Conduta: como anda a sua?

Conduta

Saiba mais sobre a Importância da Conduta em nossas vidas.

 

Provavelmente, você já ouviu alguém dizer que determinada pessoa tem boa ou má conduta. Mas, o que isso realmente significa? É só continuar lendo o texto para saber mais!

A definição de conduta

A conduta de alguém é a maneira sobre os seus comportamentos são manifestados por meio de reflexões, ações e discursos. A classificação entre correta e incorreta se dá por conta no meio em que a pessoa está inserida, ou seja, cada sociedade diferencia o certo do errado de acordo com o seu código de moral e ética.

Aqui você também pode ampliar a palavra sociedade para a comunidade de um bairro, um grupo de amigos ou uma empresa. Em uma corporação, por exemplo, as atitudes de um colaborador devem estar de acordo com o que está escrito no código de moral, ética e conduta, documento que é baseado nos objetivos humanos do local, tais como a integração de todos os funcionários de forma respeitosa. Somente dessa forma, a área de recursos humanos consegue começar a implementar as ideias de cultura organizacional que a corporação tem. Lembrando que esse material é construído logo no início da empresa e que deve ser aperfeiçoado a medida do tempo, afinal conceitos tão importantes como esses precisam se atualizar regularmente.

Mais do que simplesmente jogar o código de moral, ética e conduta nos funcionários, a área de recursos humanos e de gestão deve implementar os itens da redação. E não é só falar cada linha em voz alta, mas ter comportamentos no dia a dia que sigam esse discurso. A realização da fala é o ponto principal para servir de bom exemplo.

Logo no processo de recrutamento e seleção, o profissional da área consegue perceber qual é o candidato que pode se adequar ou não ao código da organização. Caso, mais tarde, o colaborador não se sinta confortável com as regras é ideal que ele converse com o seu gestor. Pode ser que alguma redação do documento esteja desatualizada ou abra margem para dupla interpretação. Ou pode ser que esse funcionário não gosta dessa linha de pensamento.

Caso seja o segundo caso, é essencial que o gestor tenha cuidado para analisar qual é o questionamento do trabalhador. Existem alguns itens como a proibição de discursos e atitudes racistas, homofóbicos, machistas e preconceituosas que não devem ser alterados, pois esse é o mínimo de respeito para se conviver na sociedade em que estamos inseridas hoje em dia. Se o funcionário expressar qualquer tipo de reflexão favorável a alguns desses itens é preciso que ele seja orientado a conhecer argumentos e ideias que não excluam minorias.

A importância do autoconhecimento

Você já parou para analisar sua conduta? Será que você está seguindo as normas do local em que trabalha? Será que você está sendo desrespeitoso com alguém fora da empresa? Será que o modo que você se comporta é compatível como o modo que você age? Fazer a si mesmo esses questionamentos é o começo de uma poderosa auto reflexão e jornada pelo autoconhecimento.

Um dos benefícios que o coaching traz para a vida do coachee (aprendiz) é justamente o exercício do autoconhecimento. O método mostra a preciosidade de conhecer quais são seus pontos positivos para que eles possam ser ainda mais desenvolvidos e se tornarem empoderadores. Além disso, mostra quais são os pontos negativos, que precisam ser analisados para que sejam transformados em positivos ou diminuídos de modo que não sejam sabotadores.

No Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) há a formação Professional & Self Coaching (PSC), que é a mais completa e moderna do Brasil no assunto. São 180 horas de profunda imersão em novos conhecimentos com aulas práticas, teóricas e dinâmicas. Como se não bastasse, O PSC tem certificação e reconhecimento internacional de 5 renomados institutos de coaching internacionais, que são: Internacional Association of Coaching, Global Coaching Community, European Coaching Association, International Coaching Council e Behavioral Coaching Institute.

Após completar o curso, você terá 6 certificações: Life Coach, Professional, Extensão Universitária (reconhecimento acadêmico das Faculdades Monteiro Lobato, do Rio Grande do Sul), Analista Comportamental, Leader e Self Coach. Sendo que esse último é uma metodologia desenvolvida por José Roberto Marques, master coach senior, fundador e presidente do IBC. O Self Coach ensina sobre a importância de trazer à luz novos conceitos para que você pense e possa descobrir novidades; sobre a importância de aprender novas habilidades para que você possa sentir-se empoderador e vivenciar o novo; e obter novas capacidades para que você queira praticá-las e se tornar uma pessoa melhor e um profissional de alta performance.

Com o conteúdo exclusivo do PSC você irá aprender sobre quais são os principais pontos do código de ética da nossa sociedade; a história e evolução do coaching; bases, conceitos e fundamentos do coaching; o que é o processo evolutivo; quais são as crenças limitadoras e como acabar com elas; quais são as principais técnicas de coaching; o que são roteiros estruturados; o que são processos de identidade; o que é aprendizagem acelerativa; quais são os princípios da programação neurolinguística e psicologia positiva; as melhores práticas relacionadas à liderança; e muito mais!

Entre as ferramentas utilizadas durante as sessões está o Coaching Assessment, que foi validado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e que tem a função de mapear as tendências comportamentais. Além disso, você terá a oportunidade de participar de famosos métodos, tais como a Roda da Vida, Rapport, Tríade do Tempo, Teste de Sistemas Representacionais, Roda das Competências, Roda da Inteligência Emocional e por aí vai.

Muito mais do que as titulações, você sairá desse curso transformado em um ser humano melhor tanto em âmbito profissional como pessoal. Conhecer mais a si mesmo e entender a origem dos seus pensamentos e atitudes fazem de você uma pessoa que está com a mente aberta e pronta para evoluir todos os dias. Inclusive, se você considerar que a sua conduta não está correta, essa é a oportunidade para descobrir a melhor forma de mudá-la. Você estará munido de autoconhecimento, auxiliares linguísticos, inteligência emocional e praticando o autodesenvolvimento o suficiente para dar um passo em direção ao progresso pleno.

Agora é hora de investir em si mesmo para você ser um profissional com uma conduta ainda melhor e ainda mais empoderado. Aproveite para compartilhar esse texto nas suas redes sociais!

 

Copyright: 1104766826 – https://www.shutterstock.com/pt/g/alfa%20photo

 

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010