Conceito de Treinamento Comportamental

À medida que nós vamos crescendo, começamos a atribuir sentido significativo a tudo aquilo que nos rodeia. Esse sentido é o que chamamos de valor. Os objetos, as pessoas, os lugares e tudo que nos cerca começa a ter um valor para nós, seja valor material, espiritual, intelectual ou emocional.

Deste modo, as experiências que vivenciamos estão contribuindo para formar nossa visão do mundo, ou ainda, para moldar nossas ideologias. Aliada a essas experiências surgem outros fatores como a educação que recebemos, a cultura que herdamos e a época em que vivemos. Toda essa trama de vivências forma o nosso Eu.

Com isso, temos as nossas virtudes, os nossos pontos de melhoria, os nossos medos e as nossas qualidades. Mas, em determinadas situações de nossa vida, alguns pensamentos nos impedem de agir, de ousar e de crescer como pessoa e profissional. Essas posturas são as crenças limitadoras que trazemos, muitas vezes, desde a infância e precisamos superá-las. O objetivo do treinamento comportamental é justamente fazer com que possamos adotar novas crenças, superar nossas limitações e adotarmos um estilo de vida que proporcione o nosso sucesso.

ENTENDENDO A PSICOLOGIA COMPORTAMENTAL

Em 1953 o psicólogo norte americano Burrhus Frederic Skinner lança seu livro “Ciência e Comportamento Humano”, obra tida por muitos como um marco na psicologia comportamental. Skinner teve uma vida dedicada aos estudos e uma de suas maiores descobertas foi a de que os comportamentos disfuncionais que causam sofrimento aos homens foram aprendidos no decorrer de suas vidas. Mas, que estes mesmos homens poderiam aprender novos comportamentos que os auxiliassem a superar suas dificuldades. Vamos ilustrar com um exemplo.

Imaginemos que uma criança tenha crescido ouvindo de seus pais que o trabalho é algo que causa grande sofrimento, que o trabalho não agrega nenhum valor e que torna as pessoas escravas do interesse alheio. Quando esta criança se tornar um adulto e for procurar o seu primeiro emprego, certamente ela poderá sentir grandes dificuldades, pois ela acredita que trabalho é igual a sofrimento, e ela não quer sofrer. Que o trabalho irá escravizá-la e que sua liberdade será suprimida. Este sofrimento e esta limitação seria um comportamento disfuncional. Mas, para Skinner este comportamento disfuncional poderá ser modificado com a ajuda profissional, onde o indivíduo irá receber suporte e o auxílio de várias técnicas capazes de transpor e superar essas barreiras psicológicas. Esse método é chamado genericamente de treinamento comportamental.

TIPOS DE TREINAMENTO COMPORTAMENTAL

O treinamento comportamental ganhou o mundo e subdividiu-se em várias técnicas que tiveram por base a Psicologia Comportamental. Iremos abordar a seguir algumas das técnicas mais utilizadas que visam analisar o comportamento e auxiliar o indivíduo a superar determinadas barreiras.

Programação Neurolinguística (PNL): a PNL é uma metodologia que utiliza modelos mentais, posturas e crenças, visando desenvolver competências pessoais e profissionais nas pessoas. A Programação Neurolinguística defende que a forma como o indivíduo percebe o mundo, deriva da interação entre suas convicções, pensamentos, linguagem e comportamentos. A PNL propõe a troca de “velhas” programações mentais por “novas” programações que proporcionem o crescimento e desenvolvimento de cada sujeito.

Hipnose Ericksoniana: conhecida também como hipnose moderna foi desenvolvida pelo Dr. Milton Erickson. A hipnose Ericksoniana faz uma análise do cliente por meio de algumas sessões e entende quais os bloqueios que estão impedindo-o de alcançar seus objetivos. A hipnose propõe um estado de relaxamento onde o subconsciente fica mais acessível, deste modo o terapeuta poderá propor novos comportamentos, posturas e quebrar com modelos inadequados para a obtenção dos objetivos pretendidos.

• Coaching: o Coaching é uma ferramenta que faz uma análise do comportamento do sujeito para traçar o seu perfil, ajudando-o a superar dificuldades, criar metas, além de o manter motivado para uma mudança efetiva em sua vida.

Por meio do Coaching são realizados encontros e treinamentos que vão auxiliando o indivíduo a trabalhar suas limitações psicológicas e despertar o seu pleno potencial. O Coaching dentro do treinamento comportamental pode ser utilizado tanto na esfera profissional, quanto na esfera pessoal (Self Coaching). Deste modo, o Coaching irá ajudar não só a superar dificuldades no ambiente de trabalho, mas também na vida pessoal e nas relações e interações sociais.

Seu comportamento é o espelho de sua alma, portanto, conte com o IBC para você espelhar o sucesso em todos os campos de sua vida!

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.
Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010