Entenda a Geração Z e saiba como engajá-la

Grupo de pessoas da geração Z

Confira algumas dicas de como a sua empresa pode lidar melhor com a geração Z.

A sociedade atual está dividida em gerações bastante diferentes entre si. Cada uma delas foi afetada e transformada de maneiras diferentes pelo avanço da tecnologia e processo de globalização. As gerações que conheceram o mundo antes da era digital têm outra perspectiva diante do contexto atual. 

Neste artigo iremos falar especificamente sobre a geração Z, formada por pessoas que nasceram na era da informação. Esses jovens não conheceram o mundo antes da era digital e isso lhes dá outra perspectiva. As expectativas da geração Z no que tange a busca por um primeiro emprego, por exemplo, são diferentes do que as gerações anteriores buscavam. 

Profissionais da geração Z desejam alinhar sua carreira com a sua satisfação pessoal e visão de mundo. Para as empresas é essencial entender como lidar com eles, pois além de terem muito a agregar, serão a maioria no mercado de trabalho no futuro. Continue a leitura e confira as dicas que apresentamos de como reter a geração Z. 

Quem é a geração Z?

A geração Z é composta por pessoas que nasceram entre a segunda metade da década de 1990 até o início dos anos 2010. Essa geração nasceu juntamente ao início da era digital e tem uma relação íntima com a internet. Seus integrantes são conhecidos por serem nativos digitais. Caracterizam-se por gostar de estar sempre conectados.

Geração Z no mercado de trabalho

Os indivíduos da geração Z têm como característica marcante o desejo de deixar a sua marca no mundo. Como profissionais, desejam fazer parte de algo inovador e que se reflita em mudanças positivas para a sociedade.

O trabalho assume um papel mais significativo em suas vidas e, por isso, desejam estar cercados de profissionais que pensem como eles. Para os profissionais da geração Z, trabalhar é mais do que uma atividade realizada em troca de dinheiro.

A cabeça desses profissionais está sempre repleta de ideias direcionadas para desenvolver um mundo novo e mais interessante. Isso faz com que as companhias ganhem destaque no mercado. Em suma, a geração Z quer trabalhar com algo de que goste e que faça a diferença no mundo. 

Geração Z: dicas de como engajá-la

Como citamos acima, a geração Z enxerga o trabalho como a oportunidade de fazer algo relevante para o coletivo. Diferentemente de gerações anteriores, o foco não está simplesmente em ganhar dinheiro. 

Dessa forma, são profissionais que se dão bem em atividades voltadas para a responsabilidade social e organização. Abaixo listamos algumas dicas de como a sua empresa pode lidar melhor com a geração Z. A partir dessas ações torna-se mais fácil promover a retenção de talentos dessa geração. 

1. Conecte o trabalho com o universo da geração Z

Os jovens da geração Z nasceram na era digital, isto é, não conhecem o mundo antes do desenvolvimento de ferramentas como a internet. Por isso, para eles não é atraente a ideia de trabalhar em uma função que não esteja inserida nesse universo digital. Independentemente do segmento de atuação das empresas, é válido se preocupar com a sua presença digital.

Os profissionais da geração Z podem ser bastante importantes nesse processo e a abertura para esse posicionamento pode retê-los. A internet contribui para a divulgação de informações entre as equipes e para a evolução de suas entregas. As interações digitais devem ser entendidas como aliadas da produtividade e não como suas rivais.

Ao se preocupar com essas interações, a sua companhia demonstra que está preparada para atuar no presente. Quando enxergam uma atuação efetiva e voltada para as experiências digitais, os jovens da geração Z se mostram mais propensos a ficar. 

2. Ofereça orientação

Uma característica que torna a geração Z muito interessante para o mercado de trabalho é o desejo de aprender. Mesmo tendo nascido e crescido em meio a um universo de informações, esses indivíduos não se gabam disso. Algo que esses profissionais gostam e buscam é a constante orientação a respeito de como fazer algo novo e diferente.

Uma forma estratégica de gerar maior engajamento desses profissionais é justamente lhes oferecer orientação. Há o desejo de superar suas limitações e alcançar os seus objetivos. O processo de Coaching é uma ferramenta eficiente para estabelecer essa orientação e troca de conhecimentos. 

Quando a geração Z recebe as orientações necessárias, consegue entregar resultados excelentes. E tem ainda o fato de que, quanto mais esses indivíduos aprendem, mais desejam saber e contribuir. Ter profissionais dessa geração na sua equipe ajuda a torná-la mais preparada para os desafios. 

3. Aposte na versatilidade

A internet já faz parte das nossas vidas e preenche espaços em diferentes momentos, nos dando mais possibilidades. Essa flexibilidade proporcionada pelos avanços tecnológicos mais recentes deve estar presente no ambiente de trabalho. Os colaboradores da geração Z se sentem mais satisfeitos quando estão inseridos em um ambiente profissional de maior liberdade. 

Se a empresa pode adotar um sistema de trabalho mais maleável, deve investir nessa versatilidade. Uma forma prática de ser mais flexível é estabelecer um sistema em que alguns dias de produção possam ser em home office. As equipes gostam de saber que têm a confiança das empresas e de não perder tempo no trânsito. 

Para a geração Z, é essencial ter domínio sobre o seu tempo, eles demonstram uma grande capacidade de autogestão. Quanto menos pressão eles sofrerem, mais produtivos serão e mais resultados positivos entregarão para o empreendimento. 

4. Dê ênfase nas possibilidades de crescimento 

Embora seja uma geração que está o tempo todo considerando o impacto de mudanças, também pensa no crescimento na carreira. Ainda que se tenha o desejo de quebrar paradigmas, os profissionais Z querem estabelecer uma escalada rumo ao topo. 

Para engajar esses profissionais, a dica é que a empresa se mostre disposta a ajudá-los. Criar oportunidades de ampliar os horizontes deles faz com que queiram permanecer por mais tempo. Essa é uma forma de ter o total engajamento desses colaboradores. O segredo está em oferecer possibilidades de crescimento, mantendo a relevância das atividades. 

Com o devido estímulo a geração Z pode ser bastante produtiva e engajada!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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