Dicas de como se destacar no trabalho

Empresário segurando um círculo com um profissional em destaque

Fazer a diferença no ambiente de trabalho e ser visto com bons olhos diante de chefes exige o desenvolvimento de capacidades específicas e comportamentos fundamentais.

Ser reconhecido profissionalmente é a busca constante de muitos profissionais que almejam o sucesso. Para que isso realmente aconteça, entretanto, é necessário se destacar no meio corporativo. Porém, ter esse destaque nem sempre é fácil em meio à concorrência cada vez mais latente do mercado.

Fazer a diferença no ambiente de trabalho e ser visto com bons olhos pelos chefes e gestores de uma organização exige o desenvolvimento de capacidades específicas e comportamentos fundamentais. No artigo a seguir listamos dicas valiosas de como conseguir um destaque positivo, agindo de forma honesta e profissional. Vamos conferir?

Dicas de como se destacar no ambiente de trabalho

Um objetivo comum a quase todos os profissionais é o de crescer nas empresas em que atuam. A seguir listamos dicas de como ganhar seu espaço na equipe e se tornar alguém de interesse para os gestores. Lembrando que agir tendo a ética como base é sempre o melhor caminho para o sucesso. 

1. Produza mais do que o esperado

Esta é uma dica muito importante: ser um profissional proativo é fundamental para quem busca alcançar destaque no trabalho. Para isso, entregue mais do que o esperado por seu líder sempre que possível. Não faça apenas o que está determinado em sua rotina diária, surpreenda. 

Procure por novas ideias e métodos para realizar as atividades mais relevantes. Esteja sempre buscando resultados positivos e benéficos para a empresa. Lembrando que a proatividade deve se pautar pelas necessidades corporativas. Do que a companhia precisa? 

2. Foque sempre nos aspectos positivos do trabalho

Profissionais que focam suas energias nos aspectos positivos do trabalho tendem a ser mais motivados e comprometidos com a companhia e seus objetivos. Se você busca ser reconhecido, aprenda a ser otimista.

Lembre-se de que os momentos de desafio e pressão do dia a dia são perfeitos para te ensinar. Ainda que você esteja em um projeto desafiador, foque no tanto que está se aperfeiçoando e na confiança que a organização depositou em você. 

Quando se tem uma atitude mais positiva diante do trabalho, é muito mais fácil alcançar o seu sucesso em suas diferentes empreitadas. Sem contar que os gestores também levam em consideração o bom relacionamento interpessoal e a estabilidade emocional na hora de promover um profissional. 

3. Respeite o próximo

Esta é uma dica fundamental, visto que o respeito é a base de qualquer relacionamento, especialmente o profissional. Por isso, respeite seus colegas de trabalho, bem como seus chefes e superiores. Lembre-se de que a hierarquia profissional existe para ser seguida, mas que todos merecem o mesmo respeito. 

Trate as pessoas do mesmo modo que gostaria de ser tratado e saiba que você não é melhor do que ninguém. Como mencionamos no tópico acima, o bom relacionamento interpessoal com os colegas é um critério relevante para uma promoção.

Profissionais que não são bem vistos entre os colegas dificilmente conseguirão liderá-los no futuro. E precisamos fazer o adendo de que não se trata de ser amigo de todo mundo, apenas de ser alguém que respeita e é respeitado. 

4. Aprenda com os outros

Outra dica importante é ser humilde e estar aberto para aprender com todos os seus colegas, independentemente do nível hierárquico. O verdadeiro sábio é aquele que sabe que não sabe de tudo. Um mantra para levar para a vida é o de que todo mundo sabe algo que você não sabe e pode te ensinar.

Então, se permita aprender com os profissionais da copa, com seus colegas de equipe e com os líderes. Um profissional de destaque é aquele que consegue absorver o melhor que seus colegas têm a oferecer. É através desse aprendizado que se constrói uma base sólida e se adquire as ferramentas certas para crescer na carreira. 

5. Respeite as normas da empresa

Este é um ponto que vale para qualquer profissional, independentemente do nível ou do cargo exercido em uma empresa. Para se destacar, é fundamental respeitar a companhia em que se está inserido, bem como sua política, suas regras e normas de conduta. Esteja atento especialmente para tópicos relativos à vestimenta.

Hoje em dia, são poucas as empresas que ainda aderem ao uniforme, de maneira que os profissionais podem se vestir como desejam. O segredo para se destacar positivamente é ter em mente a palavra adequação. Antes de sair para o trabalho, pergunte-se diante do espelho se você está adequado para o ambiente. 

6. Busque por qualificação

Conquistou um bom emprego na empresa dos seus sonhos? Ótimo, mas isso não significa que você pode ficar estagnado. Para ser um profissional que se destaca no trabalho é essencial se manter fazendo cursos, assistindo palestras, entre outros. O interesse por se aprimorar é o que faz de você alguém pronto para todos os desafios.

A qualificação pode se dar através de cursos livres ou mesmo de uma pós-graduação. O que importa é que, além de estar em busca de um diploma, você goste daquilo em que está se aprofundando. A paixão pela área em que se atua é determinante para a sua condução ao sucesso.

7. Seja autocrítico

Por fim, chegamos a uma dica importante, mas um tanto desafiador de colocar em prática. Ser autocrítico pode não ser simples no começo, mas trará grandes ganhos para a sua carreira.

De tempos em tempos, faça uma autoavaliação criteriosa tendo em mente no que se aperfeiçoou e no que ainda precisa melhorar. Ao identificar seus pontos fortes e a desenvolver você terá mais facilidade de traçar planos para crescer em sua carreira.

A autocrítica deve ser livre de emoção, ou seja, nem ser muito branda, deixando aspectos importantes de fora e nem muito dura. O objetivo é estar em constante processo de reavaliação e reconstrução.

Com uma boa autocrítica você irá melhorar cada vez mais e assim conquistará um lugar de mais destaque dentre os melhores. Essa é a sua chance de expandir seus horizontes e se tornar alguém muito mais profícuo naquilo que escolheu fazer. 

Coloque essas dicas em prática e descubra como crescer na sua carreira! E você, quais outras dicas considera importante para alcançar destaque profissional? Deixe o seu comentário!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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