O que é um inventário comportamental

homem segurando uma luta analisando um candidato no processo seletivo

Entenda o que é inventário comportamental e qual a sua importância para os resultados organizacionais!

O inventário comportamental é uma ferramenta que está sendo cada vez mais utilizada por empresas na hora de contratar novos profissionais. Avaliações podem ser bons recursos para identificar traços de personalidade, no entanto, o inventário vai mais a fundo. 

No artigo a seguir iremos explicar em detalhes o que é o inventário comportamental e qual é a sua relevância. Continue lendo e fique a par de um tema que está ganhando mais notoriedade. 

Afinal, o que é um inventário comportamental?

Um inventário comportamental é uma análise comportamental de cada indivíduo devidamente mapeado. Esse mapa leva em consideração o conjunto de capacidades, competências, características e tendências de comportamento da pessoa avaliada. É uma ferramenta que permite que a empresa conheça mais profundamente seus talentos e possíveis contratados.

A ideia é que o gestor saiba se o talento em questão se encaixa ou não na estrutura corporativa. Também contribui para entender como os profissionais podem ser melhor aproveitados pela companhia. Podemos resumir dizendo que se trata de uma forma de prever como o profissional responderá às interações e situações empresariais. 

O inventário comportamental tem se tornado um recurso cada vez mais relevante por ajudar a entender como o colaborador pode atender a estímulos. As empresas passam a gerenciar com maior efetividade seus talentos. Para os líderes, é uma ferramenta de grande valor, tanto para analisar perfis para contratar quanto para conhecer mais a sua equipe. 

Inventário Comportamental: como ajuda a equipe a alcançar alta performance? 

A principal vantagem de aplicar o inventário comportamental é que esse método ajuda a empresa a fazer escolhas mais interessantes para a sua equipe. O desenvolvimento de cada membro da equipe passa a ser feito de acordo com suas necessidades e potencialidades.

Bons líderes sabem que nem todo profissional é adequado para qualquer função. As características pessoais e tendências de comportamento ajudam a “ler” as aptidões do profissional. O inventário comportamental contribui para entender quais profissionais vão se adaptar melhor a cada cargo. 

Investir nesse mapeamento contribui para enriquecer os resultados da organização por permitir um melhor aproveitamento dos seus talentos. Para os profissionais é uma forma de tornar a sua experiência laboral mais agradável.

Ao serem alocados em funções pertinentes, os colaboradores tendem a ter a sua autoestima elevada, de maneira que entregam melhores resultados. De maneira geral, o empreendimento se torna mais competitivo e atrativo para os grandes talentos do mercado. 

Inventário Comportamental: conheça as melhores ferramentas para utilizar no processo

Há uma série de ferramentas que podem ser empregadas no processo de desenvolvimento de um inventário comportamental. Contudo, algumas têm seu uso mais recorrente por demonstrarem maior eficácia. Confira a seguir quais são essas ferramentas e os benefícios que podem entregar. 

Testes de personalidade

Essa ferramenta está na categoria de ferramentas de nível avançado. Tem como objetivo compreender questões menos óbvias sobre os profissionais. Investiga detalhes de aspecto psíquico de cada indivíduo. Avalia fatores como personalidade, estado emocional, habilidades sociais, entre outros. 

Esses testes são bastante utilizados em processos seletivos e para escolher os melhores profissionais para promoções. Sua aplicação permite ter um conhecimento mais profundo a respeito dos colaboradores, incluindo suas habilidades cognitivas, subjetivas e de inteligência. 

Testes de perfil comportamental

Esse tipo de teste tem como foco avaliar a forma como o indivíduo age diante de situações diferentes. Trata-se de um ponto de avaliação muito relevante para as empresas. Quando sabemos como uma pessoa tende a se portar diante de uma situação, fica mais simples gerenciá-la ao longo do tempo. 

A função dos testes é identificar a capacidade de resposta de um profissional diante de situações chave. Como o colaborador tende a se comportar diante de uma situação de estresse? Ou de conflito? Ou quando precisa tomar uma decisão importante? É uma forma de avaliar possíveis riscos. 

Testes DISCs

DISC é uma sigla que diz respeito a quatro características analisadas pelo método. É um teste de perfil comportamental que ajuda a conhecer melhor o profissional. Confira a seguir o que significa cada letra dessa sigla. 

D – Dominância

A maneira como o indivíduo lida com os desafios e problemas.

I – Influência

A forma como a pessoa responde a interação com as pessoas a sua volta. 

E – Estabilidade

Como o indivíduo se porta diante de mudanças.

C – Complacência

A maneira como o indivíduo responde às regras determinadas. 

Esse teste permite reconhecer os pontos limitantes de cada profissional, tornando possível que eles sejam melhor aproveitados pela companhia. Também ajuda a avaliar o quanto o profissional está alinhado com o cargo em que está. 

Com a identificação dos traços DISC, é possível oferecer aos colaboradores treinamentos adequados às suas aptidões e desejos. O gestor passa a ter mais efetividade no desempenho da equipe. 

A importância de saber aplicar as avaliações do inventário comportamental 

O inventário comportamental é muito relevante para o bom desempenho da companhia. Dessa forma, é determinante que as avaliações sejam aplicadas satisfatoriamente. O resultado dessas ferramentas pode mudar totalmente a maneira como a empresa aborda um treinamento. Também pode ajudar a selecionar novos colaboradores com mais efetividade. 

Empresas que apostam nesse método se beneficiam a médio e longo prazo. Há a possibilidade de conhecer mais profundamente os seus talentos e investir em práticas de melhoria do clima organizacional. Cria-se um ambiente com mais motivação e satisfação das equipes. O capital intelectual pode ser potencializado através de treinamentos mais relevantes. 

A partir desse contexto é mais fácil compreender porque é tão importante uma aplicação correta dos métodos. Contar com um profissional habilitado para analisar os perfis e direcionar as ações da empresa faz toda a diferença. Lembre-se de que as estratégias delineadas somente dão certo se partirem de resultados palpáveis e reais.

Com o método devidamente bem aplicado, se chega a respostas confiáveis e à compreensão da natureza dos colaboradores. É uma forma interessante de trabalhar com o capital humano da sua organização rumo a alcançar mais produtividade e um clima organizacional melhor. 

Agora você já sabe o que é um inventário comportamental e qual a sua importância. Deixe seu comentário abaixo e compartilhe o conteúdo para levar a informação adiante!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010