Como fazer uma crítica sem desmotivar a outra pessoa?

Críticas Construtivas Saiba como fazer Críticas Construtivas

 

Provavelmente você já tenha recebeu uma crítica no trabalho que te fez ser um profissional melhor e outra que pode ter te desmotivado. Afinal, existe um jeito certo de fazer uma crítica? Infelizmente não. O modo de conduzir uma crítica depende muito da cultura organizacional de cada empresa, porém existem caminhos que você pode seguir para ser construtivo e não destrutivo. Continue lendo o artigo para conferir as dicas que selecionamos para você criticar com assertividade e sem desmotivar ninguém!

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Entendendo conceitos

Vamos começar pelo começo, não é mesmo? Se você já ouviu o termo “crítica construtiva”, mas não sabe exatamente o que isso significa, pense que o conceito remete a um comentário edificante a respeito de algo que você fez. Mas que fique claro que isso não quer dizer exatamente um elogio. Pode ser que o trabalho precise de melhorias, portanto, a observação construtiva deve indicar quais são os pontos que podem ser otimizados e porquê.

Nesse contexto, é essencial tomar cuidado para não confundir grosseria e falta de educação com assertividade. Se um gestor faz uma observação em que sugere exatamente quais são as mudanças que devem ser feitas no trabalho, não quer dizer que ele está sendo grosso. É apenas uma forma de ser objetivo em relação ao que é necessário para a realização daquela tarefa com o nível de qualidade exigido pela empresa.

Para deixar a situação mais clara, confira al alguns exemplos práticos:

  • “O seu trabalho não está seguindo o briefing nos pontos X, Y e Z. Por favor, refaça. Se precisar de ajuda peça orientação a pessoa Z.”.
  • “Os resultados da ação que você planejou não estão satisfatórios. Vamos juntos pensar em uma forma de reformular a ideia para termos resultados positivos?”
  • “As suas entregas estão com a qualidade baixa ultimamente por estes motivos: X, Y e Z. Tem algum modo que eu posso te ajudar?”

Viu como é possível fazer comentários ao trabalho de qualquer pessoa estimulando para que ela melhore? Em um momento de feedback como esse, o líder ou gestor pode descobrir que o colaborador precisa de um curso complementar, de uma orientação mais detalhada ou somente de uma conversa.

Em longo prazo, as críticas construtivas cooperam para o fortalecimento da cultura organizacional, bons índices de clima organizacional, pensamento coletivo do time para a realização de tarefas, crescimento da produtividade e qualidade das entregas. Afinal, o funcionário que entende onde precisa melhorar e tem ajuda para isso, consegue evoluir com mais facilidade.

Agora vamos ver exemplos de críticas destrutivas:

  • “Seu trabalho não é bom.”
  • “Suas entregas são ruins.”
  • “Você não é um bom profissional.”

Comentários superficiais como estes acima não explicam a causa e nem consequência. Eles podem desestimular um funcionário que já não estava se sentindo bem no ambiente profissional. Em longo prazo, isso pode significar um aumento da taxa de turnover, não cumprimento da cultura organizacional, baixos índices positivos do clima organizacional e queda da produtividade e qualidade. Tá vendo? No lugar de melhorar, o gestor que não faz críticas construtivas apenas coopera para que o cenário se torne ainda mais negativo. 

O poder de uma crítica construtiva

Quando um líder ou gestor faz uma crítica construtiva, a intenção é aprimorar o trabalho do colaborador. Somente dessa forma, o funcionário é capaz de entender onde errou e o que poderia fazer de diferente para corrigir isso e evitar problemas futuros. 

Além de trazer mais conhecimento para o colaborador, o gestor coopera para o desenvolvimento profissional dele, podendo influenciar até em melhorias na vida pessoal. Por que não? Afinal, um comportamento positivo de um âmbito da vida pode ser aplicado em outro, caso seja adequado para os dois casos.

Como criar um método para fazer comentários edificantes

Se você é um líder ou gestor que está procurando por uma forma de fazer críticas construtivas, o primeiro passo é procurar pela área de recursos humanos (RH) da sua empresa. O setor pode orientar quais são as práticas já realizadas pela corporação e como as suas ações devem estar alinhadas à cultura organizacional.

Antes de simplesmente falar que a entrega não está adequada, você também pode seguir algumas dicas preciosas que selecionamos especialmente para quem está vivendo esse momento:

  • Analise bem o material que recebeu e anote (em um papel ou mentalmente) quais são os pontos positivos e negativos. 
  • Chame a pessoa para conversar pessoalmente, ou call ou por bate-papo, desde que seja só você a pessoa.
  • Na conversa, primeiro indique quais são os pontos positivos. Depois, mostre quais são os negativos e os motivos que te levaram a essas conclusões.
  • Após isso, entenda, junto com o funcionário, qual é o melhor caminho para resolver a situação.

Além disso, você pode complementar a sua habilidade com uma formação em coaching. O curso Leader Coach Training é excelente para quem está buscando por profissionais que exercitem a sua capacidade de tomar decisões rápidas, analisar comportamentos, gerenciar atividades e, é claro, dar feedbacks construtivos. Mais do que isso, a formação coopera para que o futuro líder exercite seu autoconhecimento, autodesenvolvimento e inteligência emocional.

Bônus: 5 livros para estudar mais

Para que você aprofunde os seus estudos e seja um líder ou gestor extraordinário, separamos alguns livros essenciais para ter na cabeceira. E se você não deseja ser líder, pode conferir a lista também, pois os livros ensinam muito sobre comportamento humano, desenvolvimento e evolução profissional. Confira:

“O obstáculo é o caminho” de Ryan Holiday.

“O Líder Eficaz” de Cecilia Whitaker Bergamini.

“Aprendendo a liderar” de James M. Kouzes e Barry Z. Posner. 

“Seja o líder que o momento exige” de César Souza.

“Os 5 desafios das equipes” de Patrick Lencioni e Simone Lemberg Reisner.

Lembre-se de que continuar estudando faz parte da vida de qualquer profissional que quer se manter atualizado e relevante no mercado. Por isso, nunca perca uma oportunidade!

Gostou do artigo de hoje? Então, preste atenção na próxima vez que for criticar algo. Perceba se você edificando e não destruindo o trabalho dos outros.

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José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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