O que você não sabia sobre controle emocional

inteligencia-emocional

Tudo o que você ainda não sabe sobre controle emocional

Que você precisa ter controle e inteligência emocional já é algo que a maioria das pessoas já sabe, não é mesmo? Mas você sabia que fatores emocionais podem ser transmitidos aos genes de geração em geração?

Em um estudo realizado por pesquisadores do hospital de Mount Sinai, em Nova York, apontou que traumas sofridos pelos pais podem ser transmitimos para os filhos.

A pesquisa foi realizadas com 32 judeus vítimas do holocausto. Que passaram pelas mais diversas situações como: ficaram presos nos campos de concentração, que passaram pelas mais diversas situações como tortura, que tiveram que se esconder ou que presenciaram algum tipo de violência provocada pelo regime Nazista.

Para dar continuidade aos estudos, os genes de seus descendentes também foram analisados e ficou constatado que há alteração genética, principalmente relacionadas ao estresse, em regiões específicas do DNA.

Esse é um estudo que comprova que a genética não se limita apenas aos aspectos físicos como cor de olhos, cabelo, pele, formato de corpo, e alguns traços de personalidade. Há um longo caminho a se percorrer quanto a isso, mas esse estudo é um real indício da transmissão de fatores emocionais através da genética.

Esse tipo de transmissão também é conhecido como epigenética, que nada mais é que um mecanismo que permite o armazenamento e transmissão das informações através do DNA. São genes que sofrem mudanças causadas pelo ambiente ao longo de nossas vidas, que alteram nosso DNA e são repassadas ao nossos descendentes.

Diante disso, podemos observar que características emocionais podem ser transmitidos de pai para filho, nesse sentido o controle emocional é um dos aspectos que pode ser repassado de geração em geração, porém sofrendo alterações ao longo da vida de um indivíduo.

Como a epigenética pode influenciar no controle emocional

Já ouviu expressões como “é nervosinho igual o pai”, “é bravinho como a mãe”? Associamos determinados comportamentos por acharmos as características parecidas com as dos pais e isso acaba virando uma espécie de “rótulo”. Seguindo o estudo citado acima, há sim uma transmissão genética desse tipo de informação e os comportamentos tendem a se repetirem.

O controle emocional é uma das habilidades mais buscadas pelas pessoas hoje em dia, em um mundo com tanta informação, onde as coisas acontecem de forma tão rápida a todo tempo.

Mas não se preocupe, se você herdou a falta de controle emocional dos seus pais, há formas de trabalhar isso para que você desenvolva a inteligência e controle emocional, e o melhor, transmita geneticamente para seus filhos.

Como desenvolver o controle emocional

Você não precisa investigar sua árvore genealógica para entender traumas, comportamentos, medos, estresses. Você precisa de autoconhecimento.

O primeiro passo para que você desenvolva o controle emocional é reconhecer a necessidade dele. Isso se dá através do processo de autoconhecimento, que oportunizará a você uma reflexão sobre seus pontos positivos e àqueles que devem ser desenvolvidos.

Entendendo a importância do controle emocional para sua vida, e como não tê-lo sabota seus relacionamentos, seus objetivos, e ainda aumenta seus níveis de estresse, você poderá iniciar um processo de desenvolvimento dessa competência.

Após você iniciar o processo de autoconhecimento, outros processos contribuirão para que você desenvolva o controle emocional, como por exemplo o autocontrole, afinal ninguém poderá controlar suas emoções a não ser você. Nesse sentido, você terá que exercitá-lo em diversas situações, sejam elas de estresse, raiva, tristeza e até mesmo de alegria excessiva e euforia.

Além disso, um planejamento de vida contribuirá de forma efetiva, pois você terá maior controle dos passos que precisa dar para chegar a seu objetivo, e conseguirá ter maior foco e comprometimento, evitando maiores complicações. Lembre-se, o planejamento de vida deve englobar também questões profissionais.

Benefícios do controle emocional

O controle emocional é uma competência muito importante, tanto no ambiente profissional como em nossa vida pessoal, pois ele proporciona diversos benefícios como:

– Reconhecer rapidamente nossas emoções e sentimentos;

– Promove a resiliência diante de determinadas situações;

– Melhora os relacionamentos;

– Reduz níveis de estresse e ansiedade;

– Facilita a resolução de conflitos;

– Amplia a capacidade de tomada de decisões;

– Proporciona maior autoconfiança;

– Garante a melhoria do bem-estar em diversos aspectos

Mais coisas sobre o controle emocional que você precisa saber

Além de ser algo herdado através de epigenética, e pode ser transformado em seu DNA ao longo da vida, saiba mais algumas coisas sobre o controle emocional:

– Pode ser desenvolvido: você pode sim desenvolver controle emocional, e utilizá-lo a seu favor;

– É um exercício diário: mesmo àquelas pessoas que possuem controle emocional, em algum tipo de situação pode perder o controle, é importante estar atento o tempo todo;

– É um compromisso com você mesmo: ninguém é responsável pelo seu controle emocional, a não ser você mesmo. Então atente-se as suas reações e comprometa-se com você mesmo para domá-las.

– Tem relação direta com seu sucesso: para alcançar aquilo que você deseja o controle emocional é um perfeito aliado, ele que lhe auxiliará quando as coisas não saírem como o esperado, bem como retomar o controle da situação e focar em seus objetivos e metas;

– Está além de questões profissionais: o controle emocional não te ajudará apenas nas questões referentes ao trabalho. Sua vida pessoal também será beneficiada, seus relacionamentos se tornarão mais saudáveis e sustentáveis, suas decisões em relação a sua vida melhor abordadas.

– Propicia saúde física e mental: com o controle emocional os níveis de estresse e ansiedade tendem a diminuir. Assim como, você terá maior compreensão de como questões emocionais afetam seu corpo, trabalhando isso de forma positiva;

Os estudos sobre epigenética, DNA, neurônios, cérebro e tudo àquilo que envolve o ser humano, está longe de ser concluído, cada dia uma nova descoberta, um novo aprendizado. Nós Seres Humanos somos uma máquina perfeita com infinitas possibilidades, que podem ser trabalhadas de maneira positiva. Cada dia um novo estudo, uma nova descoberta e uma nova técnica para que trazem para nós novas formas de desenvolver nossa performance.

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.

Copyright: 597249104 – https://www.shutterstock.com/pt/g/billionphotos

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010