O que é empatia e qual a sua importância em nossas vidas?

Empatia Conheça os Benefícios da Empatia

 

De acordo com o dicionário, a empatia é uma forma de identificação intelectual ou afetiva que uma pessoa tem com a outra. Após entender o significado do termo, você se considera uma pessoa empática? Essa característica é uma das principais em todos os tipos de profissionais, principalmente os líderes.

Ao contrário desse tipo de personalidade, está a pessoa apática, que possui apatia. Essa é aquela que não consegue responder a qualquer tipo de estímulo. Esse tipo de individuo pode parecer até ter falta de ânimo.

No artigo de hoje, vamos falar dos benefícios da empatia e da diferença positiva que ela traz para uma liderança de alta performance. Impossível não se interessar por esse tema, não é mesmo? Então, continue lendo o artigo para saber mais!

Qual o melhor caminho para a felicidade?

Preencha AGORA o formulário para descobrir!

5 benefícios do uso da empatia no dia a dia

Fizemos uma lista especial com os 5 principais benefícios de ser empático aplicado diretamente no cotidiano. Conheça quais são eles agora mesmo:

  1. Solidariedade: engana-se quem pensa que essa palavra está diretamente ligada somente a trabalhos voluntários. Olhar para o próximo compreendendo suas dificuldades e oferecendo ajuda quando for preciso, e quando você puder, é uma forma valiosa de demonstrar solidariedade. Por isso, não feche os olhos para os seus amigos, família e colegas de trabalho que precisam do seu auxílio por algum motivo.
  2. Respeito: entender que cada um escolhe o caminho que quer para a vida e respeitar essa decisão é fundamental para qualquer ser humano. Infelizmente, não é isso que acontece constantemente no mundo, porém não é por causa disso que você não vai agir com educação e bom coração com alguém. Respeite as opções de estilo de vida, religião, orientação sexual, opinião política e tantos outros temas que podem trazer problemas em discussões. Se as pessoas mais antiquadas não questionassem o que lhe é diferente, o mundo estaria vivendo com mais harmonia hoje em dia.
  3. Ouvir na essência: o coaching ensina o quão importante é ouvir as pessoas na essência. Isso significa que você escuta o que o outro tem a dizer, assimila, aceita e emite a sua opinião de forma respeitosa. Esse tipo de comportamento demonstra que você tem preocupação em fazer com que a opinião de todos seja expressada com o devido espaço. Esse comportamento é essencial para um debate saudável, não é mesmo?
  4. Aprendizagem: é fundamental que você esteja em constante evolução na sua vida inteira. Para isso, é essencial que você não pare de estudar. Compartilhar conhecimentos com outros profissionais, debater de forma saudável, ler, estudar e buscar por cursos complementares e o próprio coaching são formas de você se manter atualizado e ainda evoluir regularmente. Portanto, nunca deixe de investir na sua educação continuada e em formas diferentes de aprender.
  5. Coletividade: a consciência coletiva é muito importante em ambientes empresariais e também fora deles, pois isso é essencial para uma boa convivência em sociedade. Muito mais do que apenas saber trabalhar em grupo, a coletividade ensina a respeitar a opinião do outro e a incluir todos, até mesmo aqueles que tiveram menos oportunidades.

Você já conhecia todos esses benefícios de ser uma pessoa empática? Se ainda não sabia deles, agora você está cheio de um conhecimento valioso para ser aplicado no seu dia a dia. Não deixe de demonstrar suas características positivas ligadas aos pontos que falamos aqui em cima. Além de serem importantes para o seu bem-estar mental, esses itens são essenciais para uma boa convivência em sociedade dentro e fora do ambiente corporativo.

Para completar a ideia, a demonstração dessas virtudes complementa positivamente o seu marketing pessoal em curto, médio e longo prazo. Isso acontece, pois todos os outros profissionais irão ver o quanto você se dedica tanto para melhorar a sua carreira quanto a dos outros.

Os pontos positivos de uma liderança empática

Combinado às habilidades técnicas, capacidade de influenciar pelo exemplo, criatividade e boa comunicação, a empatia completa um pacote de pontos essenciais que uma boa liderança deve ter. Claro que nem todos os gestores conseguem chegar a esse nível, mas é importante que eles se esforcem para trazer essas características no dia a dia de forma assertiva.

Imagine um líder que não tem a habilidade de olhar para os seus liderados e compreender suas dificuldades profissionais e pessoais e o ajudar. Outra situação ruim é quando um gestor que não consegue fazer com que o time esteja em constante evolução, pois está muito preocupado com o próprio cargo.

Os exemplos acima chegam a beirar o egoísmo, não é mesmo? Pois é isso que a falta de empatia pode criar. Um líder empático tem a preocupação em enxergar cada um do time de forma individual, respeitando suas diferenças profissionais e pessoais e levando isso em consideração na hora de delegar demandas. Além disso, ele tem mais facilidade em levar conselhos eficazes e criativos para pessoas que estão em situações adversas.

Você já teve uma liderança empática? Infelizmente, nem sempre temos essa sorte. Porém, você pode se dedicar para ser o líder empático do futuro com o coaching. Por meio de ferramentas eficientes, o método ensina mais sobre você mesmo, inteligência emocional, autoconfiança, gestão humanizada, identificação de tendências de comportamento e muitos outros pontos superinteressantes para esse tipo de profissional. Conheça a formação Professional & Self Coaching (PSC) você pode alcançar a alta performance profissional.

Quer saber como está a sua felicidade nas áreas: profissional, pessoal, qualidade de vida e relacionamento?
Clique aqui e faça nosso teste.

É a sua vez

O primeiro passo para começar a mudança na sua vida profissional você já deu, pois está lendo um artigo que fala da importância da empatia no dia a dia. Agora, o próximo passo é aplicar todo o conhecimento na sua carreira e em âmbito pessoal de forma inteligente. Mas, não hesite em estudar mais. Busque por mais conteúdo e por cursos que possam realmente contribuir com a sua formação enquanto pessoa e profissional.

É importante que você valorize esse tipo de proatividade da sua parte e ainda incentive o mesmo dos outros. Não é melhor quando todos que convivem com você querem ser a melhor versão que podem ser. Mais do que isso, quando todos querem aprender cada vez mais. Por isso, compartilhe esse artigo com os seus amigos e familiares.

Copyright: 547613167 – https://www.shutterstock.com/pt/g/eakachai+leesin

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010
CNPJ: 31.328.744/0001-63