Quais as Vantagens e Desvantagens em ser Pragmático

Mulher concentrada no trabalho

Veja as principais vantagens de adotar uma postura pragmática.

O pragmatismo é tratado como uma qualidade de excelência no contexto corporativo. Pessoas pragmáticas são diretas e focadas naquilo que precisam realizar. Não se dispersar e manter-se alinhado com as necessidades de entrega é realmente bastante positivo. Mas, será que ser pragmático tem apenas vantagens?

No artigo a seguir explicaremos um pouco melhor essa característica e abordaremos as suas principais vantagens e desvantagens. Quando se conhece os dois lados é mais fácil chegar ao equilíbrio, aproveitando aquilo que é interessante para o seu crescimento.

Afinal, o que é ser pragmático?

O pragmatismo se caracteriza por ser direto, objetivo e prático. No contexto profissional, diz respeito ao indivíduo que não se dispersa com facilidade, mantendo o seu

Havendo uma meta, ele permanecerá trabalhando para alcançá-la. Ainda que interferências aconteçam, a pessoa pragmática não deixa de resolver aquilo que é mais importante para si. 

Aqueles que têm perfil pragmático têm propósitos simples. O seu modelo mental é direcionado tornando os seus trajetos diretos, primeiro se resolve aquilo que é mais relevante. Somente depois é que se permitem focar em outra coisa. Pode acontecer de indivíduos pragmáticos serem confundidos com antissociais devido à sua grande capacidade de manutenção do foco.

Podem transmitir uma imagem de impaciência, pois esperam que os outros também sejam decididos e diretos. Esses indivíduos se expressam sem rodeios e permanecem incansáveis na busca por resultados.

Tendem a tomar decisões através do método de tentativa e erro. Em linhas gerais, o indivíduo pragmático é aquele que sabe focar nas responsabilidades quando é necessário e se divertir quando conclui as suas tarefas. 

Quais são as vantagens de ser pragmático?

Confira abaixo as principais vantagens de adotar uma postura pragmática.

1. Foco

Com toda a certeza a principal vantagem de ser pragmático é ter foco. Não desviar a atenção do que precisa ser realizado permite concluir as suas tarefas mais rapidamente e com qualidade.

Quem permanece com a sua mente divagando enquanto está realizando uma atividade ou mesmo faz constantes paradas no decorrer do percurso, pode perder o fio condutor.

Para quem tem o desejo de ser mais pragmático, aconselhamos que procure estabelecer uma rotina mais focada. Uma forma de fazer isso é determinar que durante a realização de uma determinada atividade você não vai fazer pausas para resolver outras questões. 

2. Organização

Ser pragmático demanda um elevado grau de organização para que nada atrapalhe a sua concentração nas atividades mais relevantes. Essa característica é bastante interessante, tanto na vida pessoal quanto na profissional. Saber quais são os compromissos do dia e onde estão suas ferramentas contribui para fazer mais em menos tempo.

Para aqueles que sentem que precisam de mais organização, a dica é contar com um aplicativo tipo agenda ou com um planner físico. O método escolhido depende de que tipo de ferramenta você gosta mais. Organizar a sua rotina pode significar encontrar mais tranquilidade para concluir suas tarefas a tempo. 

3. Objetivos claros

Os objetivos de uma pessoa pragmática são claros, ela sabe o que quer e o que precisa fazer para realizar. Ter esse entendimento contribui consideravelmente para o sucesso da sua empreitada. A falta de clareza pode levar a desvios que, em algum momento, podem significar perder o foco.

Uma forma de se tornar mais pragmático é, inclusive, refletir sobre os seus objetivos. Coloque em uma lista o que você anseia conquistar e, em seguida, defina quais são os passos necessários para concretizar esses objetivos. Escrever tem um papel muito relevante pelo fato de que sai do plano abstrato para o concreto. 

Quais são as desvantagens de ser pragmático?

A seguir listamos as principais desvantagens de ter um perfil pragmático. 

Impaciência com os outros

Aquele que é pragmático resolve as suas questões de forma rápida e prática. Porém, nem todo mundo à sua volta tem esse perfil. Esse fato pode gerar conflitos nas relações. O indivíduo pragmático tende a esperar respostas concretas e sem subjetividade. Quando a outra parte não consegue responder dessa forma, acaba gerando certa irritação.

Além disso, trabalhar com pessoas que não conseguem seguir essa linha pragmática pode gerar dificuldades para conduzir seus projetos. O ideal é tentar agir com equilíbrio, ou seja, compreender que nem todo mundo é como você e respeitar o tempo do outro. Caso o tempo de resposta alheio se torne um problema, dialogue e tente chegar a um meio-termo.

Ignorar as pessoas a sua volta

A capacidade de concentração de pessoas pragmáticas é realmente impressionante. No entanto, em alguns casos essa concentração pode se tornar uma desvantagem. Quando seu foco te impede de ver e dialogar com as pessoas no seu entorno, significa que está te tirando uma série de oportunidades.

Interagir com as pessoas à sua volta permite que você estabeleça uma troca de experiências. Também contribui para que receba sugestões e críticas construtivas para guiar seu trabalho. As pessoas que convivem com você reclamam de falta de atenção? Se sim, comece a reconsiderar a forma como vem trabalhando. 

Horizontes reduzidos

Ter uma forma de trabalho pragmática pode levar o indivíduo a reduzir os seus horizontes. Se há um objetivo a ser perseguido e não se desvia o olhar para outras questões, pode acontecer de você não enxergar oportunidades.

Nem sempre a primeira ideia que temos é a melhor. Manter parte da sua atenção voltada para o que acontece à sua volta pode ajudar a ampliar seus horizontes de possibilidades.

Quanto mais você se abre para aquilo que acontece à sua volta, mais se permite crescer e evoluir. Ser decidido e focado é realmente muito positivo, mas na medida certa. Isso significa que você não deve se impedir de adotar outras estratégias ao longo do caminho. Ampliar o seu campo de visão pode significar ter conquistas muito maiores.

Busque o equilíbrio

Para aumentar as suas chances de sucesso, recomendamos que adote uma postura pragmática na medida. Isso significa ter equilíbrio nas suas decisões referentes ao comportamento pragmático. Mantenha-se aberto para trocar com as pessoas à sua volta e encontre uma forma mais positiva de viver.

Essas são as vantagens e as desvantagens de ser pragmático. Qual sua opinião a respeito? Comente abaixo!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010