10 Razões que mostram a importância de Ser Grato

Mulher com braços para o céu

Veja 10 razões que mostram o quanto é importante ser grato.

Diariamente, acontecem coisas boas e coisas ruins em nossas vidas. Você é o tipo de pessoa que dá mais importância para os acontecimentos positivos ou negativos? De maneira geral, para o ser humano é mais natural prestar atenção aos acontecimentos ruins. As pessoas tendem a ficar repassando as dificuldades que tiveram ao invés daquilo que ofereceu uma experiência boa. 

O impacto de não prestar a devida atenção às coisas boas que aconteceram se reflete em não ser grato por elas. Não agradecer pelas coisas positivas pode criar um padrão comportamental que levará a novas coisas ruins.

Resumidamente, não ser grato cria um círculo vicioso em que não se reconhece o que há de bom e se aumenta o que é ruim. No artigo a seguir iremos apresentar 10 razões que apontam a relevância de ser grato. 

O que é gratidão?

Antes de falarmos sobre as 10 razões que tornam importante ser grato, é interessante entender o conceito de gratidão. A palavra gratidão nos leva a pensar a respeito de um sentimento ou emoção. Essa emoção nasce a partir do recebimento de algo especial de alguém. A gratidão pode ser uma resposta a uma ajuda recebida, um presente ou outra coisa boa que a outra pessoa nos agrega.

Nem sempre estamos esperando por aquilo que recebemos e nos gera o sentimento conhecido como gratidão. Em linhas gerais, há o reconhecimento de que uma pessoa agiu conforme a maneira que gostaríamos de ser tratados. Esse acontecimento nos faz sentir gratos. Ao receber uma ação que suscita em nós esse sentimento temos o desejo ou a “obrigação” de retribuir. 

Porém, não se trata de uma dívida que pesa, por isso, colocamos a palavra obrigação entre aspas. Trata-se de fazer o bem em retribuição a quem te fez bem. Existe o desejo de que o outro sinta a mesma coisa boa que nós ao receber a boa ação. A gratidão traz em si um mix de outros sentimentos como: amor, amizade, paz e fidelidade. 

Conheça 10 razões que mostram a importância de Ser Grato

Após a conceituação de gratidão, vamos conferir 10 razões que mostram o quanto é importante ser grato. Essas razões são propostas aqui como uma forma de te ajudar a refletir a respeito da relevância da gratidão para construir uma vida mais plena e harmônica. 

1. Gratidão por ter um lar

Há um número bastante significativo de pessoas desabrigadas no mundo, seja por problemas financeiros, desastres naturais ou até conflitos bélicos. Então, somente o fato de ter um lugar para morar já é um motivo relevante para ser grato. Ainda que sua casa não seja uma mansão e nem tenha luxo, te oferece abrigo e proteção. A casa é o nosso lar. 

2. Gratidão por ter saúde

Um grande motivo para ser grato é ter saúde para usufruir da vida com qualidade e tranquilidade. Uma forma de demonstrar essa gratidão é ter zelo pela saúde física e mental. Isso permite evoluir e viver experiências ainda mais transformadoras e interessantes. 

3. Gratidão por estar cercado por pessoas boas

A convivência com familiares, colegas de trabalho, vizinhos, entre outros, pode não ser exatamente simples. Nem todo mundo com quem convivemos é agradável, há pessoas que agem com ironia e desdém. No entanto, embora essas pessoas de conduta negativa tenham impacto em nossas vidas, há muitas outras que agem de forma positiva.

É essencial ser grato por estar cercado de pessoas boas, que gostam de você e que fazem a diferença em sua vida. Ter ao seu lado pessoas que desejam melhorar e entregar o melhor para você faz toda a diferença para a sua felicidade

4. Gratidão por ter pessoas com quem contar

Essa razão para ser grato conversa intimamente com a razão apontada acima. É muito bom saber que há pessoas à nossa volta com quem podemos contar para crescer nos âmbitos pessoal e profissional.

Todos os dias somos submetidos a uma série de desafios e não precisamos passar por nada disso sozinhos. Ter uma pessoa que nos estende a mão quando mais precisamos é crucial. Seja grato por ter pessoas que se importam de verdade com você.

5. Gratidão por ter coisas de que gosta

Boa parte das pessoas não têm tudo o que quer, mas isso não pode impedir de olhar com carinho para as coisas boas que possui. O anseio por ter sempre mais não pode nos privar de ver o quanto é positivo aquilo que já temos. 

Quando estiver pensando em algo que não tem, reflita sobre as coisas que já possui. Certamente você se dará conta de que tem muitas coisas que sempre quis, mas que deixou de pensar nelas depois que as conquistou. Seja grato pelo o que tem. 

6. Gratidão por suas capacidades

Olhar para si mesmo com carinho e de forma positiva é essencial para o fortalecimento da sua autoestima. Reconheça que você é uma pessoa inteligente e com uma série de qualidades. Entenda que você possui dons e sabedorias que outras pessoas não têm. Então seja grato pelas habilidades que possui e se mantenha no processo de evolução constante. 

7. Gratidão pelas oportunidades que possui

Ser grato às coisas que temos é fundamental, assim como ter gratidão pelas oportunidades a que temos acesso. As redes sociais permitem ver com mais frequência aquilo que as outras pessoas estão fazendo.

Dessa possibilidade pode nascer um sentimento negativo de anseio pelo o que os outros têm. Antes de entrar nessa espiral é essencial refletir sobre a sua própria vida e ser grato pelo o que possui. 

8. Gratidão por ter a chance de recomeçar

Diariamente temos a oportunidade de tornar diversos aspectos das nossas vidas diferentes. Tenha gratidão pela possibilidade de recomeçar e viver uma vida mais plena e feliz. 

9. Gratidão por atos de solidariedade

No começo do artigo pontuamos que a gratidão surge a partir da emoção de ganhar algo bom de outra pessoa. Nosso coração se alegra quando sentimos que há amor vindo de outra pessoa. Os atos de doação de tempo ou de ajuda nos permitem entender que somos queridos. Então, seja grato pelos atos de solidariedade que você recebe. 

10. Gratidão por ter motivos para ser feliz

Dê valor às coisas que aquecem o seu coração e te fazem feliz. Algumas vezes o mundo pode parecer escuro, mas há sempre luz vindo de algum lugar. Lembre-se de ser grato por esses momentos.

Gostou de conhecer 10 razões para ser grato? Qual é a mais marcante em sua vida? Comente abaixo!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010
CNPJ: 31.328.744/0001-63

This will close in 0 seconds