Como realizar o sonho da liberdade sendo um profissional de Coaching

Como-realizar-o-sonho-da-liberdade-sendo-um-profissional-de-Coaching
A profissão de Coaching pode proporcionar liberdade e autonomia na vida do profissional. / Copyright: Roman Samborskyi.

Em diversos momentos, nós colocamos a nossa vida profissional na balança e refletimos se o modo como estamos trabalhando vem comprometendo nossa liberdade e autonomia. Por acaso você está passando por esse momento? Cabe a reflexão.

Você está vivendo sua vida profissional como gostaria? O que te faz verdadeiramente feliz? Que sonhos você conseguiu realizar? Você sente que o modo como você vem vivendo, tirou sua liberdade? Você sabe que precisa mudar, mas não sabe o que fazer para isso acontecer? A verdade é que se você viver para a sua felicidade, você encontrará a resposta para todos esses questionamentos, mas como isso é possível?

Durante a vida adulta, as pessoas possuem a tendência de projetar a felicidade e o bem estar em questões de âmbito profissional e a partir daí, moldar as outras áreas da vida. Antigamente, era comum escolher a profissão sob influência de familiares e amigos, o que pode tornar a atividade uma obrigação e acabar causando desequilíbrio entre a vida pessoal e profissional. É importante frisar que o trabalho não precisa consumir a energia e liberdade da pessoa e que é possível sim, encontrar uma atividade que proporcione também, realização pessoal e independência.

Uma carreira não deve consumir a vida fora do ambiente de trabalho, ela deve ser adaptável de acordo com as necessidades, personalidade, aptidão e motivação do indivíduo, não o contrário. É preciso estabelecer limites capazes de promover não só crescimento profissional, como também psicológico e social. Sendo assim, a profissão da pessoa não deve tirar sua liberdade para aproveitar o tempo fora do ambiente de trabalho.

Outro fator que pode ser um grande obstáculo para a liberdade da pessoa, é a má gestão do tempo. Saber administrar o tempo no trabalho é essencial para promover não só crescimento profissional, como também bem-estar e liberdade para que o indivíduo se dedique em atividades fora do ambiente de trabalho. É preciso saber controlar e separar quais ações realmente necessitam do nosso tempo e dedicação, para assim, não comprometermos nossa saúde e liberdade.

Mas como alinhar carreira e gestão de tempo e alcançar a tão sonhada liberdade?

Coaching como auxílio na liberdade do indivíduo

O Coaching pode ser a transformação necessária na vida de quem procura nivelar vida profissional, gestão de tempo e liberdade para viver aquilo que deseja. A metodologia é uma ótima forma para a pessoa alcançar o equilíbrio entre o trabalho e a vida fora dele.

Muitas dúvidas e questionamentos podem surgir na jornada rumo a tão sonhada liberdade, além das cobranças externas, que também podem tentar desacelerar todo o processo. Porém, o Coaching gera autoconhecimento e este, é o combustível essencial para o alcance da liberdade, pois é através dele, que a pessoa será capaz de identificar suas qualidades e pontos de melhoria, extinguir limitações que impedem seu crescimento, desenvolver habilidades e então, viver plenamente.

Muitas pessoas sentem que sua atual profissão, acabou com a liberdade que tanto prezavam e por conta disso, é crescente o número de indivíduos que buscam na profissão em Coaching a solução para tal problema. Pois através desta atividade, profissionais de diversas áreas de atuação (como professores, psicólogos, advogados e jornalistas) veem construindo carreiras promissoras, além de trabalharem de onde quiserem, com flexibilidade de horário e recuperarem a autoestima, paixão e autonomia que a vida profissional e a falta de tempo absorveram anteriormente.

Para se tornar um profissional em Coaching, a pessoa não precisa passar por processo seletivo em Universidades, mas é necessário que a mesma realize uma formação. Em sua atuação, o Coach não fornece respostas prontas ao seu cliente (Coachee), mas sim, o ajuda a encontrar as respostas que ele mesmo possui, desenvolvendo suas habilidades e promovendo metas, o que torna possível que ele saia de determinado estado, para o desejado.

O que a profissão Coach proporciona ao indivíduo

Encontrar seu propósito de carreira e alinha-lo com a sua essência através da profissão de Coaching lhe proporcionará benefícios como:

  • Equilibrar a vida profissional e pessoal sem ter que se abdicar de nenhuma delas;
  • Possibilidade para escolher o estilo de vida que deseja;
  • Alinhar habilidades e características e assim, construir um plano de metas de acordo com a sua realidade;
  • Definir prioridades;
  • Desenhar sua carreira de acordo com o seu planejamento;
  • Montar sua agenda de atendimento a partir da sua demanda e horário;
  • Melhor gestão de tempo,
  • Conseguir se dedicar aos seus sonhos e momentos com a família e amigos;
  • Reduzir o estresse causado pela rotina de trabalho habitual;
  • Eliminar problemas como trânsito e despesas com alimentação, caso você opte por atender em casa;
  • Aumentar a qualidade de vida;
  • Atingir resultados de excelência;
  • Ampliar a fonte de renda;
  • Provocar mudanças, crescimento e transformação na vida de outros indivíduos.

Seja um Coach de sucesso

O trabalho de uma pessoa deve transparecer sua personalidade e gerar bem-estar, portanto, estar em uma profissão que proporcione isso, permite que profissionais mais seguros, proativos e motivados componham o mercado. Todo esse ciclo gera metas mais ousadas e maior alcance de objetivos. Assim, os profissionais conseguem focar em seus sonhos e conquistar a liberdade e autonomia que tanto desejam.

Agora que você conhece a metodologia e que sendo um profissional da área, você pode alcançar a liberdade para viver sua vida fora do ambiente de trabalho, por que não começar agora a mudança necessária na sua vida e realizar a formação deste mercado em ascensão?

A formação Professional & Self Coaching – PSC, do Instituto Brasileiro de Coaching é o mais completo curso de Coaching do Brasil. A metodologia permite que o indivíduo desenvolva suas habilidades e o auxilia a vencer obstáculos e crenças limitantes, proporciona crescimento pessoal, gera uma nova oportunidade de carreira, e assim, fornece recursos para que a pessoa consiga se recolocar no mercado a partir de uma profissão que torna viável o alcance da liberdade e da autonomia, sem abrir mão de resultados de qualidade e sucesso.

Saiba mais!

Gostou do artigo?

Esses e outros aspectos da liderança são abordados com mais intensidade na nossa formação PSC - Professional & Self Coaching. Preencha o formulário abaixo e fale agora com um consultor especializado. Desenvolva sua
vida pessoal e sua carreira com a metodologia mais transformadora do mercado.
José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010
CNPJ: 31.328.744/0001-63