O que é e o que não é Coaching?

imagem de profissional subindo as escadas em um processo evolutivo

Veja, neste artigo, a definição de alguns dos processos que as pessoas mais costumam confundir com Coaching.

Coaching é uma metodologia, uma ferramenta específica e se diferencia e muito de outros proc12essos como: Mentoring, Counseling, terapia, treinamento, consultoria e ensino. O Coaching é um processo orientado ao futuro, ao alcance de metas e objetivos com uma abordagem pragmática orientada para resultados.

Continue a leitura para entender definitivamente o que é e o que não é Coaching. Assim, irá entender o que, de fato, é a metodologia e o que ela pode oferecer para o seu desempenho pessoal e profissional.

O que não é Coaching?

Veja, a seguir, a definição de alguns dos processos que as pessoas mais costumam confundir com Coaching.

Mentoring

Mentoring significa mentoria e é aplicado quando um colega sênior, considerado mais entendido e possuidor de mais sagacidade e conhecimento de mundo, dá conselhos e atua como modelo e inspiração. Também pode ser um profissional experiente que atua como mentor e que é contratado para realizar esse trabalho.

O Mentoring envolve discussões amplas, que podem não se limitar apenas ao contexto de trabalho. O mentor é alguém com grande experiência profissional no campo de trabalho de seu cliente que transmite sua experiência. Tanto o Mentoring quanto o Coaching relacionam-se principalmente com as realizações no presente e no futuro.

Counseling

Do inglês aconselhamento, no Counseling se trabalha com clientes que se sentem insatisfeitos com sua vida ou que precisam tomar uma decisão importante, seja pessoal ou profissional. Por exemplo: um indivíduo que está insatisfeito com sua carreira, que recebeu outra proposta de trabalho e não sabe se aceita, que está com problemas no casamento e assim por diante.

É uma metodologia voltada para aqueles que buscam orientação e conselhos para encontrar a melhor forma de agir. O counselor (conselheiro) trabalha para ajudar a sanar o problema do cliente, apresentando sua visão e compartilhando seu conhecimento.

Terapia

A terapia trabalha com o cliente que busca alívio de sintomas psicológicos ou físicos. O cliente quer uma cura emocional e alívio do sofrimento mental. A terapia lida com a saúde mental do cliente, por isso é um dos tratamentos indicados para casos de depressão, transtornos de ansiedade, entre outros.

Já o Coaching lida com o crescimento mental do cliente. A razão para o cliente buscar terapia ou Counseling, normalmente é livrar-se de algum sofrimento ou desconforto, mais do que avançar rumo a metas desejadas. O Coaching não é corretivo, mas gerativo. Tanto a terapia quanto o Counseling têm mais possibilidades de envolver o discernimento e trabalhar com as experiências passadas do que o Coaching.

Treinamento

O treinamento é o processo de adquirir habilidades ou conhecimentos por meio de estudo, experiência ou ensino. O treinador, por definição, é o especialista e o treinamento provavelmente terá foco em habilidades específicas para resultados imediatos.

Além disso, o treinamento possivelmente funciona na base de “um para muitos”, mais que “um para um”. Ou seja, geralmente é aplicado em grupo, como em empresas, por exemplo. Diferentemente do Coaching, que é um processo individual, em que Coach e coachee caminham juntos ao longo das sessões.

Consultoria

O consultor fornece conhecimento especializado e soluciona problemas de um negócio ou auxilia no desenvolvimento da empresa de maneira global. O consultor lida com a organização como um todo ou com partes dela, e não com os indivíduos que a compõem. Os consultores só afetam os indivíduos de maneira indireta.

Alguém com ampla experiência no mercado cosmético, por exemplo, pode oferecer consultoria para empresas desse setor. Assim como um advogado experiente no universo corporativo pode atuar como consultor jurídico. É uma metodologia voltada diretamente para as organizações e não para as pessoas.

Ensino

O ensino transmite conhecimento do professor para o aluno. O professor sabe algo que o aluno não sabe e passa isso a ele através de suas aulas. É um processo que está presente em nossas vidas desde o jardim da infância, passando pelo ensino fundamental, médio, graduação, pós-graduação, cursos livres e de outras formas também.

O Coaching se diferencia do ensino, pois faz exatamente o movimento contrário, o cliente é o especialista e é ele quem tem as respostas. O Coach não irá ensinar nada ao coachee e sim o encaminhar para encontrar essas respostas dentro de si. Então, a partir disso, poderá trilhar o seu caminho de desenvolvimento e alcance de metas e objetivos.

Comece a ter o

Destaque

que você merece!

Preencha os campos abaixo para receber o e-book.

O que é Coaching?

Depois de falarmos sobre o que não é Coaching, é hora de entender melhor como a metodologia funciona e para quem é indicada.

O Coaching é um processo que combina um conjunto de ferramentas, técnicas e conhecimentos de diversas áreas com o objetivo de levar uma pessoa a alcançar seus objetivos. São utilizados conhecimentos de administração, psicologia, neurociência, gestão de pessoas, planejamento estratégico, entre outros.

É indicado para qualquer pessoa que tenha algum objetivo e deseje alcançá-lo de forma planejada e otimizada. Esse objetivo pode estar ligado à carreira, âmbito pessoal, hábitos, relacionamentos, finanças, enfim, qualquer área da vida.

Hoje, é possível encontrar coaches (profissionais de Coaching) especializados em diversos segmentos e aqueles que abrangem a vida de forma geral, nicho conhecimento como Life Coaching. Podemos dividir esses nichos em Coaching Pessoal e Coaching Profissional.

Dentro do Coaching Pessoal podemos encontrar:

  • Coaching de Emagrecimento;
  • Coaching de Inteligência Emocional;
  • Coaching de Relacionamento;
  • Coaching Espiritual;
  • Coaching Esportivo;
  • Coaching Familiar;
  • Coaching Financeiro;
  • Coaching Nutricional.

Em se tratando do Coaching Profissional, os nichos são:

  • Coaching Corporativo;
  • Coaching de Carreira;
  • Coaching de Empreendimento;
  • Coaching de Equipes;
  • Coaching de Liderança;
  • Coaching de Recrutamento;
  • Coaching de Vendas;
  • Coaching para Concursos.

Benefícios do Coaching

O Coaching é capaz de oferecer grandes benefícios para aqueles que decidem investir nesse processo. Veja, a seguir, as vantagens que a metodologia pode trazer para a vida pessoal e profissional.

Benefícios pessoais do Coaching

O Coaching voltado para a vida pessoal pode trazer uma série de benefícios para a vida de quem passa por esse processo, confira os principais.

  • Autoconhecimento e descoberta do próprio potencial;
  • Ressignificação de crenças limitantes que foram construídas ao longo da vida;
  • Possibilidade de alinhar os valores com o propósito de vida;
  • Redução de pensamentos negativos e de estresse;
  • Desenvolvimento de flexibilidade para lidar com mudanças;
  • Desenvolvimento da inteligência emocional;
  • Relacionamentos pessoais mais positivos;
  • Alcance de metas e desenvolvimento de novas habilidades.

Benefícios profissionais do Coaching

Em se tratando do âmbito profissional, o Coaching pode oferecer os seguintes benefícios.

  • Melhor aproveitamento do potencial do indivíduo em sua carreira;
  • Organização da rotina, de modo a equilibrar vida pessoal e profissional;
  • Definição clara de metas e objetivos profissionais;
  • Desenvolvimento de habilidades de liderança, comunicação, entre outras;
  • Melhor organização em relação ao tempo;
  • Aumento da produtividade no trabalho;
  • Criação de um plano para abrir o próprio negócio, realizar uma transição de carreira, entre outros movimentos.

Esses são apenas alguns dos benefícios que o Coaching é capaz de oferecer para a vida pessoal e profissional. Outras vantagens podem ser obtidas dependendo do tipo de objetivo que se tem e se intensificam de acordo com o empenho do próprio coachee (cliente).

Agora que você já sabe o que é e o que não é Coaching pode procurar a metodologia ciente do que ela pode te oferecer. Aproveite para deixar seu comentário sobre o assunto abaixo e compartilhar o conteúdo em suas redes sociais para passar o conhecimento adiante!

Imagem: Por Jirsak

E aí, curtiu esse conteúdo?

Saiba que ele é apenas a pontinha do iceberg e você pode desenvolver suas habilidades de liderança muito mais. Baixe agora o ebook Leader Coach e aprenda como extrair o máximo resultado da sua equipe.
Preencha o formulário, é de graça.
José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010