Confira 4 dicas de como driblar o mau humor no trabalho

foto de homem trabalhando com raiva

O mau humor é altamente nocivo para as relações, e é preciso ter cautela para não descontar a frustração no outros.

Seja pela segunda-feira que chegou, pelo trânsito caótico ou pelo computador que não funciona como deveria, o fato é que várias são as razões para que a gente encontre pessoas mal-humoradas no trabalho e também fora dele. Aliás, todos nós estamos sujeitos a ter dias de mau humor. Entretanto, podemos evitar que o mau humor se torne algo frequente em nossas vidas, sobretudo em nosso trabalho.

Passamos a maior parte do nosso dia com colegas de vida profissional, pessoas que normalmente não possuem laços afetivos conosco. O mau humor é altamente nocivo para as relações, em especial as relações de trabalho. Esse tipo de atitude constrói um clima pesado no ambiente e só contribui com novos motivos para ficarmos ainda mais pessimistas.

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Para sair dessa vibração negativa, confira as 8 dicas que separamos:

1.  Lembre-se de que as pessoas ao seu redor não são as culpadas pelo seu humor

O mau humor pode se manifestar como uma ira, um estado de fúria. Ambos são sentimentos nada saudáveis e podem gerar situações embaraçosas e constrangedoras no ambiente de trabalho. Assim, não puna os seus colegas com o seu mau humor. Ao invés de mostrar a sua fúria, procure falar com sutileza que você não está em um dia bom para conversas longas.

As pessoas da sua vida profissional não têm culpa se você pegou trânsito, se brigou com o namorado ou se o seu computador está com problema. Respire fundo e canalize as suas energias nas soluções, e não nos problemas.

2. Ouça música

Alguns estudos já foram publicados associando determinados sons a um aumento na produtividade e na sensação de relaxamento. Se o seu trabalho é mais mecânico, vale a pena ligar o rádio na sua estação favorita, de preferência com fones de ouvido para não atrapalhar ninguém, OK?

No entanto, se o seu trabalho é analítico e exige concentração, dê preferência aos instrumentais meditativos, que auxiliam na atenção focada ao mesmo tempo em que aliviam o estresse e os efeitos das distrações. Um rock pesado não é a melhor escolha para esse tipo de atividade.

3. Exerça a tolerância

Pessoas mal-humoradas, muitas vezes, descontam o seu mau humor se opondo à opinião dos colegas. Sabe o famoso “do contra”? Não seja esse tipo de pessoa. Procure ser tolerante e evite conflitos desnecessários. Separe as questões de outras áreas da sua vida do seu trabalho.

Quando um colega seu cometer um erro, ajude-o a solucioná-lo, não o puna mais do que ele mesmo possa já estar se punindo. Da mesma forma que você gosta quando compreendem as suas falhas, aja com essa mesma compreensão quando alguém errar (desde que não seja um erro muito grave, é claro).

4. Tenha boas noites de sono

Dormir bem auxilia muito no combate ao mau humor, acredite! Portanto, respeite o seu momento de descanso e durma bem. Isso fará com que você acorde descansado e com um humor melhor.

Durante o sono, o corpo promove uma desintoxicação das células, fortalecendo a nossa imunidade e beneficiando a nossa saúde física. Da mesma maneira, esse momento promove descanso e relaxamento para a mente, organizando as informações do dia que passou e nos reabastecendo de energia para o dia que está por vir.

5. Organize a sua rotina e faça pequenas pausas durante o expediente

Boa parte do mau humor que as pessoas enfrentam vem da falta de organização em sua rotina. O excesso de compromissos em curtos espaços de tempo e a bagunça no ambiente de trabalho de fato podem deixar as pessoas mais irritadas.

Por isso, procure planejar o seu dia na véspera, anotando em sua agenda os compromissos e os seus horários. Dessa forma, você evita assumir mais responsabilidades do que pode dar conta. Além disso, mantenha a sua mesa e o seu computador limpos e organizados.

Também é importante incluir pequenas pausas durante o expediente para tomar um café, alongar-se e ter conversas amenas com os colegas. Isso ajuda a aliviar o estresse e a recuperar as energias diante de tarefas mais complexas ou mais monótonas.

6. Faça amigos

Por falar em conversar com colegas, procure fazer amigos. O ambiente de trabalho não precisa ser apenas um lugar aonde você se dirige diariamente para cumprir obrigações e receber dinheiro em troca. Ele também é um ambiente social, onde você pode criar vínculos de amizade, trocar experiências e compartilhar conhecimentos.

Entenda que o trabalho também tem os seus pontos positivos. Nem sempre vamos nos dar bem com todos os colegas, mas sempre há um ou outro cuja companhia nos agrada e torna o “fardo” mais leve. Aproveite a companhia dessas pessoas e viva esse lado “social” da vida profissional.

7. Aproveite a sua hora de almoço

A hora do almoço é uma ótima oportunidade para mandar embora aquele mau humor e fazer um intervalo de qualidade para recuperar as energias para o turno da tarde. Aproveite esse período para alimentar-se bem. Ficar muito tempo sem comer pode aumentar a nossa irritabilidade.

Além disso, esse período também pode ser utilizado por você para realizar atividades relaxantes, como fazer uma caminhada, conversar com os colegas, assistir a uma série bacana pelo celular ou ler um livro. Não abra mão da sua hora de almoço. Ela pode ser muito benéfica ao seu humor e à sua produtividade!

8. Se estiver realmente infeliz, mude

Se, mesmo seguindo as dicas acima, você perceber que o seu mau humor é frequente, e não apenas algo pontual, este é um sinal de que você está de fato infeliz em seu ambiente de trabalho. Nessa situação, se não houver mais nada que o motive a trabalhar naquele lugar, procure um novo emprego. Você não precisa e nem merece passar horas do seu dia num ambiente que realmente prejudica o seu humor.

No entanto, é importante ressaltar que o mau humor constante pode indicar não apenas a insatisfação com algo específico em sua vida (como um emprego), mas também a existência de algum transtorno, como depressão ou ansiedade. Nesse caso, procure ajuda especializada para lidar adequadamente com esses problemas.

Como é possível perceber, o mau humor no trabalho é algo comum e bem desagradável, mas que pode ser prevenido e/ou amenizado por meio das dicas acima. Coloque-as em prática e perceba que trabalhar também pode trazer momentos alegres e de mais otimismo!

E você, como lida com aquele mau humor que surge no meio do expediente? Conte-nos as suas táticas, deixando o seu comentário no espaço abaixo. Por fim, não se esqueça de compartilhar este artigo por meio das suas redes sociais. Leve este conteúdo àquele seu colega que vive mal-humorado!

Imagem: Roman Samborskyi / Shutterstock

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José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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