9 Dicas sobre como conversar com as pessoas de forma sincera

 

casais conversando

Conversar faz parte do dia a dia. No entanto, a falta de clareza, de empatia e de objetividade representam empecilhos ao processo de comunicação

A comunicação é um importante elo entre as pessoas, pois é a partir dela que estabelecemos relações de confiança, manifestamos pensamentos e sentimentos, prestamos auxílio, compartilhamos conhecimentos, entre outras funções. Desde os primórdios, a emissão de sons e sinais, as gravuras nas cavernas e registros dos mais variados fazem parte da nossa comunicação e, consequentemente, das nossas relações.

Conversar faz parte do dia a dia. No entanto, a falta de clareza, de empatia e de objetividade representam empecilhos ao processo de comunicação. Por isso, para que as pessoas conversem de maneira sincera, estabelecendo uma relação confiável, vale a pena anotar algumas dicas. Confira-as a seguir e boa leitura!

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1. Adote a linguagem adequada

Fique atento para saber se a conversa deve ser formal ou informal. Em situações de comunicação profissional, utilize uma linguagem mais formal e correta, especialmente se for falar em público. Em conversas informais; com amigos, familiares e pessoas mais próximas, você pode utilizar a informalidade, sem tanta precisão e complexidade ao formular as suas ideias.

A comunicação é um pouco como a moda: utilizar o nível de linguagem inadequado pode ser como ir a um casamento de chinelos ou à praia de terno e gravata. Além disso, lembre-se de que falar bem não é falar difícil. É possível ser bem eficaz por meio de palavras simples.

2. Escolha o melhor meio de comunicação

Hoje em dia, podemos nos comunicar por meio de diferentes formas: a conversa presencial, o telefone, a mensagem de texto, o áudio gravado, o e-mail, a rede social, e por aí vai. É importante desenvolver a sensibilidade de perceber o nível de linguagem que cada meio exige, bem como o tipo de assunto que pode ser tratado em cada um desses meios.

Você pode, por exemplo, mandar uma mensagem de texto ao namorado (a) que foi ao mercado, pedindo que não se esqueça de comprar café, mas não faz sentido mandar um e-mail para essa finalidade. Ao mesmo tempo, seria de mau gosto comunicar a demissão de um funcionário por um áudio no WhatsApp. Fique atento!

3. Avalie se esta comunicação é realmente necessária

As palavras têm um poder enorme, que ora beneficia, ora prejudica as relações estabelecidas entre as pessoas. Por isso, antes de comunicar-se com alguém, é importante questionar-se sobre o que você tem a dizer:

  • É necessário?
  • É importante?
  • Pode ofender ou magoar alguém?
  • Você realmente sabe do que está falando ou é um mero palpite?
  • Você gostaria de ouvir o que está prestes a dizer?

Muitas pessoas fazem da comunicação uma verdadeira fonte de problemas pelo simples fato de não refletirem sobre as questões acima antes de se comunicar. Não seja uma dessas pessoas. Pense!

4. Seja claro e objetivo

Dê preferência para uma comunicação eficaz e clara. Saiba sempre a mensagem que quer transmitir com antecedência e faça-o da forma mais objetiva possível. Pense no que vai falar para se expressar de maneira adequada. Fale o que realmente deseja. Se for algo negativo, tome cuidado com o tom de voz e utilize a sua sensibilidade. Seja sutil, mas verdadeiro.

Além disso, não faça “rodeios”. Um discurso prolixo é aquele que utilize palavras e frases desnecessárias, sem ir direto ao ponto. Isso cria uma ansiedade desnecessária entre os envolvidos na conversa. Seja breve, tanto quanto for possível.

5. Mantenha a educação e a cordialidade

A educação e a cordialidade precisam ser regra, nunca exceção. São elementos tão óbvios que incluí-los neste artigo parece “chover no molhado”. No entanto, muitas pessoas se esquecem de normas tão simples, como fazer uma saudação, identificar-se antes da mensagem, utilizar as “palavras mágicas” que aprendemos na infância (“por favor”, “obrigado” e “com licença”) e saber finalizar o assunto com gentileza.

Há pessoas que parecem se esquecer dessas regrinhas, tornando a comunicação rude e áspera. Não faça isso. Mantenha o respeito e a educação com todos, independentemente de quem sejam.

6. Saiba falar, mas também saiba ouvir

O processo de comunicação é uma via de mão dupla. Da mesma maneira que nós expressamos as nossas ideias, também precisamos dar tempo e espaço para que o outro se expresse também.

Isso significa que você deve saber falar, mas também ouvir. Ouça a pessoa com quem está conversando sem interrompê-la, demonstre interesse e atenção ao que ela diz e procure sempre olhá-la nos olhos, pois atitudes assim transmitem confiança. Além disso, é justo que a conversa seja equilibrada, em que todos os envolvidos possam dizer o que pensam, caso contrário, será uma relação desigual e autoritária.

7. Atente-se à comunicação não-verbal

As palavras seguem como o principal código que as pessoas utilizam para comunicar aquilo que pensam. No entanto, é importante ressaltar que elas não são o único meio de expressar sentimentos e ideias. Há outros mecanismos que também revelam aquilo que se passa em nossas mentes.

Tom de voz, posturas corporais, gestos e expressões faciais são extremamente reveladores. Muitas vezes, esses itens denunciam que há incoerência entre o que a pessoa diz e o que ela realmente gostaria de dizer. Além disso, esses elementos não-verbais podem indicar desprezo, raiva, tristeza, felicidade, entre outras emoções que talvez as palavras não sejam capazes de expressar. Atente-se a esses fatores — tanto em si quanto em seu interlocutor.

8. Vá até a fonte do problema

Se você tem uma questão que precisa ser resolvida com alguém, dirija-se diretamente até essa pessoa. Essa é uma dica simples, mas que evita muitos transtornos. Quanto mais pessoas forem envolvidas nessa questão, mais a mensagem original pode sofrer modificações, o que pode desencadear grandes conflitos, numa espécie de telefone sem fio.

Para evitar que isso ocorra, converse diretamente com a raiz da questão, pois o excesso de pessoas envolvidas numa determinada comunicação pode ser mais nocivo do que benéfico. Seja claro, direto e responsável com aquilo que diz, sem distorcer e sem negar o que você já comunicou.

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9. Seja empático e administre as suas emoções

A empatia é a capacidade de nos colocarmos no lugar do outro. Se mais pessoas fizessem esse exercício, certamente a comunicação entre as pessoas seria mais cordial, clara e objetiva. Por isso, antes de enviar uma mensagem, reflita: se você recebesse essa mensagem, você seria capaz de compreendê-la corretamente? Como ela faria você se sentir? Isso garante que as suas palavras sejam claras e não magoem ninguém.

Além disso, a escolha adequada de palavras e de tom de voz permite que você não “desconte” as suas emoções no seu interlocutor. Palavras proferidas no calor do momento frequentemente tornam os problemas maiores do que já são. Por isso, respire fundo, mantenha a calma, concentre-se e evite que as emoções atravessem o seu discurso. Talvez seja melhor adiar a conversa, se estiver nervoso, por exemplo.

Vale lembra que precisamos tomar cuidado também com as conversas e relações realizadas na internet. Escreva corretamente, tomando cuidado com a ortografia, acentuação e pontuação, uma vez que elas podem dar outro sentido à sua mensagem. O mesmo pode ocorrer com os corretores automáticos. Por isso, não deixe de ler e revisar atentamente qualquer texto antes de enviá-lo.

No mais, conversar é sempre bom, não é mesmo?  Faz muito bem e é uma forma de expressar as nossas ideias e pensamentos, além de ouvir o que os outros têm a dizer. Essa troca, quando bem conduzida, é muito enriquecedora. Entretanto, lembre-se de que para estabelecermos relações de confiança, é preciso que nos comuniquemos de maneira sincera. Então, siga as dicas e tenha uma comunicação eficiente!

E você, como avalia a sua comunicação recentemente? Quais das dicas acima você já coloca em prática? Quais delas você ainda precisa exercitar mais? Deixe o seu comentário no espaço abaixo. Por fim, não se esqueça de compartilhar este artigo com todos aqueles que também possam se beneficiar destas informações, por meio das suas redes sociais!

 

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Imagem: Por GoodStudio

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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