Como lidar com pessoas que falam demais

Pessoas que falam demais

Pessoas que falam demais no ambiente de trabalho – Como lidar?

 

É provável que você conheça pessoas que falem demais. Esse tipo de perfil é muito comum e pode ser encontrado em diversos ambientes. Pode ser até que você seja uma dessas pessoas e não perceba. Quer saber mais sobre o assunto? É só continuar lendo o texto!

Como identificar a pessoa que fala muito no ambiente do trabalho

É muito mais fácil de encontrar pessoas que falam muito em locais profissionais ou em situações de pressão do que fora do trabalho ou em cenários de calmaria. Isso acontece porque quando você está vivendo seu dia a dia normalmente e sem grandes problemas ou quando você está se divertindo é mais difícil de perceber problemas.

[php_everywhere instance=”2″]

Porém, estar em um local de trabalho ou em uma situação de pressão exige mais atenção e concentração, aumentando sua capacidade de perceber comportamentos que se destacam de forma positiva ou negativa.

Confira algumas das características de indivíduos que falam muito:

  • Interrupção: cortar o discurso dos colegas é uma das especialidades daqueles que falam além da conta. Em um debate, eles discursam incansavelmente sobre seus argumentos e não deixam que os outros  
  • Escuta não ativa: a escuta ativa acontece quando o outro ouve com atenção e empatia. Isso é necessário para a construção de qualquer relacionamento interpessoal saudável. No entanto, a pessoa que fala muito não tem o costume de ouvir com essa solidariedade.
  • Repetição: por conta da quantidade excessiva de tempo que fica falando, esse perfil começa a repetir argumentos em debates.
  • Estagnação: justamente por não ouvir a opinião alheia, quem fala demais não aprende assuntos novos ou consegue enxergar os fatos por outro ponto de vista.
  • Isolamento: com o passar do tempo os colegas passam a perceber as características dos outros e se afastam daqueles que incomodam ou que não acrescentam nada. Isso acontece porque os indivíduos que cometem ações como essas que estão descritas aqui dificultam o dia a dia daqueles que convivem com eles.

Como transformar esse cenário

As mudanças de comportamento não acontecem da noite para o dia, porém elas são possíveis e são bem-vindas. Se você já ouviu que fala muito de outra pessoa, pergunte a ela se isso acontece com constância. Caso sejam casos isolados, não há porque se preocupar. Porém, se isso é regular, é ideal que você busque entender como isso acontece. Depois é essencial que você passe a reparar nisso e se policiar em conversas em grupo. Caso você queira avisar a alguém que fala demais, lembre-se de fazer isso com respeito e tranquilidade para não criar inimizades e traumas.

Outra maneira muito interessante de reverter essa situação é investindo na educação contínua com o coaching. A formação Professional & Self Coaching (PSC) do Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) é um excelente exemplo de método coaching que é efetivo e assertivo em elevar os indivíduos para o próximo nível de alto desempenho no âmbito profissional e pessoal.

Essa é o curso mais completo e moderno do Brasil, pois usa de ferramentas e técnicas que munem o coachee (aprendiz) de empoderamento e estímulo para ser a melhor versão de si mesmo.

O PSc dá 6 titulações que permitem que você progrida na sua profissão e até como coach, se quiser. Conheça quais são elas Professional, Extensão Universitária, Life Coach, Leader, Analista Comportamental e Life Coach. Este último item, aliás, é fruto do Self Coaching, uma técnica exclusiva do José Roberto Marques, master coach senior, fundador e presidente do IBC. O Self Coaching ensina a desenvolver suas competências e habilidades ao mesmo tempo em que aprende a ser um coach. Durante esse aprendizado, você aprende novos conceitos que levam você a pensar e descobrir novos assuntos; obtém conhecimento de novas habilidades que levam você a sentir e, consequentemente, a vivenciar novas experiências; e assimila novas capacidades que fazem com que você queria as praticar.

Tenho um convite especial. Quer se conhecer melhor?
Clique aqui e aprenda muito mais sobre si mesmo!

Além disso, o curso ensina profundamente sobre a história e evolução coaching; o que é processo evolutivo; qual é o código de ética; o que é e quais são os princípios da psicologia positiva e da programação neurolinguística; como liderar com justiça; o que são roteiros estruturados; quais são as principais técnicas e ferramentas do coaching; o que são formulários de atendimento e processo de identidade; qual é o código de ética; e muitos outros temas interessantíssimos.

Como se não bastasse, todo o procedimento dessa formação também envolve o exercício constante do autoconhecimento, autodesenvolvimento e da inteligência emocional, essencial para quem deseja entender melhor a si mesmo. Um ponto interessante para destacar desse curso é o aprendizado e aplicação da Teoria dos Perfis Comportamentais e o uso do Software do Coaching Assessment, uma ferramenta que é capaz de mapear as tendências comportamentais com a validação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

São com todos esses conceitos assimilados em aulas teóricas e práticas que o coachee será capaz de entender as causas do problema de “falar demais” e ainda poderá trabalhar esse ponto para que ele seja menos sabotador no seu dia. Isso tudo só é possível com o progresso constante que envolve uma mente aberta para aprender e para ensinar, estímulo para executar novidades e perpetuação das melhores práticas.

Essa formação é incrível, não é mesmo? Não é a toa que os profissionais que a fazem tem mais conhecimento a respeito de si mesmo, de liderança, de relacionamentos interpessoais, feedback 360°, patrocínio positivo, aprendizagem acelerada, auxiliares linguísticos, desenvolvimento de potencial próprio e da equipe e outros assuntos de destaque. Mais do que isso: esses profissionais também irão sentir a mudança positiva na vida pessoal, afinal, os dois setores acontecem ao mesmo tempo, por isso, o equilíbrio é fundamental.

Quer descobrir qual grau da sua felicidade?
Clique aqui e acesse o “Termômetro da Felicidade”!

Agora que você já leu bastante sobre quem fala demais e sobre o coaching é hora de colocar esse novo conhecimento em ação! Reflita e avalie se você não é a pessoa que fala demais ou ainda se você não tem que avisar alguém para que essa pessoa se policie. Lembre-se de que o coaching é uma boa solução para esse caso e também para você que acha que ainda tem muito mais a oferecer para o mercado de trabalho e para quem convive ao seu lado.

Compartilhe esse conteúdo nas suas redes sociais.

 

[php_everywhere instance=”1″]

Copyright: 622041980 – https://www.shutterstock.com/pt/g/alphaspirit

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010