Dicas para interpretar linguagem corporal

figura de homem com diferentes expressões

Descubra o que é Linguagem Corporal e como podemos usá-la a nosso favor.

No ambiente corporativo, o profissional é observado constantemente. A forma como se veste, como se comporta, o que diz e a gesticulação usada podem contribuir para a construção de uma imagem positiva ou negativa a seu respeito. Tudo é transmissão de mensagem e comunicação. Pensando nisso, iremos dar dicas para interpretar a linguagem corporal e se portar de forma adequada de acordo com o ambiente.

Saber como o corpo fala é importante tanto para que você possa emitir mensagens favoráveis para sua imagem dentro da empresa, como para compreender o que o outro realmente está dizendo além das palavras. Esse tipo de domínio auxilia bastante durante negociações e discussões. Siga a leitura e confira!

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Interpretando a linguagem corporal

Toda interpretação de comunicação, verbal ou não verbal, deve ser avaliada considerando os seguintes contextos.

Contato visual

O estabelecimento de contato olho no olho é estimulado por dois principais motivos: conforto ou dominância. Quando alguém fixa o olhar com outra pessoa, significa que há empatia e que ela se sente confortável em sua presença, ou que deseja mostrar dominância sobre a situação, transmitindo uma ideia de imponência e superioridade.

Braços

A posição dos braços diz muito sobre a condição emocional do interlocutor: se o indivíduo cruza os braços, pode estar tentando se “proteger” de forma inconsciente, envolvendo-o em si mesmo. Logo, isso pode significar desconforto, desconfiança e insegurança a respeito do que está sendo abordado.

Geralmente, essa postura acontece quando um cliente está ouvindo uma proposta de negociação. Então, ele se coloca em posição de defesa para evitar ser convencido e, assim, conseguir tomar a decisão mais racional possível.

Movimentos repetitivos

Bater na mesa com a ponta dos dedos ou com uma caneta, balançar as pernas/pés ou fazer outros movimentos repetidamente demonstra insegurança ou impaciência. São ações que podem ser comparadas ao ato de olhar para o relógio frequentemente.

Postura ao caminhar

O modo de andar também emite impressões. Quando o indivíduo mantém uma postura reta, transmite confiança e credibilidade. Por outro lado, caminhar com ombros inclinados e cabeça baixa passa uma imagem de depressão e insegurança.

Aproximação

A distância com que as pessoas se colocam uma das outras define se estão confortáveis ou não na presença do outro. Ao se aproximar, você permite a criação de um clima informal, estabelecendo uma relação mais emocional. Quanto maior a distância, maior a inclinação para um diálogo mais calculado e formal.

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7 Dicas para impressionar alguém usando a linguagem corporal

Se você vai participar de uma entrevista de emprego, ter uma reunião com um cliente ou mesmo pedir um aumento, deve se atentar para sua linguagem corporal. A forma como se porta tem um grande peso para o desenrolar da conversa. Veja, a seguir, algumas dicas que irão te ajudar a ter um bom desempenho.

1. Mantenha contato visual para transmitir confiança

Como já mencionado, o contato visual funciona tanto para transmitir confiança quanto para intimidar alguém. A diferença está no tipo de olhar e na sua intenção por trás dele. Sendo assim, se deseja obter bons resultados através de uma conversa, mantenha contato visual para demonstrar ao interlocutor que você é alguém em quem ele pode confiar.

Pessoas que não olham nos olhos costumam ser vistas com desconfiança pelos demais. Afinal, se dizem que os olhos são o espelho da alma, através deles conseguimos nos comunicar sem usar uma palavra. Nesse sentido, evitar o contato olho no olho passa uma ideia de estar escondendo alguma verdade.

2. Demonstre que está ouvindo o outro

Poucas coisas são mais desanimadoras do que a sensação de estar falando sozinho. Se um cliente ou outra pessoa que precisa persuadir se sentir assim, possivelmente não chegará ao resultado esperado.

Portanto, demonstre que está ouvindo e evite, por exemplo, olhar para o relógio, o celular ou para qualquer outra coisa que não seja o seu interlocutor. Evite, também, usar o tempo de fala dele para formular o que dirá em seguida. Ouça na essência, de todo o seu coração, essa é a forma mais eficaz de compreender e se conectar a alguém.

3. Atente-se à postura quando estiver em pé ou sentado

A postura corporal é importante em qualquer contexto em que esteja sendo avaliado e observado, o que ocorre especialmente no trabalho. Então, é interessante estar atento a isso, não para se sentir tenso e medir cada movimento e sim para desenvolver uma nova forma de se portar e que seja condizente com o que deseja para sua carreira.

Veja, a seguir, quais são as maneiras mais indicadas de se portar quando estiver em pé ou sentado.

Em pé: Fique em pé com a cabeça reta ao andar. Imagine que um barbante está puxando você do topo de sua cabeça. Contraia ligeiramente o queixo. Caminhe devagar e com calma. Você já viu um CEO correndo para entrar em uma porta quando ela está fechando ou algo assim? Provavelmente não, porque eles se movimentam lentamente e com confiança.

Portanto, relaxe, mova-se devagar e caminhe como se estivesse confiante e não preocupado. Claro que certas situações exigem agilidade, pois não é legal deixar ninguém esperando. A ideia é evitar qualquer tipo de ação que pareça que está em pânico.

Sentado: a forma como você se senta é tão importante quanto qualquer outra dica de linguagem corporal, especialmente em uma entrevista de emprego. Sente-se em uma posição aberta, ocupando espaço do assento, de modo que seu corpo não pareça fechado. Não se aperte em um espaço pequeno com os braços e pernas dobrados. Ocupar mais espaço mostra confiança, tanto que essa é chamada de “posição de poder”.

Quando você cruza os braços ou as mãos sobre as pernas demonstra uma postura defensiva. Mostra que está hesitante, fechado, preocupado. Portanto, evite fazer isso e mantenha os seus braços abertos, seja ao seu lado ou sobre a mesa. Apenas, claro, tomando cuidado para não parecer desleixado.

4. Sorria quando desejar demonstrar bons sentimentos

O sorriso é uma linguagem universal que, em qualquer parte do mundo, é sinônimo de bons sentimentos. Quando você sorri para alguém está trazendo mais leveza para a conversa e o ambiente. Assim, passa a impressão de que gosta do seu trabalho e da pessoa com quem está falando. Sorrir é uma das maneiras mais fáceis de passar essa mensagem.

5. Pratique seu aperto de mão

O aperto de mão é um tipo de cumprimento bastante utilizado em situações profissionais. E, mais do que uma saudação, pode ser usado para fortalecer a imagem que deseja passar ao outro. O ideal é que o aperto de mão não seja nem duro demais e nem frouxo. Mantenha-o firme e confiante, mas sem espremer a mão da outra pessoa.

6. Gesticule para fazer com que suas falas sejam melhor entendidas

As mãos são as nossas aliadas e ajudam a complementar o sentido da nossa fala. Se você não costuma gesticular, comece a inserir alguns movimentos no seu dia a dia. Através de gestos com as mãos é possível dar ênfase a algum trecho da sua fala, além de chamar mais a atenção do interlocutor.

7. Vista-se de forma adequada à ocasião

Por fim, não dá para falar de linguagem corporal sem citar o vestuário, afinal de contas, as roupas também compõem a nossa imagem e passam uma mensagem. Nesse sentido, procure sempre se vestir de forma adequada à ocasião e considerando o que deseja transmitir ao outro. Considere especialmente a sua área de atuação profissional e o objetivo do encontro em questão, esses dois aspectos devem ser determinantes na sua escolha.

Tire o melhor proveito das diferentes mensagens corporais para construir um marketing pessoal favorável perante os clientes e no ambiente de trabalho de modo geral.

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José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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