O que é e como funciona o Coaching Interno

homem subindo escada para desenvolvimento de carreira

Conheça abaixo a estratégia mais utilizada pelas grandes corporações nacionais e internacionais para maximização de resultados!

O Coaching é uma metodologia de desenvolvimento humano altamente eficaz e que vem ajudando pessoas em todo o mundo a alcançarem seu potencial máximo. Quando aplicada por um colaborador da organização devidamente capacitado e certificado, denomina-se Coaching Interno. Afinal, todo o processo irá acontecer internamente, sem a necessidade de se contratar um profissional para tal.

Essa modalidade de Coaching tem sido uma estratégia cada vez mais adotada pelas corporações. Grande parte delas direciona o foco em seus gestores, profissionais recém-promovidos, colaboradores com potencial de assumir um cargo de liderança e para desenvolvimento de equipes.

Quer saber mais a respeito do Coaching Interno e dos benefícios que pode oferecer para uma empresa? Continue lendo para saber mais.

Comece a ter o

Destaque

que você merece!

Preencha os campos abaixo para receber o e-book.

Como o Coaching Interno funciona?

O processo de Coaching Interno estabelece uma relação de confiança entre Coach e coachee, conectando o melhor das duas partes. Por se tratarem de pessoas que já possuem uma relação profissional dentro da empresa, a conexão pode acontecer com mais facilidade, o que é bastante positivo.

Assim, ocorre a junção de habilidades e competências direcionadas para o rápido alcance do estado desejado. Isso potencializa a capacidade de alcançar o objetivo determinado pela organização ou pelo profissional submetido ao processo evolutivo.

O método é aplicado em sessões que variam entre 1 e 2 horas, realizadas semanalmente, a cada 15 dias ou mensalmente. A periodicidade dos intervalos deverá ser determinada pelas partes envolvidas, considerando os objetivos propostos e o tempo disponibilizado pela organização.

Em cada encontro, são aplicadas ferramentas e técnicas pertinentes ao foco trabalhado e às necessidades identificadas. As sessões são finalizadas sempre com a definição de uma tarefa que deverá ser cumprida para contribuir para o desenvolvimento do coachee. Comprometimento é um pré-requisito básico para um processo de Coaching Interno bem-sucedido. Vale ressaltar que o estado desejado a ser atingido deve ser claro e objetivo, com uma data determinada para concretização e formas de mensurar os resultados.

A felicidade é imprescindível para uma boa liderança!
Clique aqui, faça nosso “TESTE” e descubra como anda sua felicidade!

 

10 Benefícios do Coaching Interno para líderes

Grande parte das empresas costuma investir em formações em Coaching para colaboradores estratégicos, de forma a maximizar os benefícios. Geralmente, são os líderes que assumem a função de serem também Coaches, para que saibam motivar a equipe e encaminhá-la para o desenvolvimento. 

Veja, a seguir, quais são os principais benefícios do Coaching Interno para líderes.

1. Desenvolvimento da capacidade de ouvir na essência

A escuta é uma ferramenta fundamental para criar conexão entre Coach e coachee, líder e liderado. Por isso, ao longo do processo do Coaching, essa é uma habilidade desenvolvida e que certamente faz toda a diferença no dia a dia da empresa.

2. Aumento da produtividade

Líderes que possuem formação em Coaching demonstram um maior preparo para lidar com pessoas. Assim, eles sabem exatamente como agir e o que dizer para estimular a equipe e, com isso, veem a produtividade crescer significativamente.

3. Aumento da flexibilidade

Para ser um bom líder é preciso ter flexibilidade para se adaptar às situações conforme houver necessidade. Afinal, a inflexibilidade impede a adaptação, intensificando problemas e afastando as soluções.

4. Melhora substancial nos relacionamentos

Em uma empresa, não é apenas a capacidade técnica que conta para se alcançar bons resultados. Afinal, um empreendimento é feito por pessoas e é através dos relacionamentos que os objetivos são alcançados. Um Líder Coach sabe como conduzir a equipe para construir e fortalecer relações.

5. Comunicação eficaz

Todas as ações realizadas pelo líder passam pela comunicação, afinal, é através dela que é possível interagir com os liderados. Ao longo do processo de Coaching Interno, o líder irá desenvolver suas habilidades comunicativas, a fim de transmitir clareza e confiança.

6. Capacidade de lidar com a pressão e estresse

Um líder por vezes precisa lidar com situações de pressão e estresse e é preciso que ele tenha inteligência emocional para evitar descontar na equipe. Esse é um ponto extremamente importante do processo de Coaching Interno, em que são desenvolvidas habilidades ligadas à gestão das emoções.

7. Aumento na capacidade de tomar decisões

Líderes estão o tempo todo tomando decisões e precisam fazer isso considerando todas as variáveis envolvidas, além de terem agilidade e confiança. Ao longo do processo de Coaching, o profissional poderá adquirir essa habilidade, o que é positivo tanto para a empresa quanto para a equipe.

8. Desenvolvimento de planos de ação efetivos

O planejamento é fundamental para o sucesso e os líderes que também são Coaches conseguem desenvolver planos de ação verdadeiramente efetivos. Isso se deve à visão ampla que possuem, contemplando tanto a equipe quanto os objetivos da companhia.

9. Foco em atividades mais humanizadas

Uma pesquisa realizada pela USP – Universidade de São Paulo, chamada Empresas Humanizadas, concluiu que empreendimentos que possuem um viés mais humanizado têm mais chances de contar com uma equipe engajada e fidelizar clientes.

Um Líder Coach sabe exatamente como direcionar as atividades da organização, de modo a oferecer um tratamento humano para os colaboradores, respeitando suas individualidades e estimulando seus talentos. 

10. Aumento de performance e desempenho

Empresas que contam com líderes que também são Coaches alcançam um aumento natural da performance e do desempenho. Assim, os seus resultados são acelerados e o crescimento acaba se tornando uma consequência natural.

Pesquisas

As pesquisas abaixo divulgadas por referências mundiais evidenciam os motivos pelos quais o Coaching Interno tem sido cada vez mais buscado por grandes corporações:

Dados da International Coach Federation – ICF apontam que 70% dos profissionais aumentam seu desempenho após realizarem o processo de Coaching, e que 86% das empresas que usam a metodologia apresentam 100% de retorno sobre investimento (ROI).

A Universidade de Harvard aponta que 48% das empresas realizam Coaching para desenvolver lideranças de alta performance.

O Coaching Corporativo está entre as carreiras mais promissoras para os próximos anos, de acordo com a Revista Exame.

Empresas como Unilever, Banco do Brasil, Itaú, Caixa Econômica Federal, Tribunal de Justiça, Grupo Muffato, ANAC, Embrapa, Heinz, Volkswagen, Gazin, Sest Senat, Correios, Unimed, Magazine Luiza, L’oréal, Wickbold e Grupo Cencosud adotaram o Coaching como parte da cultura e filosofia organizacional, alcançando seu potencial pleno e despertando o alto nível de excelência em seus colaboradores.

E na sua empresa, como pretende atingir o potencial máximo de sua equipe? Você já havia pensado no Coaching Interno como uma solução? Comente abaixo e compartilhe o conhecimento com os seus amigos  empreendedores!

E aí, curtiu esse conteúdo?

Saiba que ele é apenas a pontinha do iceberg e você pode desenvolver suas habilidades de liderança muito mais. Baixe agora o ebook Leader Coach e aprenda como extrair o máximo resultado da sua equipe.
Preencha o formulário, é de graça.
José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010
CNPJ: 31.328.744/0001-63

This will close in 0 seconds