O Que é Coaching Executivo e de Negócios

Executivo

Confira os principais benefícios do Coaching Executivo e de Negócios.

No universo do Coaching, temos diversos nichos de atuação e foco de trabalho. Coaching Executivo e de Negócios nada mais é do que Coaching aplicado ao desenvolvimento de Executivos e de Negócios.

De acordo com José Roberto Marques: “Um Business and Executive Coach trabalha de forma estratégica para alavancar resultados extraordinários nas organizações através das pessoas”. 

Por que as empresas investem em Coaching? 

A velocidade da mudança está aumentando em um ritmo nunca antes vivenciado. Você pode mudar a tecnologia facilmente e os processos rapidamente, mas não pode mudar e desenvolver pessoas em um piscar de olhos. O desafio dos dias de hoje diz respeito, especialmente, a como mudar mentes, pensamentos e comportamentos. 

São as pessoas que desenvolvem ideias, que vendem produtos, que criam relacionamentos e geram lucratividade. São os colaboradores e líderes que abrangem mudanças que irão controlar a cultura corporativa em volta deles.

Confira a seguir os motivos que levam as empresas a procurar pelo processo de Coaching aplicado a negócios:

– Resultados pouco expressivos em vendas; 

– Produtividade inferior ao potencial da empresa; 

– Falha na comunicação e no relacionamento com clientes

– Mudanças organizacionais; 

– Baixa qualidade na comunicação; 

– Equipes e colaboradores desmotivados; 

– Falta de objetividade, compromisso, metas, objetivos e foco; 

– Liderança ineficaz;

– Falha na condução de pessoas;

– Estresse, desequilíbrio emocional, problemas psicológicos, comportamentos inadequados;

– Falta de harmonia nos relacionamentos internos; 

– Conflitos entre pessoas e equipes; 

Comprometimento baixo ou nulo com resultado e metas. 

O que é Coaching Executivo?

O trabalho do processo de Coaching Executivo é focado em desenvolver habilidades em executivos e CEOs. O Coach que atua nesse segmento trabalha com métodos que aperfeiçoam a performance de profissionais da área executiva, se refletindo em melhores resultados para as empresas.

De maneira geral esse profissional é chamado quando são identificadas as seguintes necessidades: 

– Instigar e desenvolver habilidades de liderança;

– Potencializar as chances de sucesso de profissionais recém-promovidos a cargos de liderança;

– Desenvolver habilidades gerenciais e de liderança;

– Correção de comportamentos inadequados;

– Auxílio a líderes na resolução de conflitos interpessoais entre os colaboradores. 

Definição de Coaching Executivo

O processo de Coaching Executivo se dá entre um Coach profissional (que possui experiência de gestão) e um profissional em um cargo de liderança. O objetivo desse processo é levar à evolução do colaborador que possui uma posição de destaque dentro da organização. Embora o desempenho organizacional seja uma das suas metas, o Coaching Executivo tem como maior foco o elemento pessoal. 

Cabe a observação da diferença entre o processo de Coaching Empresarial e o de Coaching Executivo. O primeiro é usado para potencializar os resultados da companhia e atua com todos os níveis de hierarquia. Já o segundo é direcionado apenas para os cargos mais elevados dentro da empresa. Esse processo visa acelerar o desenvolvimento e progresso dos líderes, levando a resultados mais consistentes. 

Trata-se de um processo que se concentra no ponto em que o líder se encontra no começo da jornada e onde ele está disposto a chegar ao final. Nesse processo, o Coach olha tanto para a vida pessoal quanto para a vida organizacional do colaborador. Metas são definidas, assim como o gerenciamento de mudanças e a mensuração de resultados. 

Quais são os benefícios do Coaching Executivo?

Os principais benefícios do processo de Coaching Executivo incluem:

– Comunicação transparente e clara;

– Mais feedbacks;

– Decisões tomadas com maior embasamento;

– Aumento de produtividade;

– Aquisição de expertise para lidar com conflitos internos; 

– Direcionamento para a concretização de metas. 

Como escolher um profissional de Coaching Executivo? 

O Coach que trabalha com Coaching Executivo deve ter amplo conhecimento a respeito de gestão e experiência nessa área. Esse profissional precisa trabalhar com questões técnicas no dia a dia de suas atividades. Também precisa ter boa didática e facilidade de comunicação.

O que é Coaching de Negócios (Business Coaching)?

O processo de Coaching de Negócios é focado em orientar empresários para que eles consigam levar seus empreendimentos rumo ao sucesso. É importante ressaltar que nesse processo o Coach de Negócios não vai ensinar o empreendedor a gerir a empresa. 

O papel do profissional de Coaching é levar o coachee a encontrar as respostas de que necessita dentro do seu próprio conhecimento. Contudo, é importante que o Coach de Negócios tenha conhecimentos práticos dessa área. 

O que acontece é que muitos empresários se sentem inseguros e despreparados quando se veem diante da rotina administrativa de um negócio. Nesse contexto, o papel do Coach é contribuir para que seja elaborado um planejamento consistente apoiado naquilo que o coachee já sabe. 

Quais são os benefícios do Coaching de Negócios?

Os principais benefícios de contar com o processo de Coaching de Negócios são:

– Ter um guia para organizar a gestão do negócio;

– Ter orientação sobre como colocar na prática o que se sabe na teoria;

– Direcionamento de ações fundamentais para o sucesso;

– Desenvolvimento de maior autoconfiança;

– Desenvolvimento de uma cultura organizacional forte.

Como escolher um profissional de Coaching de Negócios?

Como já mencionamos, o Coach de Negócios não vai dizer ao empresário como administrar a sua empresa e sim guiá-lo no desenvolvimento de um roteiro. Contudo, mesmo com essa função, é importante que esse profissional entenda de negócios. Deve ser alguém com conhecimentos do mercado e de gestão.

Processo de Coaching: importante para o desenvolvimento

Seja para executivos ou para empreendedores, o Coaching é um processo bastante enriquecedor. Receber a orientação e auxílio de um Coach pode ser transformador para quem trabalha perseguindo resultados. Além de desenvolver habilidades práticas, os coachees são levados a desenvolver autoconhecimento e melhor relacionamento interpessoal.

Para as empresas, o ganho de investir em processos de Coaching para seus colaboradores-chave é bastante significativo. Um profissional que conhece mais sobre si mesmo e sobre o seu lugar de atuação tende a entregar resultados grandiosos. Realmente vale a pena investir nesse processo. 

Agora você já sabe o que é Coaching Executivo e Coaching de Negócios! Tem algum comentário a fazer? Use o espaço abaixo! Aproveite também para levar o conhecimento adiante, compartilhando o conteúdo através das suas redes sociais!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010
CNPJ: 31.328.744/0001-63