Confira dicas de como montar um workshop

Workshop O Workshop é um evento que tem o objetivo de expor ideias, apresentar um projeto ou melhorar a eficiência de um processo.

 

Todos os dias é possível encontrar ofertas de workshops dos mais variados temas. Pode parecer ser algo simples, mas preparar e ministrar workshop requer conhecimento, organização e outras habilidades. Se você quer preparar um workshop e sente inseguro pra isso, continue a leitura pois este artigo está com dicas poderosas pra você!

Preencha AGORA o formulário para descobrir!

Afinal de contas, o que é workshop?

Um workshop, em geral, é uma reunião de pessoas interessadas em determinado assunto. Sua realização pode ser em forma de seminário, grupo de discussão ou demonstração. O propósito de um workshop é proporcionar um diálogo mais aberto e prático a respeito do tema. Diferente de outras estruturas de ensino, tanto palestrante como participante atuam ativamente em um workshop.

Como este é um processo de transmissão de conhecimento, é fundamental que os participantes saiam de sua zona de conforto. Isso torna o workshop mais dinâmico. Para isso, o workshop geralmente é realizado em locais diferentes do usual, tais como:

  • Fazendas
  • Estâncias
  • Pousadas
  • Lugares turísticos
  • Hotéis.
  • Parques

Em geral, um workshop possui duração inferior a três horas, o que permite que sejam realizadas diversas oficinas em blocos diferentes. Também é importante uma boa organização do tempo para que o encontro tenha intervalos com pelo menos 20 minutos, permitindo que os participantes descansem, conversem e construam seu networking.

A organização de um workshop também pode incluir demonstrações ou até mesmo ações práticas que complementem a apresentação e proporcionem uma vivência sobre o assunto.

Dicas de como preparar um workshop de sucesso

Agora que você já sabe o que é um workshop, é importante saber como organizá-lo de maneira eficiente. Pra isso, segue aqui algumas dicas para que seu workshop seja um verdadeiro sucesso. Confira!

1 – Defina o objetivo

É fundamental começar definindo o objetivo do workshop. O que você deseja passar? Ensinar uma habilidade? Propagar informações gerais ou um guia com tópico específico? Fazer coisas sem objetivos não é proveitoso para ninguém e quando se trata de um evento voltado para troca de conhecimento, isso é ainda mais perigoso. Portanto, a primeira coisa que precisa estar clara e definida é o objetivo deste workshop.

2 – Onde será realizado?

O local onde o workshop será realizado não precisa ter uma relação direta com o tema proposto, porém o conforto dos participantes deve constar em seu planejamento para evitar que algum incômodo possa prejudicar os resultados. Escolha um local que permitirá uma boa experiência aos participantes. E quando se fala em boa experiência não é somente a prática e conhecimento, mas também o conforto dos presentes. Banheiros, locais para descanso, acessibilidade são fatores que fazem parte da experiência. Atenção a estes itens.

3 – Quem é seu público?

A melhor forma de trabalhar bem o seu tema e a publicidade do evento é ter um público-alvo definido. Não há necessidade de que seja um acontecimento exclusivo para uma determinada área, mas você precisa ter uma noção maior sobre grande parte do grupo de pessoas que têm interesse em participar do seu evento. Quem são os participantes de seu workshop é fundamental não só para o preparo da prática mas também para a divulgação. Tenha isso bem definido em seu planejamento.

4 – Qual a necessidade dos participantes?

Procure se antecipar e conhecer as particularidades do seu público, entendendo seu nível de habilidade, ritmo de aprendizado e itens que podem ajudar na transmissão de um conteúdo mais segmentado. Quanto mais o seu conteúdo for ajustado à sua audiência, maior será a sua eficácia. Utilize recursos para obter estas informações. Uma dica para isso é incluir questões sobre isso no formulário de inscrições.

5 – Qual a programação do evento?

Defina o tempo de duração e o tópico abordado em cada bloco. Lembre-se também de separar um tempo para que você possa praticar sua apresentação e, assim, conferir se a ordem estabelecida tem ligação que faça sentido. Faça um cronograma e busque técnicas para que o cronograma seja cumprido. Não descarte imprevistos que possam surgir.

Você já perguntou a si mesmo se é verdadeiramente feliz?
Clique aqui e descubra qual é o grau da sua felicidade!

6 – Quais são as possibilidades?

Seu público poderá participar de forma ativa no evento ou apenas assistir uma apresentação? Ofereça a eles momentos em que eles possam discutir sobre o tema, fazendo dinâmicas para absorver melhor o conteúdo e perguntas que estimulem a participação e ajudem na propagação do conhecimento. Pesquise dinâmicas em grupo que podem contribuir com a interação em seu workshop e, consequentemente, contribuir com os debates e a troca de conhecimento.

Por fim, lembre-se de utilizar uma comunicação eficaz, pois você vai lidar com um público de diferentes pessoas e graus de aprendizagem. Dessa forma você permitirá que o seu conteúdo seja mais fluido, de fácil assimilação e abrangência.

Agora, me conte: qual é o tema do workshop que você pretende ministrar? Já ministrou algum? Conte aqui nos comentários a sua experiência e opinião. Espalhe o conhecimento! Curta e compartilhe este conteúdo em suas redes sociais.

 

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.

Imagem: Trueffelpix / Shutterstock



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010