Subjetividade: como esse conceito pode ser aplicado na vida pessoal e profissional

Subjetividade

Entenda como a Subjetividade pode ser aplicada na vida pessoal e profissional.


Você sabia que a subjetividade representa tudo aquilo que se passa no íntimo do indivíduo? E que ela influencia a maneira como enxergamos o mundo, demonstramos nossos sentimentos, criamos conclusões sobre as coisas? Pois bem, tudo isso acontece sem  um padrão definido e sofre influências da cultura, educação, religião e experiências adquiridas ao longo de nossas vidas. Dessa forma, expomos nossa subjetividade quando expressamos nosso ponto de vista pessoal, de acordo com aquilo que conhecemos e vivemos no dia a dia.

Muito discutido pela literatura e por artigos de psicologia, a subjetividade, de acordo com o filósofo, ensaísta e professor da Universidade de Barcelona, Gonçal Mayos Solsona, em “O iluminismo frente ao Romantismo da subjetividade moderna”, é entendida como o espaço íntimo do indivíduo, ou seja, como ele “instala” a sua opinião ao que é dito (mundo interno) com o qual ele se relaciona com o mundo social (mundo externo), resultando tanto em marcas singulares na formação do indivíduo quanto na construção de crenças e valores compartilhados na dimensão cultural que vão constituir a experiência histórica e coletiva dos grupos e populações.

Dito isso, fica claro que é através da nossa subjetividade que construímos os relacionamentos com o “outro”. Este relacionamento nos insere dentro de esferas de representação social em que cada sujeito ocupa seu papel de agente dentro da sociedade.

Quer saber mais sobre o assunto? É só continuar lendo!

Preencha AGORA o formulário para descobrir!

A subjetividade e a vida profissional

Como vimos, a subjetividade está diretamente ligada com a forma que interagimos com as demais pessoas e as relações que construímos com elas. Justamente por isso, é impossível pensar que o conceito não se aplique ao desempenho profissional de um indivíduo.

Em uma realidade em que as organizações têm exigido que seus colaboradores assumam cada vez mais responsabilidades, fica clara a importância dos gestores entenderem a necessidade de conhecer um pouco mais sobre os efeitos do trabalho na construção da subjetividade de seus colaboradores e entender, também, o seu papel quanto ao despertar dela de forma positiva para agregar valor nas relações de trabalho do dia a dia a fim de gerar mais e melhores resultados para a empresa.

O termo trabalho tem seu significado geral entendido como esforço, freqüentemente no sentido de lida penosa ou pesada. No entanto, ele pode ser exatamente o “gatilho” para despertar o melhor lado de um profissional. De acordo com o artigo “Por um trabalho, fator de equilíbrio” de Christophe Dejours, especialista em medicina do trabalho e em psiquiatria, é preciso entender como a relação de trabalho pode contribuir para a construção da subjetividade.

Dejours defende que, apesar do estereótipo que o trabalho humano adquiriu historicamente, ele não é para o homem, em sua essência, um dever inevitável, uma contrariedade. Pelo contrário, ele pode representar o que de mais humano existe no homem: sua criatividade, a expressão de sua marca essencial, a subjetividade, representando um fator essencial ao equilíbrio e desenvolvimento humano.

Assim, podemos entender que a construção da subjetividade acontece, também, através da relação de trabalho, onde fatores como cultura organizacional, hábitos, costumes, modelo de gestão, estilo de liderança, tecnologia, maturidade, podem interferir na formação dos profissionais quanto indivíduos. Por isso mesmo, é importante destacar que as empresas precisam avançar no que se refere às políticas de gestão de pessoas, uma vez que as relações formais e informais entre colaborador e empresa também impactam na construção da subjetividade em sua vida pessoal.

Quer descobrir qual grau da sua felicidade?
Clique aqui e acesse o “Termômetro da Felicidade”!

O coaching e o despertar da subjetividade

É preciso entender o que leva os indivíduos a se sentirem plenos e realizados. Identificar as virtudes e forças de caráter que sustentam verdadeiramente as emoções positivas, estimulam o alto desempenho e promovem o bem estar e prosperidade.

Nesse sentido, é possível aplicar os princípios da Psicologia Positiva, o mais moderno estudo da psicologia, desenvolvido no final do século XX, por Martin Seligman, professor da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, e do coaching, mais moderna vertente de desenvolvimento humano para  despertar a subjetividade do indivíduo.

Com o intuito de compreender os traços positivos dos seres humanos, e como eles se manifestam, é possível abrir novas perspectivas para a apreciação do potencial do ser humano, ou seja, de explorar e desenvolver de forma assertiva tudo que ele é e como ele se relaciona com o outro no âmbito pessoal e profissional.

Ciente da importância do assunto e ciente de sua responsabilidade social em promover o desenvolvimento das pessoas, o Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) criou a formação em Psicologia Positiva. O curso oferece um conteúdo diferenciado, exclusivo, que atende às exigências do desenvolvimento pessoal e profissional, com foco na felicidade e resultados positivos e no despertar da subjetividade do indivíduo. Possui um rico embasamento teórico da mais contemporânea vertente da Psicologia, e do que há de mais atualizado no universo do coaching positivo.

A formação em Psicologia Positiva, ministrada pelo IBC, tem como finalidade oferecer aos alunos os mais modernos conceitos, práticas, ferramentas e técnicas de compreensão do potencial humano, gestão e desenvolvimento de pessoas, através de uma visão multifocal.

Confira os benefícios de aplicar o coaching e a psicologia para despertar a subjetividade:

  • Ampliar e aprimorar conhecimentos em Psicologia Positiva;
  • Criar novas perspectivas;
  • Aumentar o nível de controle sobre as próprias emoções;
  • Aumentar e desenvolver hábitos energizadores;
  • Despertar plenamente o potencial e capacidades individuais;
  • Obter conhecimentos da neurociência e da programação neurolinguística (PNL);
  • Identificar, praticar e experimentar as verdadeiras motivações;
  • Compreensão positiva de eventos psicológicos;
  • Compreensão dos efeitos da positividade do comportamento;
  • Reavaliar objetivos de vida e desenvolver planos de ação.

O programa é destinado às pessoas que objetivam atingir Alto Desempenho em todas as áreas da vida e queiram agregar o diferencial de se especializar no que há de mais moderno nas ciências humanas.

Você tinha parado para pensar como as concepções a partir da psicologia histórico-cultural e das relações de trabalho podem influenciar diretamente na sua subjetividade, individualidade, personalidade e identidade? Fique de olho e desperte o seu melhor lado na vida pessoal e profissional.

Gostou do artigo? Comente e compartilhe o conhecimento com os seus amigos nas redes sociais.

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.

Copyright: 666362167 – https://www.shutterstock.com/pt/g/imtmphoto

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.





*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010