Gírias profissionais: confira alguns dos jargões mais usados nas empresas

Gírias Profissionais Conheça algumas gírias profissionais utilizadas nas empresas

Uma comunicação eficaz é o ideal em todas as empresas. Muitas vezes, a rotina de trabalho gera experiências que fazem com que os profissionais pensem em outras palavras para se expressar — palavras que se tornam bastante comuns no meio profissional, tais como: bulula, team building, schedular.

Se, para você, estas palavras não fazem muito sentido é porque elas não fazem parte da sua rotina no trabalho. Agora, se você entendeu pelo menos uma delas, então ela faz parte da sua profissão. Todas as profissões têm alguns jargões bastante peculiares e estes, por sua vez, são inseridos naturalmente nas rotinas empresariais. Quer conhecer outras gírias profissionais? Então, continue a leitura, querida pessoa!

Gírias no ambiente profissional e as suas contribuições para a comunicação 

Antes de conhecer essas palavras, vale a pergunta: o que são as gírias?

Basicamente, gírias são vocábulos típicos de uma classe social, de um grupo e até mesmo de uma profissão. Elas são utilizadas para facilitar a comunicação entre as pessoas do nicho de que fazem parte e são criadas de maneiras bastante particulares. Muitas gírias são criadas a partir de situações vividas ou com base em palavras já existentes no vocabulário. Também podem ser adaptações de termos de outros idiomas.

Pode-se dizer que as gírias são representantes dos seus nichos e que unem aqueles que fazem parte do segmento de origem. Por isso, para entender as gírias, sobretudo as profissionais, é importante conhecer o contexto que as originou. Assim, as gírias profissionais farão sentido.

Algumas gírias profissionais populares

Quer conhecer algumas gírias profissionais, querida pessoa? Então, confira a lista abaixo e se divirta com esse jeito curioso de se comunicar nas empresas.

1- Bulula

A palavra tem uma sonoridade até engraçada, mas, no meio de que ela faz parte, o seu significado não traz alegria. Trata-se de uma gíria muito usada por corretores de imóveis. E o que significa? Bulula é a pessoa que vai visitar um imóvel, mas não efetua a compra ou não fecha o negócio, o que é péssimo para os corretores.

2- Brifar

Uma das coisas mais comuns é que palavras em inglês sejam transformadas em alguma expressão ou gíria profissional, o que ocorre para agilizar a comunicação ou pela falta de familiaridade com a língua. “Brifar” é uma das gírias mais faladas nas empresas de comunicação — em especial, agências de publicidade.

E o que é brifar? Brifar significa coletar informações importantes e fazer um briefing. E briefing, o que é? É um documento que contém dados e informações coletadas com o intuito de desenvolver um trabalho — no caso das agências de publicidade, campanhas publicitárias e ações promocionais. O termo vem da língua inglesa e significa resumo. Vale ressaltar que brifar é uma das funções dos profissionais responsáveis pelo atendimento ao cliente.

3- Photoshopar

Assim como no caso de brifar, essa também é uma gíria que vem de um termo em inglês bastante comum em mercados ligados a criatividade. Mas que significar photoshopar?

Trata-se de uma gíria usada comumente para falar de imagens tratadas e editadas no programa Photoshopsoftware utilizado para edição e tratamento de imagens. É importante ressaltar que o Photoshop é um programa muito utilizado por profissionais da área criativa, como designers, artistas visuais, diretores de arte e publicitários. Photoshopar pode significar, ainda, “melhorar o visual de alguém”.

4- Sujar a calça

Essa é uma gíria que causa estranheza em quem a ouve. Antes que pareça algo estranho ou algo nada higiênico, é importante explicar seu significado. O corretor recém-chegado na profissão é conhecido como “calça branca”, pois é um profissional que ainda não fez uma venda ou não tem experiência.

O termo “sujar a calça” significa que este corretor novato fará a sua primeira venda, ou seja, sujará a calça. Sujar a calça é o termo utilizado entre corretores para sinalizar que o novato ganhou experiência, estreou no mercado.

5- Brainstorming

Brainstorming é um termo que vem do inglês e que pode ser traduzido como “tempestade cerebral” ou “tempestade de ideias”. Nas empresas, trata-se de um processo, individual ou coletivo, em que as pessoas anotam em um papel ou lousa todas as suas ideias que possam resolver algum problema da organização. Depois, cada ideia é analisada em pormenores, avaliando as suas vantagens e desvantagens, até que apenas as melhores sejam selecionadas.

6- Deadline

Deadline também é um termo que vem do inglês e que é exaustivamente utilizado nas empresas. O deadline nada mais é do que o prazo final para a entrega de um produto, projeto, tarefa etc. Dessa forma, todo bom colaborador precisa aprender a cumprir os seus deadlines se quiser ter uma imagem de responsabilidade e profissionalismo.

Gírias do “juridiquês”

Não pense que somente publicitários e corretores de imóveis tem suas gírias. Entre os profissionais da área jurídica, também existem jargões e gírias que deixam as pessoas até mesmo confusas, por serem comuns somente no contexto jurídico. Devido à recorrência desses termos, o “idioma” falado pelos juízes e advogados ganhou até um nome: “juridiquês”. Confira alguns destes jargões:

  • Autarquia Ancilar: o significado deste termo é o Instituto Nacional de Previdência Social (INSS);
  • Com supedâneo no artigo: significa “com base no artigo”;
  • Abroquelar: significa “fundamentar”;
  • Areópago: significa “tribunal”.

Como você pode perceber, a comunicação em determinadas profissões contém gírias e jargões. É comum que essas palavras sejam utilizadas entre os membros dessas “tribos”. Todavia, é importante empregar esses termos com bom-senso, especialmente diante de pessoas que não estejam familiarizadas com eles.

Agora, responda, querida pessoa: quais são as gírias que você usa no seu trabalho? Quais são as expressões mais comuns na sua profissão? Utilize o espaço abaixo para compartilhar essas palavras conosco.

Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais! Ah, e se quiser adicionar um imagem, não se esqueça de photoshopar para deixar o seu post bem bonito!

Copyright: 572805328 g-stockstudio  – https://www.shutterstock.com/pt/g/g-stockstudio

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010