Como fazer as pessoas gostarem de mim?

Como fazer as pessoas gostarem mais de mim? 10 Atitudes que farão as pessoas gostarem mais de você

 

Como fazer as pessoas gostarem de mim? Essa é uma pergunta que muitos se fazem. A verdade é que, embora a empatia entre as pessoas aconteça de modo natural, existem certas atitudes que tornam alguém mais ou menos agradável. Se deseja saber que ações são essas, continue esta leitura e aproveite também para refletir a respeito do seu comportamento atual e do que pode fazer para se tornar ainda melhor para o seu círculo de convivência e a sociedade de modo geral.

Entenda a diferença entre desejar ser agradável e necessitar da aprovação da terceiros

Antes de começarmos a falar a respeito das atitudes que podem fazer com que as pessoas gostem mais de você, é necessário entender qual é a sua motivação para isso. Se é ser alguém melhor e mais agradável para o mundo, para passar um exemplo positivo adiante, ótimo, isso é realmente muito bom. Por outro lado, se o que você tem é uma necessidade de aprovação, é preciso entender o que está gerando esse sentimento e resolver essa questão.

A melhor maneira de encontrar respostas e descobrir qual é o seu caso, é realmente se questionando e buscando o autoconhecimento. Se observe e entenda se você demonstra precisar que suas atitudes sejam aprovadas ou se age com foco no que acredita ser o certo, sem medo. Tenha em mente que aqueles que te amam de verdade, continuarão sentindo isso porque o amor deles tem a ver com a sua essência. Então, não há motivos para fazer coisas que não têm coerência com os seus valores apenas para agradar.

Queira, sim, ser alguém melhor, mas sem focar especificamente em fazer as pessoas gostarem de você. Tenha como principal objetivo contribuir para um mundo com mais gentileza, empatia e respeito, porque o restante virá como consequência. Além disso, suas ações funcionarão como um espelho, incentivando os demais a adotarem a mesma postura, criando uma poderosa corrente do bem.

10 Atitudes que farão as pessoas gostarem mais de você

As atitudes a seguir irão te tornar uma pessoa melhor, o que irá beneficiar a sua vida de modo geral e terá como uma das consequências fazer com que as pessoas apreciem ainda mais a sua companhia e gostem mais de você, acompanhe.

1 – Ser verdadeiro

Antes de qualquer coisa, é preciso deixar claro que a maneira mais eficaz de fazer as pessoas gostarem de você é sendo verdadeiro. É claro que, assim, você não será uma unanimidade, já que terá quem aprove ou desaprove seu jeito de ser, mas a verdade é que absolutamente ninguém é amado por todos, isso é natural e faz parte da vida. Ao optar por ser real, aqueles que gostarem de ti o farão com a mesma sinceridade e isso não tem preço.

Para percorrer o caminho até a sua verdade é preciso passar por uma etapa imprescindível: o autoconhecimento. Apenas através dele você irá se conhecer em primeiro lugar e, então, poderá expressar isso aos demais através de suas atitudes. Evite querer agradar a todos porque, agindo assim, correrá o risco de desagradar a pessoa mais importante: você.

2 – Estar ao lado dos entes queridos nas alegrias e tristezas

Muita gente diz que os verdadeiros amigos são aqueles que permanecem ao nosso lado quando passamos por momentos delicados. Realmente, isso é verdade, mas é preciso completar que a amizade verdadeira vai além e permanece também nos momentos de glória. Se alegrar com o voo do outro, sem sentir inveja, é uma das mais puras provas de amor que existem.

Nesse sentido, se desejar fazer com quem gostem mais de você, esteja presente nas situações tristes, estendendo a sua mão, e nas felizes, participando da comemoração das vitórias dos seus entes queridos como se fossem suas. Mas faça isso de todo o seu coração e não apenas para mostrar aos demais que é um ser evoluído.

3 – Respeitar o espaço do outro

O ser humano, de maneira geral, gosta de carinho, mas também precisa de espaço, de ter sua individualidade, e isso vale para relacionamentos familiares, de amizade e até mesmo os amorosos. Por mais que ame alguém e aprecie sua presença, evite exigir atenção o tempo todo, isso sufoca e não é nada saudável, nem para o outro e nem para você.

Caso sinta essa necessidade de estar junto o tempo todo, olhe para si, se questione e encontre os motivos que te levam a isso. Talvez seja alguma questão de autoestima, uma insegurança por conta de experiências do passado, enfim, são muitas possibilidades. Então, ao encontrar as respostas, poderá resolver isso e manter as relações mais positivas e equilibradas.

4 – Reconhecer quando errar e pedir desculpas

Se existe uma verdade no mundo é que todo ser humano comete erros, e, na maioria das vezes, não o faz por maldade e sim porque está em evolução. O que deve ser observado é o que vem após a falha, se é uma negação do fato ou o reconhecimento e uma tentativa de resolvê-lo. Obviamente, as pessoas consideradas mais agradáveis são aquelas que reconhecem que falharam e pedem desculpas.

Dessa maneira, procure repensar seu comportamento até aqui e entender a sua relação com os erros: você tem o costume de reconhecer e pedir desculpas? Se não tem esse hábito, sempre é tempo de desenvolvê-lo e evoluir. Acredite, o orgulho não leva a nada, serve apenas para afastar as pessoas e fazer com que percam momentos preciosos que poderiam desfrutar juntas.

5 – Ser uma pessoa positiva

Se você tivesse que escolher entre uma pessoa positiva ou negativa para conviver, o que faria? Imagino que optaria pela primeira, afinal, ter alguém que nos transmite paz e alegria por perto é maravilhoso. Então, basta inverter as coisas e pensar: se você quer fazer com que gostem mais de você, logo, deve buscar ser mais positivo.

Por positivo, entenda uma pessoa que é educada, sorri com frequência, faz comentários agradáveis, incentiva os outros. É claro que todos têm momentos de desânimo e isso é perfeitamente natural, porém, é preciso evitar certos comportamentos considerados negativos, como: fazer intriga, ver apenas o lado ruim das coisas, estar sempre de cara amarrada. O segredo está em buscar ser para os outros a companhia que você gostaria de ter, mas, claro, respeitando a sua essência.

6 – Ter empatia

Empatia é uma palavra que tem sido muito falada e que se fosse também mais praticada, poderia tornar o mundo um lugar melhor. Significa compreender emocionalmente outra pessoa, colocando-se no lugar dela. Esse é um guia fantástico para construir relações positivas, porque nos permite ser mais justos e magoar menos os outros.

Procure ser empático com seus entes queridos, mas também faça o mesmo com o atendente do supermercado, a pessoa que encontrar no ponto de ônibus, alguém que te pede um alimento na rua. Não seja legal apenas com quem deseja agradar, seja com todos, sem distinção, pois essas atitudes também contam.

7 – Ouvir as pessoas na essência

Se existe algo que precisa ser ressignificado é o ato de ouvir. Simplesmente escutar as palavras que as pessoas te falam e fazer seus comentários em seguida não é o suficiente para criar conexões. É preciso realmente acolher o outro, entender o que ele está tentando expressar e, só então, dizer algo. Se desejar, poderá fazer perguntas para entender melhor e demonstrar seu interesse.

Um comportamento que deve abolir se deseja ser uma pessoa mais agradável é evitar criar competições. Por exemplo: o interlocutor diz que está cansado, pois tem trabalhado muito durante a última semana. Então, você diz que está trabalhando ainda mais do que ele, porque tem feito horas-extras há um mês. Evite isso, respeite quando o outro estiver compartilhando uma experiência, você poderá falar de si quando ele terminar.

8 – Ter a mente aberta em relação ao diferente

Um ponto bastante importante a ser considerado para que as pessoas gostem mais de você envolve ter a mente aberta em relação ao diferente. E, para fazer isso, você não precisa concordar com todas as escolhas dos outros, basta que as respeite. Tenha como princípio que cada indivíduo é livre para fazer suas escolhas pessoais, assim, terá naturalmente uma postura livre de preconceitos, que acolhe em vez de julgar, o mundo precisa muito disso.

9 – Fazer elogios sinceros

O ser humano tem a tendência natural de se expressar quando está desconfortável com alguma situação e acabar se esquecendo de dizer quando está satisfeito. A verdade é que ambas atitudes são muito importantes, a primeira porque é um meio de resolver problemas e a segunda porque mostra ao outro que ele está no caminho certo. Portanto, lembre-se de elogiar quando achar que alguém merece, mostre que o que ele está fazendo é bom, isso irá estimulá-lo a ser cada vez melhor.

10 – Ser prestativo

Por fim, procure ser uma pessoa prestativa, que oferece ajuda quando sabe que pode contribuir. Muitas vezes, uma pequena ação da sua parte é capaz de transformar o dia de alguém. Isso pode ser feito das mais diferentes maneiras, como, por exemplo, oferecendo carona a um colega de trabalho ou vizinho em um dia de chuva, fazendo compras para um familiar que não pode sair de casa, enfim, são muitas as possibilidades.

E, então, já tem o costume de praticar algumas dessas ações? Se sim, significa que está no caminho certo. Se ainda não, acalme-se, sempre é tempo de construir hábitos positivos.

Aproveite para levar essa ideia adiante, compartilhando este conteúdo em suas redes sociais!

Copyright: 1485509738 – https://www.shutterstock.com/pt/g/cookiestudio

Fontes:

https://www.semprefamilia.com.br/comportamento/12-habitos-que-voce-deve-adotar-para-ser-uma-pessoa-mais-agradavel/

https://jornaldoempreendedor.com.br/destaques/lideranca/14-tecnicas-para-tornar-se-mais-agradavel/

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010