Conceito de Treinamento Comportamental

Treinamento Comportamental

Confira os principais objetivos do treinamento comportamental.

Na medida em que nós vamos crescendo, começamos a atribuir sentido significativo a tudo aquilo que nos rodeia. Esse sentido é o que chamamos de valor. Os objetos, as pessoas, os lugares e tudo que nos cerca começa a ter um valor para nós. Seja valor material, espiritual, intelectual ou emocional.

Desse modo, as experiências que vivenciamos estão contribuindo para formar nossa visão do mundo, ou ainda, para moldar nossas ideologias. Aliada a essas experiências surgem outros fatores, como a educação que recebemos, a cultura que herdamos e a época em que vivemos. Toda essa trama de vivências forma o nosso “Eu”.

Com isso, temos as nossas virtudes, os nossos pontos de melhoria, os nossos medos e as nossas qualidades. Mas, em determinadas situações de nossa vida, alguns pensamentos nos impedem de agir, de ousar e de crescer como pessoa e profissional. Essas posturas são as crenças limitadoras que trazemos, muitas vezes, desde a infância e precisamos superá-las. 

O objetivo do treinamento comportamental é justamente fazer com que possamos adotar novas crenças, superar nossas limitações e adotar um estilo de vida que proporcione o nosso sucesso. No artigo a seguir iremos explicar o conceito de treinamento comportamental e como ele pode te ajudar a dar um passo adiante na vida e carreira. 

Entendendo a Psicologia Comportamental 

Em 1953, o psicólogo norte-americano Burrhus Frederic Skinner lança seu livro “Ciência e Comportamento Humano”, obra tida por muitos como um marco na psicologia comportamental.

Skinner teve uma vida dedicada aos estudos. Uma de suas maiores descobertas foi a de que os comportamentos disfuncionais que causam sofrimento aos homens foram aprendidos no decorrer de suas vidas. Mas esses mesmos homens poderiam aprender novos comportamentos que os auxiliassem a superar suas dificuldades.

Vamos ilustrar com um exemplo. Imaginemos que uma criança tenha crescido ouvindo de seus pais que o trabalho é algo que causa grande sofrimento, que não agrega nenhum valor e que torna as pessoas escravas do interesse alheio.

Quando essa criança se tornar um adulto e for procurar o seu primeiro emprego, poderá sentir grandes dificuldades, pois acredita que trabalho é igual a sofrimento, e ela não quer sofrer. Essa crença a levará a crer que o trabalho irá escravizá-la e que sua liberdade será suprimida. 

Esse sofrimento e essa limitação seria um comportamento disfuncional. Mas, para Skinner esse comportamento disfuncional pode ser modificado com a ajuda profissional. O indivíduo deve receber suporte e auxílio de várias técnicas capazes de transpor e superar essas barreiras psicológicas. Esse método é chamado genericamente de treinamento comportamental.

O que é o treinamento comportamental?

Os treinamentos comportamentais se referem a atividades de aperfeiçoamento de habilidades associadas ao comportamento humano. Para alcançar esse objetivo, são disponibilizados conteúdos alinhados com os princípios organizacionais. Esses treinamentos devem ser planejados de acordo com a diversidade dos colaboradores da companhia.

Inclusive, ter boa diversidade de perfis é essencial para que haja a geração de novas ideias, o que leva à inovação. Porém, para que esses perfis distintos possam se somar, é fundamental que haja o compartilhamento dos valores da instituição entre os participantes. Deve ser mantida a postura ética, tornando possível conviver em harmonia e trabalhar em equipe. 

Qual é a importância do treinamento comportamental? 

Os desafios do mercado demandam que os profissionais sejam capazes de ir além das competências técnicas. Isso significa que os colaboradores devem entregar mais do que apenas o conhecimento a respeito da realização de tarefas. Eles devem saber como lidar com outras pessoas e defender seus projetos e pontos de vista.

Ter boa capacidade de negociação é fundamental para estabelecer e manter bons relacionamentos interpessoais. É cada vez mais relevante que os profissionais apresentem competências comportamentais conhecidas como soft skills.

Tais competências adquirem ainda mais importância para aqueles que assumem o posto de liderança nas equipes.  A gestão da equipe se torna mais eficiente quando o líder conduz os colaboradores com mais inteligência emocional e preparo interpessoal. 

Tipos de treinamento comportamental 

O treinamento comportamental ganhou o mundo e subdividiu-se em várias técnicas que tiveram por base a Psicologia Comportamental. Iremos abordar a seguir algumas das técnicas mais utilizadas que visam analisar o comportamento e auxiliar o indivíduo a superar determinadas barreiras.

Programação Neurolinguística (PNL)

A PNL é uma metodologia que utiliza modelos mentais, posturas e crenças, visando desenvolver competências pessoais e profissionais nas pessoas. A Programação Neurolinguística defende que a forma como o indivíduo percebe o mundo deriva da interação entre suas convicções, pensamentos, linguagem e comportamentos. A PNL propõe a troca de “velhas” programações mentais por “novas” que proporcionem o crescimento e desenvolvimento de cada sujeito.

Hipnose Ericksoniana

Conhecida também como hipnose moderna foi desenvolvida pelo Dr. Milton Erickson. A hipnose Ericksoniana faz uma análise do cliente por meio de algumas sessões e entende quais os bloqueios que estão impedindo-o de alcançar seus objetivos.

A técnica propõe um estado de relaxamento onde o subconsciente fica mais acessível. Desse modo, o terapeuta poderá propor novos comportamentos, posturas e quebrar modelos inadequados para a obtenção dos objetivos pretendidos.

Coaching

O Coaching é uma ferramenta que faz uma análise do comportamento do sujeito para traçar o seu perfil. A partir desse perfil, o Coach ajuda o coachee (cliente) a superar dificuldades, criar metas, além de o manter motivado para uma mudança efetiva em sua vida.

Por meio desse processo são realizados encontros e treinamentos que vão auxiliar o indivíduo a trabalhar suas limitações psicológicas e despertar o seu pleno potencial. 

O Coaching, dentro do treinamento comportamental, pode ser utilizado tanto na esfera profissional, quanto na esfera pessoal (Self Coaching). Desse modo, o irá ajudar não só a superar dificuldades no ambiente de trabalho, mas também na vida pessoal e nas relações e interações sociais.

Principais objetivos do treinamento comportamental

Conheça abaixo os principais objetivos dos treinamentos comportamentais e a sua relevância. 

Inteligência emocional

A inteligência emocional é imprescindível para os profissionais inseridos no mercado. Os prazos estão se tornando cada vez mais curtos e as metas ficando mais ousadas. Para lidar bem com essas pressões é essencial ter estabilidade emocional e estar no controle dos seus sentimentos. 

A inteligência emocional diz respeito a ter uma compreensão mais ampla a respeito de si mesmo. O autoconhecimento contribui para que o indivíduo não se perca dos seus objetivos, mesmo que esteja sob forte pressão.

Essa habilidade também diz respeito à capacidade de sociabilidade e empatia. Para as empresas é essencial ter em suas equipes indivíduos com a inteligência emocional bem desenvolvida. 

Capacitação da liderança

Os treinamentos comportamentais voltados para a liderança estão entre os mais relevantes. Confiar no trabalho dos colegas e entender seu papel dentro da empresa é fundamental. O líder precisa desenvolver relações interpessoais saudáveis e ter habilidade de gerir conflitos. 

Trabalho em equipe

O bom trabalho em equipe é essencial para conquistar o engajamento dos colaboradores para a realização de metas e objetivos. Bons relacionamentos entre os colaboradores são a base para desenvolver um trabalho focado nos propósitos da companhia. Os treinamentos comportamentais com esse foco podem ajudar os colaboradores a entender como realizar trocas mais eficientes. 

Motivação

A motivação é necessária para que os colaboradores se tornem mais produtivos. Quanto mais motivados, mais os profissionais conseguem entregar bons resultados. Porém, conseguir manter a motivação pode ser difícil para as organizações. Se um colaborador não estiver plenamente satisfeito, pode contagiar os demais. 

Se o gestor ignora esse quadro de baixa motivação e não investe em treinamentos nesse sentido, pode ter uma série de prejuízos. Além de a produtividade cair, ainda há o comprometimento da sobrevivência da companhia em seu segmento. A liderança deve estar pronta para fazer a sua parte para o pleno desenvolvimento da equipe. 

Resolução de conflitos

Os conflitos são naturais em um ambiente em que as pessoas passam muito tempo juntas, como no escritório. Deixar que os conflitos cresçam sem o devido cuidado pode levar a uma situação fora de controle. Os treinamentos comportamentais podem ter a finalidade de ajudar os envolvidos a resolver as questões que possam eventualmente ter com os colegas. 

Comunicação

O sucesso dos profissionais está diretamente ligado à competência da boa comunicação. Uma comunicação clara permite transmitir com clareza as suas ideias de forma a negociar com mais efetividade com seus colegas. Os treinamentos comportamentais podem desenvolver também a comunicação em nível organizacional, permitindo, assim, chegar a um ritmo de produção mais efetivo. 

Seu comportamento é o espelho de sua alma, portanto, conte com o IBC para você espelhar o sucesso em todos os campos de sua vida!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010
CNPJ: 31.328.744/0001-63

This will close in 0 seconds