Postura profissional e relações interpessoais: como o coaching me ajuda a manter o equilíbrio

Pessoas conversando

Descubra como equilibrar a postura profissional e as relações interpessoais com eficiência.

Nem tudo na vida se baseia em escolher algo em detrimento de outro. Em muitos casos, a conciliação é algo possível e bastante eficiente. Assim, ter uma postura profissional não significa abdicar de relações interpessoais. E a quem acredita que as duas (postura profissional e relações interpessoais) não podem ser aliadas, fazemos um convite: venha descobrir as contribuições do coaching para que você encontre o equilíbrio entre elas. Vamos lá?

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Como o coaching pode contribuir para manter o equilíbrio entre a postura profissional e as relações interpessoais?

Primeiramente, é importante destacar aqui que a postura profissional é um conjunto de comportamentos e competências de cada colaborador. Além disso, fazem parte da postura profissional a conduta ética, as habilidades profissionais e os hábitos voltados ao trabalho. Já as relações interpessoais são construídas a partir da conexão feita entre duas ou mais pessoas de um mesmo círculo, seja ele em ambiente profissional ou não.

Levando esse conceito para o círculo profissional, os relacionamentos interpessoais são conexões que temos com colegas de trabalho. E são essas conexões que contribuem positivamente para a construção de um ambiente de trabalho agradável, bem como a criação de um networking de qualidade. Esses fatores, por sua vez, impactam diretamente a postura profissional das pessoas.

Muitos profissionais acreditam que prezar pelas relações interpessoais pode prejudicar a sua imagem e postura profissionais. O resultado dessa crença, entretanto, são profissionais capacitados, mas que não possuem networking. Dessa forma, é preciso haver um equilíbrio entre ambos.

Para ajudar você nesse processo em busca do equilíbrio, separamos algumas dicas que podem ser úteis, com segurança e eficiência. São dicas baseadas em técnicas do coaching que já contribuíram com as carreiras de vários profissionais em todo o país. Preparado? Então, continue a leitura!

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1. Ouvir na essência

Comunicar também significa ouvir o outro, e isso faz da comunicação uma verdadeira troca de experiências. Quando ouvimos o outro na essência, demonstramos respeito e, principalmente, interesse pelo que o outro fala. O problema é que, hoje em dia, muita gente ouve apenas para dar uma resposta, e não para de fato compreender o ponto de vista do outro.

Por isso, o coaching ajuda as pessoas a ouvirem atentamente o que o outro tem a dizer. Além disso, desenvolve também a empatia, que é a capacidade de colocar-se no lugar do outro, imaginando o que ele deve pensar e sentir. Essa escuta ativa torna as pessoas mais conectadas umas com as outras, o que beneficia tanto a vida pessoal como a vida profissional.

2. Desenvolver a inteligência emocional

A inteligência emocional faz toda a diferença em momentos de estresse e conflitos. Quando o profissional tem a inteligência emocional bem desenvolvida, lidar com os colegas de trabalho em situações tensas contribui para a manutenção dos bons modos e da gentileza. Além disso, essa propriedade auxilia o profissional a buscar soluções eficazes para eventuais problemas.

O coaching ensina que desenvolver a inteligência emocional envolve reconhecer as emoções, compreender as suas causas e administrar a sua intensidade, canalizando-as em atitudes produtivas na resolução dos problemas. Ela também inclui identificar e respeitar as emoções do outro.

3. Compreender que nem todo momento é o ideal para conversar

As conversas no ambiente de trabalho são bem-vindas e contribuem muito para que os colaboradores se sintam pertencentes à organização. É por meio dos diálogos que as pessoas se conectam e criam um ambiente descontraído. Contudo, é importante que as conversas não atrapalhem a produtividade e não desviem o foco das atividades do trabalho.

Assim, deixe as conversas mais descontraídas para os horários de intervalo (almoço e lanche). Durante o expediente, dê prioridade para as conversas que sejam relevantes para a empresa e que tenham ligação com as atividades exercidas por você e seu interlocutor.

4. Gerir adequadamente o tempo

O coaching também ajuda as pessoas a serem mais organizadas e a planejar as tarefas que precisam executar para alcançar os seus objetivos. Por isso, esse processo ajuda as pessoas a identificarem os maus hábitos, ou seja, aqueles que as fazem perder tempo e atrasar a realização das suas demandas.

Assim, conforme citamos no item anterior, o profissional desenvolve a sua capacidade de administrar o seu período produtivo com os momentos de pausa para relaxamento e descanso (que também são fundamentais para a saúde e para o próprio sucesso profissional). O equilíbrio é uma das palavras-chave do processo de coaching.

5. Ganhar produtividade

O processo de coaching ajuda as pessoas a desenvolverem diversos pilares, como: organização, definição de prioridades, planejamento estratégico, gestão do tempo, inteligência emocional, clareza de comunicação e bom relacionamento interpessoal. Naturalmente, o indivíduo que desenvolver-se em todas essas questões conseguirá obter muito mais produtividade.

Ser produtivo significa fazer mais em menos tempo, o que é sempre algo bem-visto nas relações interpessoais típicas dos ambientes de trabalho, desde que a qualidade das atividades não seja prejudicada, obviamente. Dessa forma, sem atrasos e sem estresse, até mesmo o convívio com os colegas e o clima organizacional também são beneficiados.

6. Identificar pontos que precisam ser mais desenvolvidos

Por fim, é importante lembrar que, mesmo que o coaching potencialize as qualidades das pessoas, todas elas têm as suas limitações naturais. Assim, esse processo também nos ajuda a ter mais humildade para reconhecer os aspectos em que ainda precisamos melhorar.

No ambiente de trabalho, isso nos auxilia a identificar as áreas em que temos que adquirir mais conhecimento e também a pedir ajuda aos colegas que têm mais experiência no assunto.

Dessa forma, o processo de coaching permite que desenvolvamos a consciência de que os membros de uma equipe têm competências diferentes e que se complementam, o que favorece a ajuda mútua e a cooperação — elementos tão fundamentais no desenvolvimento profissional e no bom relacionamento interpessoal.

Portanto, podemos concluir que a postura profissional e as relações interpessoais são duas forças fundamentais para o sucesso, que podem e devem ser equilibradas. O coaching, sendo um processo multifatorial de desenvolvimento humano, ajuda na promoção desse equilíbrio tão desejado!

Que estas dicas ajudem você a manter o equilíbrio entre a postura profissional e as relações interpessoais. Se você gostou delas, utilize o espaço abaixo para nos contar a sua opinião sobre o assunto. Além do mais, se este conteúdo o impactou de forma positiva, curta-o e compartilhe-o em suas redes sociais, de modo que mais pessoas possam ser auxiliadas por ele!

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José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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