O que é exibicionismo? Como lidar com esse comportamento prejudicial

Exibicionismo Saiba como lidar com o Exibicionismo

 

Todos nós, em algum momento de nossa vida, seja pessoal ou profissional, já convivemos com pessoas que a todo momento tentam direcionar os holofotes e todas atenções para si, não é mesmo?! São indivíduos que o tempo todo falam de si, de suas próprias experiências, vivências, que dão a entender que sabem de tudo e não deixam espaço para que as outras pessoas ao redor se manifestem ou possam dialogar.

A sensação que se tem ao conversar com uma pessoa com este perfil é a de que estamos em um verdadeiro monólogo e não em um diálogo, em que locutor e interlocutor trocam informações e têm o direito de falar mutuamente.

Se você se identifica e se encaixa nesta descrição talvez você se caracterize por uma pessoa exibicionista, tendo, neste sentido, que tomar alguns cuidados, para lidar com este comportamento, pois ele pode estar sendo prejudicial ao seu crescimento e desenvolvimento e você não está se dando conta disso.

Neste caso então, te convido a me acompanhar nesta leitura e conferir de que maneira você pode lidar com esta situação e este comportamento, e alcançar o sucesso, tanto em sua vida pessoal, quanto na profissional também.

[php_everywhere instance=”2″]

O que é exibicionismo?

De acordo com o dicionário exibicionismo significa “a mania de ostentação ou de exibição” que uma pessoa tem. Trata-se de uma necessidade excessiva de chamar atenção para si, apresentando, com isso, um comportamento até mesmo egocêntrico e um tanto quanto egoísta.

Pessoas consideradas exibicionistas são indivíduos que geralmente procuram aceitação e aprovação daquelas que estão seu redor, demonstrando, com isso, certa insegurança em determinados momentos. Além disso, o exibicionista também pode apresentar comportamentos dramáticos, manipulativo, no sentido de querer que as pessoas ao seu redor façam suas vontades, autoindulgentes, entre muitos outros, que, ao se tornarem verdadeiramente excessivos, podem se transformar em um Transtorno de Personalidade Histriônica.

Além destas características, que citei acima, existem algumas outras que fazem parte da personalidade da pessoa exibicionista, como:

  • Dificuldades para lidar com críticas e desaprovações;
  • Orgulho de si mesma e de sua personalidade;
  • Resistência a mudanças, sendo estas vistas como grandes ameaças;
  • Dificuldades para lidar com frustrações e com a demora pelo reconhecimento externo;
  • Mudanças constantes de humor e oscilações emocionais;
  • Impulsividade;
  • Dificuldades para lidar e se relacionar com pessoas que elas acreditam competir com a sua atenção.

Como podemos perceber, é fato que comportamentos assim acabam por prejudicar a performance de qualquer tipo de indivíduo, seja ele exibicionista ou não. Sendo assim, é essencial tomar cuidado para que estes não se acentuem no dia a dia e acabem afastando as pessoas ao redor.

Como lidar com o exibicionismo?

Acredito, verdadeiramente, que é preciso lidar com este comportamento, justamente porque ele acaba por prejudicar o crescimento do indivíduo, em todos os ambientes pelos quais ele transita.

Tendo este fator em vista, vou compartilhar agora com você algumas dicas, que vão te ajudar a lidar melhor com esta situação em sua vida, para que assim, você tenha a oportunidade de modificar alguns comportamentos e potencializar outros, com o objetivo de se relacionar assertivamente com as pessoas ao seu redor e, por meio disso, alcançar resultados extraordinários, em sua carreira e vida pessoal.

Continue  leitura e confira:

Comece pelo autoconhecimento

Geralmente, pessoas exibicionista precisam se autoafirmar o tempo todo, pois, na verdade, sentem-se inseguras com relação a elas mesmas. Neste sentido, o primeiro passo para lidar com este comportamento prejudicial é trabalhar em seu processo de autoconhecimento.

Digo isso, pois é através deste poderoso processo que você terá a oportunidade de estar, verdadeiramente, frente a frente com suas melhores habilidades, competências e recursos internos, bem como com os pontos de melhoria, de sua personalidade, no caso o exibicionismo. Tendo ciência de tudo isso, você terá maiores subsídios para mudar o que for necessário e potencializar aqui que está lhe ajudando a ser uma pessoa melhor.

Tenho um convite especial. Quer se conhecer melhor?
Clique aqui e aprenda muito mais sobre si mesmo!

Já pensou em se tornar voluntário?

E por falar em ser uma pessoa melhor, que tal se tornar voluntário em alguma causa que você acredite. Esta é uma excelente maneira de lidar com a sua personalidade exibicionista. Isso porque as pessoas exibicionistas costumam ser extremamente autocentradas, ou seja, só pensam nelas mesmas.

Diante disso, quando você se permite realizar trabalho voluntário, você passa a enxergar cada vez mais o outro e a desenvolver, conforme o tempo vai passando, empatia por ele, por suas dores e por suas alegrias. Com isso, você vai deixando para trás o exibicionismo, pois entende que o mundo não gira apenas em torno de você, de suas histórias e experiências.

Autoestima é essencial

Quando falo em autoestima, estou falando da grande capacidade que temos de valorizar quem somos em nossa essência, bem como nossas conquistas, nos tornando, assim, seres cada vez mais autoconfiantes.

Este é o total oposto de ser exibicionista, pois a pessoa com a autoestima bem desenvolvida, confia em si mesma, em suas habilidades e competências, se perdoa por seus erros, entendendo que em um próximo momento pode fazer melhor e, principalmente, não se comporta esperando a aprovação ou o apoio de quem quer que seja, já que sabe que cada um tem um caminho a trilhar e somente ela sabe o que é melhor para si.

Assim, é fundamental que você olhe verdadeiramente para você mesmo e aceite-se como você é, sem esperar nada das pessoas ao seu redor, pois, elas também estão ocupadas tentando melhorar cada dia mais e se tornarem seres mais realizados.

A vida não é uma eterna competição

Como eu disse acima, cada ser humano está perseguindo seus próprios sonhos e objetivos. Neste sentido, não há a menor necessidade de viver tentando competir com os outros, mostrando que você é melhor do que eles em tudo.

Entenda que a vida não é uma eterna competição e que você não precisa provar nada para ninguém. Comece a pensar em você mesmo, em suas necessidades e anseios, e passe a desenvolver estratégias para alcançá-los, já que é só assim que você poderá ser feliz, sem precisar agradar a ninguém para isso.

Quer saber como está a sua felicidade nas áreas: profissional, pessoal, qualidade de vida e relacionamento?
Clique aqui e faça nosso teste.

Invista em Coaching!

O Coaching é um processo poderoso de desenvolvimento humano, profissional e empresarial, que, através de conhecimentos, técnicas e ferramentas, vai te ajudar a descobrir suas verdadeiras potencialidades, desenvolvendo o seu autoconhecimento, melhorando a sua autoestima, entre outros pontos, essenciais para que você desperte o seu potencial infinito.

Tudo isso acontece a partir do momento que você se permite e ousa ir além, e participa da melhor e mais completa formação em Coaching do país: o Professional & Self Coaching – PSC.

Trata-se de um curso que tem ajudado cada vez mais pessoas, profissionais e empresas a alcançarem a alta performance, através da potencialização de seus pontos fortes e da descoberta e da mudança, eliminação ou transformação de atitudes e comportamentos sabotadores.

Permita-se conhecer este processo e lide cada vez melhor com o exibicionismo em sua vida!

Gostou deste conteúdo, Ser de Luz? Deixe o seu comentário, dizendo o que achou e lembre-se de compartilhá-lo, em suas redes sociais, para contribuir com o crescimento e desenvolvimento de seus amigos.

Copyright:1203214765 – https://www.shutterstock.com/pt/g/tatiana+chekryzhova

[php_everywhere instance=”1″]

 

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010