O Poder da Amizade

amigos brincando lado a lado

A amizade é genuína é um sentimento capaz de gerar grandes efeitos positivos para a nossa vida.

A amizade verdadeira é um dos mais belos sentimentos que existem, aquece nossos corações, conforta nossas almas e oferece afeto sem esperar nada em troca. Os amigos ocupam um espaço especial em nossos corações. Todos nós temos em nossa memória pessoas que marcaram positivamente nossas vidas, através de sua amizade e da alegria proporcionada por sua companhia.

A pureza da amizade sincera está na simplicidade de um sorriso, no calor de um abraço, no silêncio de uma lágrima e no companheirismo e confiança mútua. Um amigo sempre desejará o bem ao outro e fará o que estiver ao seu alcance para cultivar a amizade sincera.

Muitas vezes, esses laços afetivos tornam-se mais profundos do que os laços de sangue, e é fato que uma amizade fortalecida é capaz de superar anos de distância e de perdoar atitudes do passado. Por isso, para manter um bom e longo convívio, é preciso alimentar a amizade de sentimentos e atitudes positivas, como admiração, sinceridade e respeito de ambas as partes.

Siga a leitura para conferir maiores reflexões e dicas para manter o poder da amizade sempre presente em sua vida.

Quer saber mais sobre a metodologia do coaching?

Vamos liberar o acesso para você só hoje!

Frases sobre o Poder da Amizade

Para dar sequência à nossa reflexão, confira algumas frases que falam sobre o poder da amizade.

  1. “A amizade nasce naquele momento em que uma pessoa diz a outra: ‘O quê! Você também? Achei que fosse o único’.” – CS Lewis.

Essa frase deixa clara a importância da afinidade para que uma relação de amizade nasça e se mantenha forte.

  1. “A verdadeira amizade surge quando o silêncio entre duas pessoas é confortável.” – David Tyson.

Amigos não devem se encontrar apenas quando um precisa do outro. É importante que a companhia seja agradável e apenas o fato de estar perto da pessoa já seja suficiente.

  1. “Ainda não há uma palavra para os velhos amigos que acabaram de se conhecer.” – Jim Henson.

Existem amizades que surgem instantaneamente, fazendo com que pessoas que acabaram de se conhecer pareçam amigos de décadas. Contudo, é preciso lembrar que a confiança, invariavelmente, será construída ao longo do tempo.

  1. “Não faça amigos com quem se sinta confortável. Faça amigos que o forçarão a se elevar.” – Thomas J. Watson.

Os bons amigos não são aqueles que concordam com tudo o que você faz e sim os que te colocam para frente, te incentivam a sair da zona de conforto e ir cada vez mais longe.

  1. “Você pode fazer mais amigos em dois meses se interessando por outras pessoas do que em dois anos tentando fazer com que outras pessoas se interessem por você”. – Dale Carnegie.

Jamais se coloque como o centro das atenções entre os seus amigos. Demonstre seu interesse por eles, ouça, acolha, pergunte, isso fará toda a diferença.

Você é uma pessoa feliz? Quer uma ajuda pra descobrir?
Acesse nosso Termômetro e descubra como anda sua Felicidade!

7 Atitudes para fortalecer o Poder da Amizade em sua vida

Deseja que os laços que possui com os seus amigos sejam sempre fortalecidos? Então reflita se costuma ter as atitudes a seguir com frequência, elas são muito importantes para se manter sempre presente na vida dos seus amigos e eles na sua.

1. Ouvir os amigos na essência

Algumas pessoas, por serem mais comunicativas, acabam falando mais do que ouvindo os amigos. Desse modo, desabafam sobre todos os problemas com eles e se esquecem de perguntar ao menos se estão bem. Caso tenha se identificado com essa postura, é preciso que compreenda que, mesmo que seja natural que uns falem mais do que os outros, é preciso buscar o equilíbrio.

Comece a ouvir o seu amigo na essência, e isso inclui perceber até mesmo aquilo que ele não diz claramente. Atente-se à sua linguagem corporal, sua expressão, pergunte como ele está, ofereça apoio. Esses gestos são fundamentais para que o poder da amizade seja mútuo e todos os envolvidos se beneficiem dele.

2. Evitar procurar os amigos apenas quando precisar

Podemos emprestar os dizeres comuns em cerimônias de casamento e trazer para o campo da amizade, porque a relação deve estar viva tanto nas alegrias quanto nas tristezas. Pessoas que procuram os amigos apenas quando precisam não passam uma imagem de confiança a eles, pelo contrário.

Com o tempo, é comum que essa relação comece a ruir, afinal, onde a dualidade do dar e receber não está presente, as coisas não tendem a funcionar. Nenhum ser humano consegue ficar se doando a alguém enquanto o outro não retribui. Quando a ficha cai, é natural que aconteça o afastamento. Então, se não deseja que isso aconteça, procure seus amigos também nos momentos de alegria e em qualquer situação.

3. Ser gentil com os amigos

As pessoas precisam compreender que intimidade não deve ser motivo para deixar de lado a gentileza. Por mais que, ao conversar com pessoas íntimas, seja natural ter mais liberdade, evite que isso faça com que se torne rude com elas. Seja gentil, agradecendo quando fizerem um favor, pedindo desculpas quando necessário, sempre demonstrando seu carinho e respeito.

4. Comemorar as conquistas dos amigos

Existe uma citação que diz que é fácil estar ao lado dos amigos nos fracassos e que o mais difícil é permanecer quando eles alcançam o sucesso. Essa frase se aplica apenas a pessoas que sentem inveja do que é do outro e não conseguem comemorar as vitórias dos seus amigos.

E você, como reage perante o sucesso dos seus amigos? Reflita sobre isso e procure ressignificar caso perceba alguma reação que não considere positiva. É assim que conseguirá encontrar as respostas necessárias para mudar o que achar necessário dentro de si.

5. Manter o diálogo aberto

Em toda relação, é natural que divergências aconteçam e que um fique chateado com o outro. Contudo, é fundamental que haja um diálogo aberto para falar sobre esse tipo de questão e resolver. Ficar calado e não dizer ao amigo que algo que ele fez te chateou é tirar a chance dele de pedir desculpas e evitar agir da mesma forma novamente.

6. Respeitar as individualidades

O ser humano tem a tendência de se aproximar de outros com os quais tem algum tipo de afinidade. Geralmente, é assim que as amizades acontecem. Entretanto, as diferenças continuarão existindo e devem ser respeitadas, de ambos os lados.

Aceite seu amigo como ele é, respeite as escolhas dele, mesmo que não concorde. Claro que poderá aconselhar e dar a sua opinião, mas sempre mostrando que reconhece que a decisão é toda dele. Inclusive, respeite as outras amizades que ele tiver e entenda que a existência delas não é uma ameaça para a relação de vocês.

7. Incluir as amizades na lista de prioridades

Grande parte das pessoas possui uma rotina atribulada, com obrigações profissionais, familiares, entre outras. Por mais que o tempo seja escasso, é importante se esforçar para incluir as amizades na lista de prioridades. Mesmo que não seja possível se encontrar com frequência, se faça presente através de mensagens e ligações.

A amizade é uma relação poderosa, mas que não existe sem o esforço das pessoas envolvidas. É preciso cuidar desses laços para mantê-los fortes e permitir que durem ao longo dos anos. Honre o carinho e o amor que os seus amigos dedicam a você retribuindo através de ações, palavras e de outras formas que desejar.

Que possamos aprender, a cada dia, a valorizar as pessoas que nos cercam e nos amam, sendo para elas o melhor amigo que podemos ser. Celebremos o poder que essas relações possuem e o quanto elas fazem bem ao ser humano!

Este conteúdo te inspirou de alguma maneira? Deixe seu comentário abaixo e aproveite para compartilhar o artigo em suas redes sociais para que mais pessoas reconheçam e celebrem o poder da amizade!

Imagem:

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010
CNPJ: 31.328.744/0001-63