Quais as principais virtudes do ser humano?

Símbolo em forma de coração criado a partir das mãos

Confira as principais virtudes do ser humano.

De acordo com o filósofo Aristóteles, virtudes são capacidades e hábitos dignos de serem louvados. Nesse sentido, podemos concluir que as chamadas virtudes do ser humano são as qualidades que todos devem cultivar. São elas que nos permitem viver com ética, respeito ao próximo e a nós mesmos.

Existem virtudes do ser humano que são valorizadas em todas as culturas. Conhecê-las é interessante para refletir sobre seu comportamento, verificar se tem aplicado todas elas e se pode melhorar em algum aspecto.

Siga a leitura para saber quais são as principais virtudes do ser humano e sua importância.

[php_everywhere instance=”2″]

25 Virtudes do ser humano e sua importância

Ao longo da história, filósofos criaram listas com as virtudes que cada um considerava mais relevantes. A seguir, você verá uma lista com as principais delas, acompanhe!

1. Adaptabilidade

Adaptabilidade é a capacidade de ser flexível para mudar quando necessário e obter o melhor resultado possível em qualquer situação. Fazendo uma analogia com objetos, perceba que coisas que não são adaptáveis ​​são aquelas que quebram facilmente quando são submetidas a um movimento diferente do que estão acostumadas.

2. Assertividade

Ser assertivo é ir em busca do que deseja sem medo ou culpa. A assertividade costuma ser resumida como a virtude das pessoas que dizem “sim” e “não” com sinceridade, sem aceitarem ou recusarem algo apenas para agradar.

3. Autenticidade

Ser autêntico é ser verdadeiro com os outros e consigo mesmo, é viver de acordo com as próprias convicções. É demonstrar qualidades e fraquezas com confiança sobre quem se é.

4. Bom senso

O bom senso é uma virtude que baseia todas as outras. Afinal, ser honesto não precisa ser sinônimo de grosseria ou de dizer coisas desnecessárias, e é exatamente o bom senso que permitirá que identifique a hora certa de se expressar.

5. Compaixão

Compaixão é a capacidade de renunciar dos próprios interesses para ajudar outra pessoa. Ser compassivo é valorizar os outros acima de si mesmo com o único propósito de contribuir para um bem maior.

6. Comprometimento

Um indivíduo comprometido é aquele que assume integralmente as suas responsabilidades. Se ele diz que vai fazer algo, faz, sem criar desculpas ou responsabilizar terceiros.

7. Contentamento

Contentamento é o contrário de insatisfação e é uma virtude irmã da felicidade, é daí que vem a palavra contente. É a escolha de valorizar o que se tem em vez de lamentar pelo que se ainda não tem.

8. Cooperação

Já dizia o ditado, que uma andorinha só não faz verão. É através da cooperação e do trabalho em grupo que seus objetivos podem ser alcançados. Quanto mais suporte tiver, mais longe pode chegar.

9. Coragem

Coragem não é ausência de medo, é a força para seguir em frente mesmo diante do medo. A coragem é, talvez, a virtude mais importante a ser desenvolvida. Quando fazemos o que é necessário mesmo sentindo medo, desenvolvemos a coragem.

10. Empatia

Empatia é a capacidade de deixar o ego de lado, colocar-se no lugar de outra pessoa e vivenciar as suas emoções. Quando fazemos isso, criamos conexões verdadeiras, pois ouvimos e enxergamos o outro verdadeiramente.

11. Excelência

Excelência é a virtude que nos faz sempre buscar evoluir. Em vez de se acomodar com o quão bom é em determinada atividade, reconheça que está indo bem, mas que pode melhorar sempre mais.

12. Generosidade

Ser generoso é compartilhar a bondade por onde passar, seja através de gestos de ajuda, de carinho, respeito. Quanto mais generosidade houver no mundo, melhor será a vida de todos nós.

13. Gentileza

Existe força na bondade, afinal, um simples sorriso, uma palavra gentil ou até mesmo um abraço pode mudar o dia de alguém para melhor. Assim, através desses pequenos gestos, podemos mudar o mundo!

14. Graça

Graça é uma palavra que vem do latim e que significa benevolência. Ter essa virtude significa oferecer o seu melhor a todos, mesmo para aqueles que, aparentemente, não mereçam.

15. Gratidão

É impossível se sentir ressentido e grato ao mesmo tempo. Experimente a gratidão e veja como esse sentimento é poderoso, uma virtude que faz com que valorize tudo de bom ao seu redor.

16. Honestidade

Uma pessoa é tão boa quanto o valor de sua palavra. Ser honesto é desafiador muitas vezes, mas é a base do caráter de um indivíduo. Fazer a coisa certa é a melhor escolha em qualquer circunstância.

17. Honra

Ter honra é respeitar aqueles que estão acima de você e agir de forma que a merecer o respeito daqueles que estão abaixo. Uma pessoa honrada é aquela que busca sempre manter uma conduta íntegra.

18. Humildade

Humildade é a qualidade daqueles que reconhecem as próprias limitações e sabem que não têm conhecimento a respeito de tudo. Ser humilde é saber que sempre se pode aprender com alguém, independentemente de qualquer característica.

19. Integridade

Uma pessoa íntegra é aquela que se mantém fiel aos seus valores, independentemente do que aconteça. Ela tem consciência de quem é e não muda de postura para obter vantagens ou se vingar.

20. Lealdade

Ser leal é ser fiel a si mesmo e ficar ao lado das pessoas nos piores momentos sem abandoná-las. É nunca desistir de alguém, por mais difícil que seja e pelo tempo que for preciso.

21. Paciência

A paciência é a virtude daqueles que são tolerantes e suportam males e dissabores sem desistir do que acreditam e desejam. Em muitas situações da vida precisamos ser pacientes, como em relacionamentos, na criação dos filhos e cuidados com idosos, e em relação a nós mesmos.

22. Perdão

Quando perdoamos, estamos desistindo de nosso direito de cobrar uma dívida. Como disse Gandhi, a ideia de olho por olho fará com que o mundo todo se torne cego, precisamos perdoar mais. Quando uma pessoa não sente mais a necessidade de vingança, é sinal de que perdoou.

23. Prudência

Prudência é a capacidade de encarar a realidade, sem permitir que as emoções ou o ego atrapalhem, e fazer o que é melhor para todos. Uma pessoa prudente não se deixa levar por impulsos.

24. Respeito

O respeito que você demonstra pelos outros é um reflexo do seu respeito próprio. Respeitar não significa ter que concordar com os outros, mas simplesmente se valorizar o suficiente para respeitar os outros, reconhecendo que eles têm tantos direitos quanto você.

25. Tenacidade

Tenacidade é a capacidade de resistir e nunca desistir, de continuar mesmo quando as coisas estão difíceis.

Quais dessas virtudes estão presentes em maior destaque na sua personalidade? Deixe seu comentário abaixo e aproveite para compartilhar o conteúdo em suas redes sociais para levar a reflexão sobre as principais virtudes do ser humano adiante!

[php_everywhere instance=”1″]

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010