O Big Brother é aqui

Semanas atrás começou o Reality Show mais famoso do Brasil. Com certeza, vai estar entre os assuntos mais comentados das redes sociais. Revistas, programas vespertinos, comentaristas especializados, notícias em portais, blogs , sites e um canal com transmissão 24 horas por dia. É para deixar qualquer Show de Truman com inveja.

Você não acha que isso tudo é muita exposição? Mas se eu dissesse que você faz algo parecido todos os dias na internet? Que, às vezes, aquela promoção esperada não saiu por alguns comentários seus no Facebook? Que talvez você não passou naquele processo seletivo por ter uma postura imatura nas redes sociais? Por mais que você não concorde com isso, é uma realidade.

Nos expomos todos os dias, seja com nossas opiniões, constatações ou comentários “inofensivos”. Para ilustrar isso, recentemente, um banco belga fez uma pegadinha. Montaram uma tenda na rua e levavam pessoas para terem suas mentes lidas por um “vidente” – que, obviamente, era um ator. Várias “mentes” foram lidas. Até dados bancários foram revelados. Mas no final, uma cortina caía e toda a magia era revelada: uma equipe pesquisava as informações na internet e as passava para o ator.

Foi uma forma impactante que encontraram de dizer: “cuidado com a exposição na internet.”

Devo “sair” da internet?

O que fazer? Sair da internet ou apenas das redes sociais? Veja bem, o que estamos tratando aqui vai além da privacidade por ela mesma. A questão não é apenas ter ou não uma conta no Facebook ou Twitter. Não queremos fazer nenhum tipo de terrorismo com a internet. Não há como escapar dela. Além do mais, é uma tecnologia fascinante que expandiu nossos horizontes e facilita nossas vidas. As redes sociais, por exemplo, é uma forma espetacular de trocar informações e enriquecer nosso conhecimento.

A questão aqui é: a rede social é apenas uma ferramenta, que na maioria das vezes, revela quem realmente somos.

Você daria opinião sobre assuntos delicados que você não domina para milhões de pessoas? Pois é, mais ou menos isso que você já pode ter feito na internet. Talvez, a falta de ponderação ao “falar” esteja atrapalhando sua carreira. E não adianta você achar que isso é uma invasão de privacidade das empresas, pois é uma realidade.

Existem instituições que já desconsideram candidatos que não tenham uma conta no Facebook, por exemplo.

Está mais do que claro que devemos ter uma postura ética na internet como devemos ter em qualquer ambiente que frequentamos. Aquilo que chamávamos de vida virtual, atualmente, se confunde com o real a tal ponto de se “complementarem” no nosso dia a dia.

Portanto, antes de fazer qualquer brincadeira que pareça inofensiva, lembre-se que não são apenas seus amigos que vão ver. Para usar uma comparação pobre, a internet não é como uma mesa de bar.

Portanto, tenha responsabilidade ao usar as redes sociais. Seja claro quando emitir uma opinião. Não diga nada sem conhecimento e quando errar seja humilde para reconhecer o erro. Quando for preciso entrar em um debate, dialogue e apresente seus argumentos como se estivesse frente a frente com as pessoas. A educação sempre cabe em qualquer lugar, inclusive nas redes sociais.

Lembrem-se, amigos, busquem a ponderação nos comentários e chega de “achismos”, pois o verdadeiro Big Brother é aqui.

[php_everywhere]

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010