Como Administrar Carreira e o Relacionamento?

homem e mulher de mãos dadas

Separe as duas coisas e tenha sucesso em ambas as situações. / Copyright: ruigsantos

Quantas pessoas bem sucedidas você conhece que reclamam por estarem sozinhas? Sim, ainda existem muitos homens e mulheres bem sucedidos profissionalmente e que, por algum motivo, não conseguiram ter sucesso também na área amorosa.

São muitos os casos onde o relacionamento entre duas pessoas passa por uma situação em que um dos dois recebe uma proposta irrecusável. Às vezes, até para trabalhar fora do país, e isso coloca ambos em uma situação bastante complicada. 

Parece que sempre é preciso escolher entre uma coisa e outra. Ou você se dedica ao trabalho e faz uma carreira de sucesso e depois percebe que perdeu a oportunidade de viver um relacionamento amoroso. Ou abandona sua carreira e sonho, priorizando o casamento, e pode se sentir frustrado por não ter alcançado o sucesso profissional.

Mas, será que realmente só existem duas possibilidades? Viver uma relação amorosa estável ou ter uma carreira? No artigo a seguir iremos falar sobre esse tema que gera uma série de dúvidas em muitos profissionais ambiciosos que almejam construir uma vida amorosa feliz. Então, vamos entender como administrar a carreira e o relacionamento de forma inteligente? 

Preencha AGORA o formulário para descobrir!

É possível ser bem sucedido na carreira e no relacionamento?

Sim, você pode alcançar sucesso na carreira e no relacionamento. Apesar de existirem muitos artigos falando da dificuldade que a maioria das pessoas tem em administrar carreira e relacionamento, saiba que é possível ter sucesso em ambos. 

O segredo está em saber o que se deseja das duas esferas da vida e como fortalecê-las. Confira abaixo dicas para gerir com mais sucesso a sua ascensão profissional e a construção de uma vida a dois. 

Quer saber como está a sua felicidade nas áreas: profissional, pessoal, qualidade de vida e relacionamento?
Clique aqui e faça nosso teste.

1. Tudo é uma questão de foco

Se você souber fazer uma boa gestão do seu tempo, então é possível obter êxito tanto na carreira como no relacionamento. Tudo é uma questão de saber priorizar cada um na hora certa.

Haverá momentos em que você terá que dar uma pausa na sua carreira ou no seu relacionamento, abrir mão de certas coisas. Mas tudo pode ser conversado, a fim de encontrar a melhor solução para ambos. 

O principal é manter o foco em você, nas suas necessidades e o que você quer para o seu futuro. Uma relação é feita de trocas e da compreensão de que em um dado momento um dos dois precisa ter suas prioridades reconhecidas.

Contudo, deve haver equilíbrio, isto é, os dois devem ter momentos em que seus sonhos sejam priorizados. O respeito à individualidade e aos sonhos de cada é o que norteará a relação para o sucesso. 

2. Para ter sucesso é preciso se organizar

Sim, até em um relacionamento é preciso se organizar, separar o seu tempo de ser um profissional dedicado e o tempo de ser uma pessoa apaixonada pelo seu companheiro (a).

Caso receba uma proposta diferente da habitual, seja para morar em outra cidade ou país, conversem entre vocês. Veja a possibilidade de ambos começarem uma nova vida em outro lugar, até porque essa é uma mudança para que ambos permaneçam juntos. 

Mostre para essa pessoa como é importante estar ao seu lado nesse momento. Quando há diálogo aberto e franco entre as partes é possível chegar a um meio-termo.

Lembre-se de que é importante balancear o tanto que você recebe com o tanto que você cede. Não dá nem só para abrir mão do que é importante para você e nem só deixar o outro abrir mão.

3. Caminhar juntos é crucial 

Em um relacionamento a dois é fundamental que ambos caminhem juntos e na mesma direção. Esse é o princípio para qualquer relacionamento dar certo, independentemente dos contratempos que venham atingi-los. De acordo com uma matéria da Catho: “Existe uma equação inteligente no universo profissional ainda pouco explorada: Sucesso = Resultado x Relacionamento”.

Em tudo na vida é essencial encontrar o equilíbrio, e quando isso for inevitável, saiba fazer as escolhas certas, ciente de que às vezes é preciso ceder. Os dois devem estar alinhados quanto às suas vontades de estar juntos. Quando existe um lugar de amor e acolhimento na relação dificilmente algo irá abalar essa união.

4. Reconheça as vitórias do outro

Estar em uma relação com alguém é se relacionar também com os sonhos dessa pessoa. Isso significa que mesmo que você não compreenda completamente o universo profissional do outro deve se orgulhar e reconhecer as suas vitórias. Esse reconhecimento torna mais fácil o processo de adaptação às mudanças que a carreira do outro pode trazer para a sua vida.

Da mesma forma que você deve apoiar a carreira profissional do seu par, precisa receber esse apoio de volta. Um relacionamento só dá certo quando as duas partes estão empenhadas em tornar o outro o mais feliz possível.

Se existe algum desencontro nesse sentido, é interessante conversar com seu par e tentar chegar a um denominador comum. O que não dá é para estar em uma relação em que um não reconhece e não valoriza o outro.

5. Tenha um plano de carreira

Quando uma pessoa acredita que encontrou o amor da sua vida faz planos, certo? O mesmo deve acontecer com a carreira. Ter um plano de carreira e dividir isso com seu par reduz as chances de que no futuro vocês entrem em desacordo. O outro precisa saber quais são as suas aspirações para que possa saber o que esperar do futuro.

Por exemplo, compartilhe com seu par se deseja trabalhar em outro país. Essa informação pode despertar no outro o desejo de também trabalhar fora ou então pelo menos o preparar para um possível tempo em uma relação à distância

Quando os planos estão às claras não há nada que possa abalar seriamente uma relação. Em suma, o grande segredo para ser feliz na carreira e no relacionamento é falar abertamente sobre os seus sonhos e desejos. 

Que tal compartilhar a sua história e inspirar outras pessoas a buscarem o sucesso profissional e pessoal? Deixe seu comentário abaixo. E se fizer sentido para você, compartilhe este artigo nas redes sociais!

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.
José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010
CNPJ: 31.328.744/0001-63

This will close in 0 seconds