Dicas de administração: a teoria comportamental

Equipe reunida

A teoria comportamental considera o sistema social da organização e as pessoas que fazem parte dela.

O desempenho e a produtividade de uma organização dependem muito do comportamento dos funcionários. Não são apenas os recursos e sistemas técnicos que ajudam na conquista de metas. Com esse entendimento, muitos gestores buscam conhecer mais profundamente a teoria comportamental com foco em valorizar o colaborador elevando o padrão administrativo. 

A teoria comportamental leva em consideração o sistema social de uma organização, as pessoas que fazem parte dela e suas necessidades, sentimentos, atitudes e comportamentos. Dentro das teorias administrativas, a teoria comportamental aborda ciências do comportamento no contexto organizacional amplo. Continue lendo para entender mais sobre o tema. 

A Teoria Comportamental

A teoria comportamental é conhecida também como teoria behaviorista e se caracteriza por abordar as ciências do comportamento. Trata-se de uma teoria que propõe um novo olhar dentro da administração. As anteriores propunham uma abordagem mais clássica, considerando inclusive o papel da burocracia.

Essa teoria foi desenvolvida com forte embasamento na Teoria das Relações Humanas destacando, assim, o comportamento das pessoas no contexto organizacional.

Ressaltamos que a teoria comportamental (ou behaviorista) não deve ser confundida com o behaviorismo desenvolvido na psicologia. Embora de essas concepções tenham semelhanças, apresentam diferenças em relação ao tratamento dos problemas comportamentais. 

Teoria Comportamental: histórico

Foi por volta de 1950, que essa teoria se desenvolveu nos Estados Unidos, trazendo novas propostas e conceitos. No entanto, estudiosos das teorias da administração apontam que o livro “O Comportamento Administrativo”, de Herbert Alexander Simon, de 1947, teve papel decisivo nessa história. 

Nessa obra, Simon apresentou novas colocações e conceitos do tratamento do processo de tomada de decisões. Outros autores também tiveram impacto na formação dessa teoria ao enfocar o tratamento de problemas relacionados à eficiência.

A teoria administrativa teve grandes ganhos com essa nova abordagem baseada nas ciências comportamentais. Ideias e conclusões a respeito da perspectiva comportamental têm grande importância para formar a Teoria Comportamental. 

É interessante fazer o adendo de que essa teoria nasceu com fortes críticas à abordagem clássica e a as teorias das relações humanas, das quais é um desdobramento. O ponto criticado na teoria clássica é o foco nas tarefas. Já no caso das teorias humanísticas, a crítica acontece pela concentração demasiada nas pessoas. 

Essa teoria surgiu como uma redefinição de conceitos administrativos e com forte crítica às teorias anteriores, ela se propõe a ampliar e diversificar o seu conteúdo. Está fortemente embasada no comportamento individual das pessoas. Nessa abordagem, se compreende que os gestores precisam estar a par das necessidades humanas para entender com mais profundidade a motivação dos seus liderados. 

Entendimentos da Teoria Comportamental

Há o entendimento de que o homem não é movido apenas pelo quesito financeiro na esfera profissional. O ser humano é capaz de organizr as suas próprias percepções diante de um ambiente comum a todos. Logo, pode aprender a modificar o seu comportamento de acordo com o meio em que está inserido.

O comportamento humano é orientado para alcançar objetivos, o homem pode se tornar mais cooperativo quando isso lhe é benéfico. Contudo, se competir se mostrar mais interessante para seu benefício, ele pode também seguir nessa frente. Em linhas gerais, a Teoria Comportamental se mostra como um desdobramento da Teoria das Relações Humanas.

Hierarquia de necessidades de Maslow

Quando se fala sobre a Teoria Comportamental, é bastante importante abordar o conceito da hierarquia de necessidades de Maslow. Essa teoria do campo da Psicologia foi proposta por Abraham Maslow, um psicólogo norte-americano.

Em 1943, Maslow publicou na revista Psychological Review um artigo chamado “A teoria da motivação humana”. No artigo em questão, Maslow definiu cinco categorias de necessidades humanas sendo elas: Fisiológicas, Segurança, Afeto, Estima e Autorrealização.

A teoria é representada por uma pirâmide, cuja base é formada pelas necessidades mais básicas, aquelas inerentes à sobrevivência. De acordo com Maslow, o indivíduo só sente o desejo de realizar uma necessidade se a do nível abaixo dela estiver satisfeita.

Logo, a motivação para realizar os níveis mais altos da pirâmide só surge quando os mais baixos são atendidos. A pirâmide de Maslow nos permite entender como trabalhar com a teoria comportamental dentre uma organização. 

Principais características da Teoria Comportamental

Há três características que se destacam em relação a Teoria Comportamental, sendo elas:

  1. Ênfase nas pessoas;
  2. Preocupação com o comportamento organizacional, ou seja, processo de trabalho;
  3. Estudo do comportamento humano (foco na motivação. Teoria de Maslow).

O ponto-chave dessa teoria é o de que os indivíduos têm as mesmas necessidades e essas são hierarquizadas. Para ter profissionais com foco em alcançar as metas é necessário se atentar para o atendimento de suas necessidades básicas. Estando com as camadas mais baixas da pirâmide atendidas, é mais simples para os profissionais direcionar seus esforços para outras camadas. 

Teoria de Herzberg

No tocante à compreensão da Teoria Comportamental, é interessante conhecer também a Teoria dos Dois Fatores de Herzberg. De acordo com esse autor, o comportamento humano pode ser definido por dois fatores que apresentaremos abaixo:

Fatores Higiênicos ou Extrínsecos

São os fatores presentes no ambiente no entorno das pessoas e que contemplam as condições através das quais elas desempenham suas tarefas. Foca sua atenção nas condições administradas e gerenciadas pela organização.

Nesta categoria estão fatores que não estão sob o controle dos colaboradores. Alguns exemplos desses fatores são: salário, supervisão, tipo de hierarquia adotada, condições de trabalho, políticas entre outros.

Fatores Motivacionais ou Intrínsecos

Esses fatores têm relação com o cargo do profissional e com o tipo de tarefas por ele realizadas. Nesse caso, os fatores estão sob o controle do colaborador, uma vez que dizem respeito às suas atividades, eles dizem respeito às expectativas de crescimento profissional. 

Os fatores motivacionais e intrínsecos são dependentes das atividades realizadas. Para manter a motivação dos profissionais é necessário enriquecer as atividades e cargos dos profissionais. Dessa forma, é importante apenas se atentar para os dois efeitos que esse enriquecimento pode ter. O profissional pode se sentir motivado ou ansioso com as mudanças. 

Agora você já sabe mais sobre a Teoria Comportamental e qual a sua importância na área da administração!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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