Mudar é preciso: dicas para buscar novos caminhos na vida e carreira

Adaptar as mudanças Busque novos caminhos e se adapte às mudanças

 

As mudanças nem sempre precisam vir carregadas de negatividade. Elas podem ser positivas também. Aliás, mesmo que não sejam exatamente aquilo que você esperava, elas podem ser necessárias. Por isso, é essencial que você abrace os pontos bons e ruins e consiga filtrar o que é importante daquilo que não é, assim como o que deve fazer parte da sua vida e o que não deve.

Essa não é uma tarefa fácil, pois exige muita análise, reflexão e conhecimento profundo de si mesmo. Porém, não é algo impossível de se conseguir. Afinal, você pode conquistar o que precisa desde que queira e que se dedique a isso. Para saber mais sobre o assunto é só continuar lendo o artigo!

2 dicas incríveis para se adaptar às mudanças sem muitas dificuldades

Que fique claro que não existe fórmula mágica. As recomendações que selecionamos com muito cuidado para você são formas de você começar a direcionar o seu caminho para um estilo de vida mais saudável e até estratégico, em âmbito profissional e pessoal. Confira quais são as 2 principais dicas:

  • Esteja preparado para os acontecimentos não planejados

Existem alguns tipos de situações não planejadas que acontecem na nossa vida que trazem a sensação de que não estávamos preparados o suficiente. Pode parecer lógico, afinal se é algo não planejado não tem como se preparar. Por exemplo, a morte repentina de um ente querido. Porém, existem alguns cenários que se formam sem aviso podem ser previstos e nós podemos estar mais prontos para recebê-los. Como uma mudança brusca de equipe por conta de uma crise externa, por exemplo.

Independentemente do tipo de acontecimento que você passou ou está passando e que estava fora dos seus planos, é importante que você tenha a resiliência para aguentar como também a habilidade de lidar com todos os sentimentos que isso envolve sem desespero. Essa capacidade se chama inteligência emocional, que você pode adquirir por meio das poderosas ferramentas de coaching.

O método ensina você a entender quais são os seus pontos de melhoria e quais são aqueles que merecem mais atenção para se tornarem menos sabotadores no dia a dia. Com a combinação de exercícios de autoconhecimento e autoestima, o coaching mostra como você costuma pensar, agir e reagir em situações diferentes, como aquelas que envolvem pressão.

A partir dessa identificação, o método consegue praticar saídas estratégicas para que você caia nas próprias armadilhas e fique preso aos seus sentimentos naqueles momentos em que deveria estar agindo. Isso diminui consideravelmente comportamentos ligados à impulsividade e falta de senso crítico.

Assim, você consegue estar mais preparado para a maior parte dos acontecimentos que permeiam a sua vida pessoal e profissional. Imagine que incrível você não se desesperar com um erro que acontece no seu trabalho! No lugar disso, você consegue pensar em uma solução criativa para sair daquele momento com sucesso.

  • Escolha seus objetivos

É comum que o seu foco profissional e pessoal mude ao longo da vida. Seja por conta de acontecimentos internos ou externos, nossos caminhos são passíveis de alterações. Por isso, como dissemos antes, é bom estar preparado para a maior parte das coisas que apareçam.

De qualquer forma, é muito importante que hoje você tenha definido quais são os objetivos de curto, médio e longo prazo. Para facilitar, faça um planejamento simples. Veja o passo a passo:

    1. Escreva em um papel todos os setores da sua vida;
    2. Elenque objetivos para cada um deles;
    3. Classifique cada um deles por ordem de prioridade;
    4. Classifique cada um deles por grau de dificuldade;
    5. Revise toda a lista, filtrando o que realmente deveria estar ali e o que pode sair;
    6. Identifique quais são as ações que você precisa tomar para realizar cada uma das metas;
    7. Determine prazos para cada um dos itens;
    8. Comece a agir;
    9. Revise o que você está conseguindo realizar regularmente.

Dica: cuidado para optar por objetivos que ainda mantenham os seus pés no chão. Considere sua situação atual para criar seu destino. Claro, que você pode fazer algo que evolui de acordo com as suas conquistas anteriores, mas, mesmo assim, é preciso sempre se ater a realidade.

Esse tipo de atitude é essencial, pois traz um foco para as suas ações diárias e ainda traz a sensação de que você está agindo dentro de um cronograma possível, pois a criação é da sua autoria.

Quando é preciso respirar novos ares?

A pergunta acima não é fácil de responder. Você vai sentir qual é o momento certo para mudar quando acontecer. Se você tiver se preparado corretamente, é provável que isso ocorra naturalmente. Caso você ainda não esteja pronto, é possível que sinta algumas dificuldades de aceitar as diferenças.

Se você está vivendo em alguma situação que envolve humilhação, violência física ou moral ou qualquer tipo de cenário abusivo, saiba que esse é o momento urgente de mudar. Se precisar de ajuda de alguém, não hesite em pedir. Outros períodos importantes em que você deve se forçar a uma mudança é quando há insatisfação com o seu cargo ou salário.

Para ser bem sucedido é preciso estar em equilíbrio consigo mesmo. Quer descobrir qual o seu nível de felicidade?
Clique aqui e faça nosso teste.

Mude com calma

O importante é que você não use os seus conceitos pré-definidos para decidir se gosta de algo ou não, antes de conhecer melhor. Aliás, mesmo que a mudança não te agrada depois de muita reflexão, às vezes é preciso aceitar. Claro que não estamos falando de situações que se transformam em períodos de abuso físico ou moral. Aceite aquelas alterações que respeitam os seu direitos, assim como de todos os outros seres humanos. Não é justo que você ou outra pessoa tenha mais facilidades para estudar, trabalhar ou viver do que os outros. Pense nisso antes de reclamar de algo.

Agora você já entende melhor a importância das mudanças e de estar preparado para recebê-las sem problemas? Pois, então comece agora mesmo o seu preparatório para se adaptar às constantes transformações que o mundo moderno pede das pessoas em qualquer âmbito da vida, principalmente no lado profissional.

Compartilhe esse artigo nas redes sociais!

Copyright: 178281617 – https://www.shutterstock.com/pt/g/romrf



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010