Como funciona o Modelo de Excelência de Gestão (MEG)?

MEG Você sabe o que é o MEG?

Uma das coisas mais almejadas pelos gestores de empresas é a excelência em todos os processos. Qual gestor ou empreendedor não quer que o seu empreendimento seja excelente em tudo que produz e entrega, não é mesmo? Se você faz parte desse time, aqui vai uma boa notícia: alcançar esse nível de excelência não é impossível e o Modelo de Excelência de Gestão (MEG) pode ajudar.

Quer saber o que é o MEG, quais são os seus benefícios e como aplicá-lo? Então, continue a leitura e descubra como essa metodologia pode ajudar a sua empresa.

O que é MEG?

Desenvolvido pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), o Modelo de Excelência e Gestão é uma metodologia voltada para ajudar empresas a se desenvolverem através de boas práticas de gestão. O MEG é uma referência de administração, um guia com ações que as companhias devem realizar.

Vale mencionar que qualquer organização pode adotar essas práticas, adaptando cada fundamento à sua realidade. Companhias de todos os portes (pequenas, médias e grandes) e todos os setores conseguem trabalhar esse modelo e obter bons resultados. Mas, claro, desde que se empenhem para isso.

Benefícios do Modelo de Excelência de Gestão – MEG

Com base nas características citadas anteriormente, é possível refletirmos sobre os benefícios que surgem ao aplicar o modelo MEG como estratégia de gestão em uma empresa. Mas, que benefícios são esses? Confira a seguir!

  • A competitividade e a sustentabilidade são estrategicamente promovidas dentro da empresa;
  • A gestão passa a ter um referencial real e palpável;
  • O aprendizado organizacional se torna mais elaborado e eficiente;
  • Melhora da compreensão de anseios das partes interessadas;
  • Mensura os resultados do negócio de forma objetiva;
  • A visão sistêmica dos executivos é exercitada para desenvolver habilidades específicas;
  • Estimula o comprometimento e a cooperação entre as pessoas;
  • Incorpora a cultura da excelência;
  • Uniformiza a linguagem e melhora a comunicação gerencial;
  • Permite um diagnóstico objetivo e a mensuração do grau de maturidade da gestão;
  • Enfatiza a integração e o alinhamento sistêmico.

Através dessas características e dos benefícios que o MEG nos apresenta, é possível entender que a empresa que adota esse método corretamente alcança uma evolução significativa.

Fundamentos do Modelo de Excelência e Gestão (MEG)

O Modelo de Excelência e Gestão se baseia em oito fundamentos que devem ser considerados pelas empresas que o aplicam, acompanhe e saiba mais sobre eles.

Adaptabilidade

A capacidade de se adaptar é fundamental para qualquer negócio que deseje sobreviver e se manter relevante em um mercado competitivo. Isso significa realizar ações bem pensadas, mas de forma ágil, para acompanhar as mudanças e encontrar oportunidades em meio às crises.

Aprendizado organizacional e inovação

Hoje, uma empresa que não investe na sua equipe perde para as que o fazem. Os funcionários possuem um papel estratégico para o bom desempenho de uma organização. Afinal, equipamentos, máquinas, sistemas e outros recursos físicos, qualquer organização pode adquirir, já o capital humano, se bem desenvolvido, se torna único.

Mais um benefício de investir no aprendizado organizacional e inovação é que os colaboradores se sentirão valorizados. Isso faz com que a companhia se torne um local desejado para trabalhar, atraindo cada vez mais os melhores profissionais e fortalecendo uma imagem positiva perante a sociedade.

Compromisso com as partes interessadas

Uma empresa não funciona sozinha e possui diversas partes interessadas, como: o conselho administrativo, clientes, fornecedores, o município em que atua, entre outras. Para que a gestão seja de excelência, é necessário que haja um compromisso com todas essas partes. Dessa maneira, o empreendimento funciona de forma coerente em relação aos seus papéis com cada uma delas.

Desenvolvimento sustentável

A sustentabilidade é um conceito que veio para ficar no universo corporativo por conta da urgência do tema. As empresas precisam se atentar ao impacto que geram no meio ambiente e na sociedade. Assim, poderão desenvolver ações que visem tanto reduzir os efeitos que forem negativos, quanto realizar ações que contribuam para o bem do planeta e das pessoas.

Geração de valor

Além de todos os objetivos que uma empresa possui, de ser competitiva e conquistar cada vez mais clientes, é necessário ter o desejo genuíno de gerar valor. Esse valor deve ser oferecido aos colaboradores, consumidores, ao meio ambiente, aos sócios, parceiros de negócios e à sociedade de maneira geral. Cada organização deve encontrar as suas formas de gerar valor e se tornar relevante.

Liderança transformadora

Os líderes possuem um papel estratégico dentro de uma organização. Mais do que chefes, precisam estar preparados para assumirem a função de transformar a equipe e mantê-la motivada para alcançar os objetivos da empresa, trazendo resultados positivos para todos.

Oferecer formações em Coaching para os supervisores é uma ótima forma de transformá-los em verdadeiros líderes. Ao conhecerem as ferramentas da metodologia, poderão aplicá-las com os subordinados e caminhar ao lado deles, cocriando uma trajetória de autoconhecimento e evolução.

Orientação por processos

Os processos de uma empresa devem ser muito bem planejados e acompanhados para identificar possíveis etapas que possam ser eliminadas ou adaptadas. Através da análise de dados e da contribuição dos colaboradores é possível tornar os processos cada vez mais eficazes e eficientes.

Pensamento sistêmico

Por fim, temos o fundamento do pensamento sistêmico, que se refere à importância de todos os membros da empresa terem a consciência de que suas atividades estão relacionadas. Todos devem entender como o seu papel influencia o contexto geral, reconhecendo sua importância e assumindo com seriedade suas responsabilidades.

Considerar esses oito fundamentos é muito importante para realizar uma gestão de excelência no seu empreendimento, independentemente do porte e área de atuação. Afinal, todas as questões abordadas se aplicam a qualquer negócio, seja ele uma grande indústria ou uma pequena fábrica.

Agora, conte para a gente: você acha válido apostar no MEG como um modelo de gestão para a sua empresa? Já utilizou esse modelo? Deixe seu comentário e compartilhe no espaço abaixo a sua experiência!

Se achou o conteúdo interessante, espalhe o conhecimento! Compartilhe o artigo em suas redes sociais e informe mais pessoas sobre o método MEG.

Copyright: Phovoir / Shutterstock

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010