Diga adeus ao estresse

Grupo de pessoas com mão na cabeça com dor na cabeça e estressados

Não deixe o estresse prejudicar a sua vida, procure sempre descansar o corpo e a mente.

O estresse, considerado o mal do século, tem se propagado a cada dia entre as pessoas e contaminado o clima organizacional das empresas. Um levantamento realizado pela Organização Mundial da Saúde revelou que o estresse atinge cerca de 90% da população global. Esse quadro está associado ao desenvolvimento de uma série de doenças, como o câncer e a depressão.

Irritação, desânimo, frustração, ansiedade, sobrecarga, preocupação, nervosismo, cansaço, improdutividade, insônia, vários são os fatores que podem desencadear o estresse. Quando o quadro não é devidamente cuidado, pode prejudicar a saúde física e psicológica dos indivíduos.

Entretanto, algumas ações simples podem fazer grande diferença na luta contra esse mal. Continue lendo para saber como você pode dar adeus ao estresse fazendo mudanças simples em seu dia a dia. 

Dicas para dizer adeus ao estresse

Listamos abaixo dicas para quem deseja dar adeus ao estresse conquistando uma vida mais plena. Com essas dicas você irá melhorar a sua qualidade e certamente será mais feliz. 

1. Alimente-se bem

Procure fazer refeições saudáveis e em horários regulares. Uma boa alimentação melhora o humor e evita o estresse. Quando uma pessoa se alimenta mal potencializa o seu estresse, pois seu corpo não consegue trabalhar com efetividade. É natural se sentir mais fatigado após fazer refeições pesadas do que depois de refeições equilibradas.

Além disso, não ter um horário definido para se alimentar aumenta a sensação de estresse. O corpo não sabe quando receberá alimentos e, dessa forma, permanece constantemente focado em estocar energia. Essa incerteza prejudica o bom funcionamento do seu corpo e da sua mente. Hábitos saudáveis se refletem em uma vida mais tranquila. 

2. Relacione-se bem com as pessoas 

Diminua o nível de exigência consigo mesmo e com os outros. Isso pode facilitar o manejo de situações que trazem desconforto e ansiedade. Se nos colocamos em uma posição de estar sempre armados para os outros, acabamos gerando uma animosidade desnecessária. Desenvolver boas relações interpessoais contribui para aumentar a sensação de bem-estar. 

Procure manter um relacionamento saudável e harmonioso com as pessoas à sua volta: família, amigos, colegas de trabalho e etc. Quando somos aceitos e queridos pelos outros, nossa autoestima aumenta e, consequentemente, nosso humor também. Isso também evita estar sempre envolvido em discussões e brigas. O que pode ser mais estressante do que estar sempre em combate? 

3. Saia da rotina

Livre-se das rotinas monótonas, fazer sempre as mesmas coisas tira a graça da vida. Inove, procure maneiras criativas e alternativas divertidas para fazer suas atividades diárias mais prazerosas. Algumas atividades precisam ser realizadas cotidianamente, mas isso não significa que precisam ser feitas sempre do mesmo jeito.

Evite deixar tudo o que você faz no piloto automático, pois isso faz com que até aquilo que é bom fique sem graça. Se possível, inverta a ordem das tarefas que precisa realizar e busque usar métodos distintos na execução. Quando perceber que está ficando entediado, se pergunte como pode tornar as próximas tarefas mais interessantes e divertidas. 

4. Corra atrás dos seus ideais

Lute por seus objetivos. Não perca tempo com lamentações, alimentando frustrações passadas e nem se comparando com os outros. Siga em frente, busque automotivação, mantenha o foco e vá em busca de novas conquistas. Um bom lema para se ter na vida é que apenas você pode lhe dar aquilo que deseja.

Assumir essa postura de ir em busca dos seus sonhos é essencial para reduzir o estresse. Quando terceirizamos essa busca a tendência é nos sentirmos frustrados, pois os resultados não vêm.

Com o passar do tempo, essa frustração vai se transformando em irritação e descrença na própria capacidade. O resultado é se tornar estressado por não visualizar realizações. Só você pode lutar pela conquista dos seus sonhos. 

5. Não leve trabalho para casa

Não há nada de mais exaustivo do que chegar em casa depois de um dia cansativo de trabalho e ficar se preocupando com problemas que podem ser resolvidos posteriormente. Aprender a ter filtro sobre o que pode esperar até o dia seguinte é determinante para ser menos estressado.

Tenha em mente que quase tudo o que não pode ser resolvido durante o expediente pode ficar para o dia seguinte. Nas poucas exceções é importante ter cuidado para não extrapolar os limites do seu corpo. Lembre-se de que trabalhar fora do horário deve ser exceção e jamais a regra. Aproveite o tempo longe do trabalho para descansar o corpo e a mente.

6. Relaxe e se exercite

Separe um tempo para você. Respire profundamente, tome um bom banho e faça uma massagem nos pontos de tensão. É interessante também incluir no seu dia a dia uma atividade física. A prática de exercícios físicos facilita a descarga das tensões acumuladas e diminui alguns efeitos maléficos do estresse.

Essa combinação de relaxamento com atividade física produz uma sensação prolongada de bem-estar. A endorfina gerada pelos exercícios ajudará a reduzir consideravelmente a sensação de estresse que se acumula ao longo dos dias. 

7. Sorria

Dê mais risadas, valorize o lado bom da vida. Se divirta com as pessoas que você gosta. O bom humor é um grande aliado no combate ao estresse. Se você vive mal humorado, recomendamos que comece a pensar no que gera essa sensação. Elimine os fatores desencadeadores dessa irritação e descubra como é bom sorrir. 

8. Durma bem

Os especialistas recomendam dormir sempre no mesmo horário, inclusive aos fins de semana. As mudanças de horário podem afetar o seu humor e causar mais estresse. Com o passar do tempo, o corpo se acostuma com o horário de dormir e acordar, trabalhando com maior eficiência. Isso permite ser mais produtivo e ter melhores resultados. 

9. Tenha um hobby

Reserve um tempo para fazer as coisas de que gosta. Não faça nada por obrigação e sim por prazer. Correr, pintar, ouvir música, ler, a atividade não importa, o que é válido e realizar algo que te satisfaça. Ter um hobby te permite investir parte do seu tempo em algo que te satisfaz e isso reduz consideravelmente o estresse. 

10. Seja feliz

Viva o seu aqui e agora. Seja feliz e aproveite cada momento da vida. Quando o principal compromisso da vida é a felicidade fica bem mais simples ser menos estressado. 

Diga adeus ao estresse e tenha uma vida muito mais plena! E você, também tem alguma sugestão para acabar com o estresse? Contribua. Deixe o seu comentário!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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