Como reconhecer o fracasso profissional?

reconhecer fracasso profissional
Muitos profissionais acabam fracassando por não conseguirem reconhecer atitudes prejudiciais à carreira.

Qualquer pessoa está sujeita ao fracasso, especialmente quando ela precisa tomar decisões e fazer escolhas que afetem o dia a dia. Seja qual for a escolha que você faça, mais importante que o acerto ou o erro, é a forma como você encara o resultado.

No caso de um acerto, é essencial não se apoiar nisso para o resto da vida ou humilhar outras pessoas. Afinal, um dia você está bem, mas no outro pode não estar.

Qual o melhor caminho para a felicidade?

Preencha AGORA o formulário para descobrir!

No caso de um erro, é fundamental correr atrás de uma solução e enxergar toda a situação como uma oportunidade de aprender e crescer. A sensação de fracassar pode ser ruim, mas isso depende muito mais da expectativa que você coloca em cada situação. Pessoas bem-sucedidas são aquelas que conseguem aprender com os erros e transformar o fracasso em oportunidades.

Para saber mais a respeito do assunto é só continuar lendo o texto!

10 atitudes que levam ao fracasso profissional

Existem alguns comportamentos que devem ser evitados para prevenir esse tipo de situação. Conheça os 10 principais a seguir:

  1. Estabelecer ou aceitar metas fora da realidade.
  2. Medo de fracassar.
  3. Não aceitar os próprios erros ou aprender com eles.
  4. Esquecer-se que já cometeu erros no passado.
  5. Não planejar suas ações de maneira estratégica.
  6. Não tirar seus planos do papel por medo, falta de planejamento ou preguiça.
  7. Não se atualizar com as novidades do setor em que trabalha.
  8. Parar de estudar constantemente.
  9. Deixar de conhecer e de aprender com outros profissionais.
  10. Achar que os seus ídolos profissionais não erram.

Se lembrar de mais algum item que não está aqui é só escrever nos comentários!

10 atitudes que indicam o fracasso profissional

Muitos profissionais acabam fracassando por não perceberem que os seus comportamentos são prejudiciais para as suas carreiras. Confira os principais comportamentos que comprometem seu sucesso profissional e indicam fracasso:

  1. Não assumir a responsabilidade por algo que fez ou participou.
  2. Terceirizar a culpa por algo que fez ou participou.
  3. Tomar decisões apenas com base em certezas e não em dados e informações concretas.
  4. Descartar a possibilidade de que o fracasso pode acontecer com qualquer um, inclusive você mesmo.
  5. Subestimar a própria competência.
  6. Dificuldade de ser flexível em vários cenários.
  7. Aceitar um cargo que não seja ideal para seu perfil.
  8. Usar o conformismo no dia a dia como uma fantasia.
  9. Aderir à procrastinação com frequência.
  10. Dificuldade de se adaptar em diversos ambientes.

Sabe de mais algum item que não está na lista acima? É só escrever nos comentários!

As vantagens do coaching

Você está pronto para enfrentar as mudanças do mercado e se tornar um profissional de sucesso? O primeiro passo para isso é parar de se sentir e de agir como um fracassado. Invista na sua carreira e no seu desenvolvimento profissional e pessoal com uma formação em coaching.

O coaching abre as portas para que você mesmo encontre o seu caminho e alcance resultados extraordinários. No Instituto Brasileiro de Coaching (IBC), há diversos cursos interessantes para todos os tipos de pessoa em diferentes estados da vida. Com certeza há um que se encaixa no seu momento atual. Conheça alguns deles abaixo:

  • A formação Leader Coach Training (LCT) é ideal para os líderes que desejam se aperfeiçoar ou para quem quer se tornar um grande gestor um dia. Em 20 horas de aprendizagem com aulas práticas e teóricas, você obtém conhecimento a respeito de gestão, autogestão e coaching de forma profunda e empoderadora. Por meio de materiais exclusivos e com instrutores altamente capacitados, o conteúdo ensina como exercitar o autoconhecimento e a inteligência emocional todos os dias; como aplicar todos os quadrantes da liderança; como reter talentos no time; como desenvolver colaboradores; como manter bons índices de clima organizacional e de saúde no trabalho; como incentivar a aderência à cultura organizacional; como criar processos mais humanizados para que todos se comprometam e alcancem as metas.
  • O curso Business and Executive Coaching (BEC) é perfeito para os profissionais que estão buscando por excelência profissional. A formação ajuda no estabelecimento de metas, no desenvolvimento de planos de ação factíveis, na participação efetiva na gestão de mudanças, na construção e sustentação de bons relacionamentos interpessoais e no planejamento estratégico geral ou específico. Além disso, o colaborador progride em pontos como a habilidade para se comunicar com diversos tipos de público, negociar prazos e problemas e delegar atividades e capacidade de trabalhar em equipe.
  • A formação Constelação Sistêmica Integrativa (CSI) é um programa completo em que você literalmente vive a transformação. O processo é direcionado para quem deseja atuar diretamente com grupos e equipes; ampliar a atuação como coach; aprender a mediar e resolver conflitos; passar por um processo que contribui profundamente para o desenvolvimento pessoal; aplicar conhecimentos nas áreas pessoal, familiar, organizacional e profissional; ser um facilitador de técnicas de constelação; e muitos outros pontos essenciais para o autodesenvolvimento e cooperar para a evolução dos outros. Se quiser ler mais sobre o assunto, confira esse artigo que explica o que é a constelação familiar. [hiperlink: https://www.jrmcoaching.com.br/blog/o-que-e-constelacao-familiar/]
  • O MBA em Gestão de Pessoas & Coaching une as mais modernas técnicas de coaching, aplicando-as no desenvolvimento e gestão de pessoas. Com uma carga horária de 410 horas, você aprende o conteúdo em fases. Na primeira fase, você obtém conhecimento sobre a história, conceitos e fundamentos do coaching; psicologia positiva; neurolinguística; liderança coaching; processo evolutivo; modelos e nichos de coaching; aprendizagem acelarativa; como eliminar as crenças limitantes; e mais. Na segunda etapa, você aprende sobre comportamento e cenário organizacional; técnicas de gerenciamento do estresse; como aplicar o coaching no mundo empresarial; como lidar com bloqueios e adversidades; e muitos outros pontos. Em um terceiro momento, você recebe ensinamentos sobre atendimento com intervenção em transe; o que é mente consciente e inconsciente; self empowerment; o que é o processo evolutivo; como gerenciar conversas efetivas; quais são os métodos de quantificação; o que são modelos transformacionais; e muitos outros itens. Na quarta e última fase, o conteúdo ensina sobre gestão estratégica de pessoas; atração e seleção de pessoas; cargos, carreiras e remuneração; coaching, treinamento e desenvolvimento humano; o que é e como trabalhar a cultura organizacional; ferramentas de feedback; e mais.

Você já conhecia essas formações do Instituto Brasileiro de Coaching? Caso tenha dúvidas ou queira conhecer os outros cursos que a escola oferece é só escrever nos comentários ou entrar em contato com o atendimento.

Primeiro passo

O coaching ensina profundamente sobre a importância de estudar e colocar esse conhecimento em ação. O que você fez aqui hoje foi ler e estudar a respeito de fracasso e de algumas formações de coaching. Agora é o seu momento de refletir a respeito dessa sabedoria que adquiriu hoje e de como você pode mergulhar nela. Programe-se para investir na sua educação contínua, sempre focando nos grandes benefícios que isso pode trazer tanto para sua vida profissional quanto para sua vida pessoal.

A felicidade é imprescindível para o bom desempenho profissional!
Clique aqui, faça nosso “TESTE” e descubra como anda sua felicidade!

Se estiver na dúvida de quando começar, faça-o agora mesmo! Nunca é cedo demais ou tarde demais para aprender novos assuntos e trabalhar no seu desenvolvimento. Com certeza, você sentirá as vantagens em curto, médio e longo prazo. E quem está a sua volta também sentirá, pois quando uma pessoa muda, quem está em volta dela sente esse processo valioso.

Gostou do artigo? Deixe o seu comentário e nos ajude a produzir mais conteúdo de qualidade para você.

Imagem: Marcos Mesa Sam Wordley / Shutterstock



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010