmente as suas vendas.

6. Coaching de empreendimento

O objetivo do coaching de empreendimento é orientar a organização a compreender o seu momento atual, forças e fraquezas internas, ameaças e oportunidades externas. A partir dessa análise de cenário, são definidos os objetivos organizacionais e as estratégias para alcançá-los em prazos específicos, com crescimento e desenvolvimento.

7. Coaching de recrutamento

Esse tipo de coaching oferece uma metodologia específica para que os profissionais de recrutamento possam selecionar colaboradores de modo eficaz, de acordo com as competências e habilidades demandadas em cada um dos cargos. Assim, esse profissional consegue realizar uma avaliação mais aprofundada do colaborador, não só nas suas competências técnicas, mas na sua personalidade e na sua adequação à cultura organizacional, reduzindo a rotatividade de funcionários.

8. Coaching de liderança

Por fim, o coaching de liderança tem o objetivo de transformar gestores em grandes líderes, desenvolvendo diversas competências, como: clareza de comunicação, empatia, inteligência emocional, atribuição de tarefas, habilidades de feedback e motivação. Assim, o coachee conseguirá exercer a sua liderança, conduzindo as suas equipes ao alcance das metas determinadas e acelerando o alcance dos resultados empresariais.

Gostou deste artigo? Quer saber mais sobre o coaching? Então, entre em contato conosco. O IBC é a grande referência nacional em todas as áreas de coaching acima. Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010