Fases do processo de Coaching

Fases do processo de Coaching

O processo de Coaching pode ser subdividido em 4 fases. Conheça cada uma delas.

O processo de Coaching é um grande aliado para quem deseja sair de um ponto A e chegar a um ponto B. Os Coaches são profissionais que contribuem para que os coachees (clientes) percorram o caminho do sucesso. Para que esse trabalho obtenha o êxito esperado, é preciso passar por algumas fases.

Continue lendo para entender mais a respeito das quatro fases do processo de Coaching. Cada etapa realizada contribui para se aproximar mais do objetivo final. Lembrando que esse é um processo que demanda atenção e organização para cumprir cada etapa e chegar ao destino desejado.

Conheça as quatro fases do processo de Coaching

A seguir explicaremos quais são as quatro etapas do processo de Coaching e o que está abarcado em cada uma delas.

Primeira fase do processo de Coaching – Avaliação e Aliança

Essa fase inicial é fundamental para que o processo de Coaching seja realizado com sucesso. Nesta etapa, o coachee é introduzido ao universo do Coaching, compreendendo qual é o potencial desse processo.

É uma etapa em que o Coach utiliza ferramentas poderosas, como roda da vida, MBTI, DISC, 360 graus, entre outras, para entender as necessidades do coachee. É feita uma coleta de dados detalhada a respeito da situação atual dele, além de um histórico pessoal e profissional.

O Coach fica a par dos comportamentos desejados e dos indesejados por parte do cliente. A partir desse compilado e da análise é feita a declaração a respeito da situação atual de Missão, Visão e Valores. Com tudo certo entre Coach e coachee, é celebrado um contrato. Fechar esse contrato significa que o coachee está comprometido a seguir pelo processo de Coaching com objetivos claramente definidos.

Segunda fase do processo de Coaching – Preparação e Planejamento

Na primeira etapa, o Coach conhece melhor o coachee e identifica os desafios a serem superados. Nesta segunda fase do processo de Coaching, é elaborada a preparação e o planejamento. A situação almejada pelo cliente (coachee) fica bem clara e definida para o Coach. Sabendo onde o coachee quer chegar, o profissional elabora um planejamento focado em metas e objetivos.

Os objetivos são formulados de acordo com as necessidades reais de cada indivíduo. O Coach identifica quais são as crenças, comportamentos e capacidades necessárias para o coachee alcançar seus objetivos. Essa é a fase em que ocorre o alinhamento dos níveis mentais. É a etapa que permite construir uma ponte para o futuro.

Terceira fase do processo de Coaching – Ação

Tendo passado pela etapa de análise e pela etapa de planejamento, chega o momento da ação. Nesta etapa, o indivíduo realizará ações concretas, no sentido de mudar suas crenças e comportamentos. O coachee será levado pelo Coach a assumir suas responsabilidades, assim como se conscientizar a respeito de seus próprios comportamentos.

É uma fase em que o foco do coachee será bastante trabalhado para se chegar a uma atitude de ação contínua. O cliente receberá feedback e apoio para alcançar a motivação contínua. É a etapa em que o plano de ação aparecerá e será executado. O indivíduo que passa pelo processo de Coaching é levado a desenvolver novas crenças e hábitos.

São empregados métodos de monitoramento e utilizados indicadores de performance para medir o grau de desenvolvimento. Para que o coachee siga pelo caminho de transformação, são aplicadas pelo Coach estratégias de comportamento e cognitivas.

Quarta fase do processo de Coaching – Reavaliação e Mensuração

A quarta e última etapa tem grande importância para identificar o impacto do processo de Coaching na vida do coachee. É feita uma revisão de todo o processo para identificar novos assessments e planos de follow-up. Por meio de indicadores de performance é avaliado o crescimento do indivíduo. Coach e coachee conversam entre si para chegar a um feedback sincero.

A avaliação e a mensuração dos resultados deve ser o mais transparente possível. O reconhecimento do aprendizado obtido ao longo da jornada é fundamental para que o coachee entenda quais as conquistas alcançadas. Ao realizar uma avaliação completa e sincera, se torna mais simples considerar dar início a um novo processo de Coaching ou não.

Processo de Coaching: quais benefícios oferece?

Muito se tem falado a respeito de Coaching nos últimos anos, a metodologia passou por um grande crescimento. O aumento da procura pelos profissionais da área tem uma explicação simples, o potencial da atividade foi identificado. Uma das principais vantagens do Coaching é contribuir para que os coachees atinjam seus objetivos.

Devemos ressaltar que, em muitos casos, as pessoas que procuram por Coaches não sabem ainda quais são os seus objetivos. Dessa forma, o papel do profissional se torna ajudar nesse processo de identificação e alcance dos objetivos. O Coach atua contribuindo para que o indivíduo se abra para as perspectivas oferecidas pela vida e alcance o sucesso.

O trabalho do Coach inclui utilizar ferramentas e fazer perguntas poderosas para gerar reflexão e levar o coachee a transformar sua vida. Essas perguntas movem o indivíduo a percorrer o caminho que o levará ao desenvolvimento. Podemos dizer que o coachee tem seu potencial maximizado pela intervenção do coach.

Para quem o processo de Coaching é indicado?

A resposta para esse questionamento é: qualquer pessoa pode passar pelo processo de Coaching e alcançar benefícios fantásticos. Pessoas que desejam mudar de carreira, ter uma vida mais saudável, abrir um negócio, se tornarem mais confiantes, manter as finanças organizadas, são muitas as possibilidades.

Ressaltamos que o processo de Coaching é indicado para pessoas de todas as faixas etárias. Afinal, não existe uma idade máxima ou mínima para se ter dúvidas e enfrentar desafios, não é mesmo? É um processo que contribui para potencializar os talentos que o indivíduo já possui, mas está enfrentando obstáculos para acessar. Coaching é uma forma de se conectar consigo mesmo, se conhecer e se empoderar.

Gostou de saber mais sobre as fases do processo de Coaching? Considere o quanto essa metodologia pode mudar a sua vida a invista em você! Aproveite para deixar seu comentário abaixo e enviar este conteúdo para os seus amigos que estejam em busca de transformação e crescimento!

Imagem: Por Undrey

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.
José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010