Como se recolocar no mercado em tempos de crise?

A desaceleração da economia acabou impactando nas ofertas de trabalho. / Copyright: racorn

 

Já faz um tempo que a crise deixou de ser um boato e passou a ser uma realidade na vida de milhões de pessoas, com isso, veio a falta de dinheiro, baixo consumo e o desemprego. Contudo, a desaceleração da economia acabou impactando também, nas ofertas de trabalho.

E perder um emprego em meio a um furacão gera uma grande preocupação com a baixa no número de vagas e a necessidade de uma rápida recolocação. Porém, essa busca por um novo emprego, parece não ter fim o que pode levar muitos profissionais à desmotivação.

Atualmente, a média que um profissional leva para voltar ao mercado é de 6 a 12 meses, mas, seguindo algumas dicas você pode fazer do seu tempo ócio um mecanismo para acelerar esse retorno. É nos momentos de crise e incertezas, que se deve aumentar o seu foco, disciplina e sobre tudo, um pensamento que fuja do padrão.

Como se comportar diante da crise para conquistar uma recolocação profissional?

Quais são suas habilidades? O que motiva você?

O primeiro passo a ser dado é saber a resposta para essas perguntas. Depois, verifique com quais atividades ou empresas que você possui melhor sinergia.

Hoje, existe uma gama muito grande de profissionais qualificados no mercado e a atitude que vai diferenciar você dos demais, é saber encontrar o nicho certo. Dessa forma, é possível conseguir uma oferta atraente e sequaz ao que você quer.

O que o mercado espera de um profissional?

Experiência profissional, qualificação técnica, boas referências profissionais, marketing pessoal, se tornaram requisitos básicos para qualquer pessoa que busca uma vaga no mercado de trabalho. Já aqueles que buscam desenvolver suas competências comportamentais, ganham maior destaque.

Essas competências são qualidades valorizadas pelas organizações. Elas diferenciam o profissional no meio da multidão, trata-se de competências humanas, habilidades adquiridas e desenvolvidas ao longo da vida.

Um exemplo de característica mais valorizada pelas empresas é a proatividade. Qualquer organização espera que o profissional traga mais que um bom currículo, é preciso apresentar soluções que dêem resultados no dia a dia, que saibam se antecipar e agir diante de situações e problemas futuros.

Você está preparado para desempenhar funções diferentes?

Sim, isso também é muito valorizado pelo mercado. O profissional que apresenta maior agilidade em adaptação e resultados efetivos em um curto espaço de tempo tem maior vantagem competitiva.

Dicas para se recolocar no mercado

Se você está em busca de uma recolocação, veja agora algumas dicas que podem fazer toda a diferença.

Mantenha a calma

É o primeiro passo, esse é o momento de pensar no que fazer para conquistar uma recolocação profissional rápida e efetiva.

Conheça suas habilidades e comportamento

O que você tem de diferente dos demais?

Atualize seu currículo

E mantenha-o atualizado. Esse é o maior erro dos profissionais. Esquecer daquele curso que você fez no começo do ano, pode ser justamente a qualificação que a empresa em questão está buscando.

Evite o comportamento metralhador

Sair atirando pra todos os lado é sinal de desespero, então deixe que sua motivação e valores norteiem suas ações e escolhas.

Atualize-se

Esse é outro requisito básico para o mercado de trabalho, e uma obrigação para o profissional que quer se destacar. Então, aproveite os momentos onde o tempo está mais disponível para fazer cursos e aumentar suas chances de um novo emprego. Se falta recurso financeiro, saiba que existem cursos online gratuitos que podem ajudar.

Seja autêntico

Mentir sobre o que você sabe fazer, além de criar uma situação constrangedora, ainda mancha sua reputação no mercado.

Agora, é colocar as dicas em prática e ir à luta. Gostou deste artigo? Deixe seu comentário abaixo. Quer ajudar mais pessoas a se recolocarem no mercado? Curta e compartilhe-o nas redes sociais.

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.
José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010
CNPJ: 31.328.744/0001-63