Conheça 6 características da gestão de inovação

Gestão de inovação

A gestão de inovação é fundamental para o desenvolvimento de produtos/serviços de qualidade.

Inovar é essencial para que as empresas consigam se manter atuantes no mercado. O processo baseia-se em uma união de ideias, ações e estratégias capazes de oferecer produtos/serviços inovadores e de qualidade, assim como novidades constantes, aperfeiçoamento e novos procedimentos capazes de gerar resultados positivos para a organização.

A gestão de inovação é um processo contínuo que tem o objetivo de fazer com que as organizações sejam capazes de gerar inovação e criar valor para seus produtos. Esta é uma estratégia que consiste em identificar oportunidades tecnológicas, sociais e de mercado para que a empresa seja capaz de se reinventar, ter ideias diferenciadas e oferecer algo novo.

No decorrer deste artigo você vai conhecer mais sobre o processo de inovação, proporcionado por esse modelo de gestão, e também quais são as principais características inerentes a ele. Confira!

Preencha AGORA o formulário para descobrir!

Inovação nas empresas

Quando pensamos no processo de inovação, que ocorre dentro das empresas, precisamos, antes de mais nada, entender qual é o verdadeiro significado por trás da palavra “inovar”, que nada mais é do que propor algo novo baseado em preceitos que servem como estímulos para o seu desenvolvimento.

Não entendeu? É simples, vamos contextualizar para o ambiente organizacional, por exemplo, nesse contexto a inovação surge a fim de atender uma demanda por intermédio do desenvolvimento, da transformação, ou até mesmo da criação de produtos ou serviços.

O processo de inovação, no meio empresarial, tem um papel fundamental no que diz respeito ao estímulo do processo criativo, onde este, por sua vez, contribui efetivamente e na prática para que surjam novas ideias e novos produtos e serviços, além de propostas que possam contribuir para o processo produtivo, seja na redução de custos, por exemplo, ou na otimização e aceleramento de processos, gerando total influência na lucratividade de uma empresa.

Não é difícil encontrarmos bons exemplos do que a inovação pode proporcionar dentro de uma empresa. Um exemplo bastante clássico e ilustrativo é a questão dos famosos copos descartáveis. À medida que os copos reutilizáveis começaram a ser incorporados, dentro das empresas, foram obtidos dois resultados bastante satisfatórios, o primeiro deles ligado à redução de custos, obviamente, e o segundo ligado à preservação do meio ambiente.

Tudo isso foi possível através do processo de inovação. Agora que você sabe mais a respeito do processo de inovação, dentro das empresas, que tal entender um pouco mais sobre o conceito de gestão da inovação. Acompanhe-me nesta leitura.

O que é gestão de inovação

A gestão da inovação consiste na ferramenta estrutural que permite que uma empresa administre o processo de inovação. Ela tem a função de sistematizar o processo, desde a sua entrada, que ocorre no surgimento da ideia, até a mensuração de seus resultados, após implementada.

Em outras palavras, a gestão de inovação permite às organizações a validação do seu investimento no processo criativo, uma vez que o seu papel é controlar o processo de novas ideias, bem como a sua aplicação e, não menos importante, a análise dos resultados obtidos.

Você conhece empresas que implementaram a gestão de inovação? Quais foram os resultados obtidos? Comente e compartilhe o conteúdo nas redes sociais.

É comprovado que a felicidade influência na nossa criatividade!
Faça o nosso teste e descubra qual o seu nível de felicidade!

Características da gestão de inovação  

Mapeamento de oportunidades e ameaças

Com as ferramentas da gestão de inovação, a empresa é capaz de identificar oportunidades e riscos de mercados, além de tecnologias eficazes e monitorar a concorrência. Tudo isso servirá de norte para a organização gerar novos projetos.

Otimização

A gestão de inovação permite que a empresa aperfeiçoe seus processos a partir de ideias inovadoras e entregue produtos/serviços de forma otimizada, sem a necessidade de retrabalho.

Criatividade

O processo de gestão de inovação gera insights, novas ideias e esboço para possíveis projetos e produtos/serviços. Um ambiente propício e uma equipe de profissionais orientados para inovar, são peças-chave para que a criatividade flua de forma eficaz.

Produtividade

Com a otimização das atividades realizadas na empresa e insights, a equipe de profissionais da empresa consegue aumentar a produtividade e exercer o trabalho com maestria.

Competitividade

Inovar é fundamental para promover competitividade entre as empresas. Por meio da gestão de inovação, a organização consegue pesquisar o mercado, identificar a necessidade do seu cliente e o que ele procura, de modo a desenvolver produtos/serviços novos e capazes de superar as expectativas do público-alvo.

Lucratividade

Com otimização do trabalho e criação de produtos/serviços inovadores capazes de suprir as necessidades e expectativas do cliente, a empresa conseguirá aumentar suas vendas e assim, atingir o lucro e sucesso desejados.

Para que o processo de gestão da inovação seja eficaz, é necessário que a empresa acompanhe e avalie de forma constante se as ações e ferramentas implementadas estão de fato convertendo em resultados positivos. É pertinente que a organização se atualize e faça redirecionamentos sempre que necessário, pois a inovação é mutável — e o que hoje pode ser inovador, amanhã pode já não ser.

Tudo isso só será possível se o gestor entender verdadeiramente a sua empresa, quais são seus pontos fortes e de melhoria, sua projeção para os próximos anos e quais são as oportunidades e ameaças do seu mercado de atuação. Para tal, o Coaching é uma metodologia capaz de fornecer consultoria empresarial para que os métodos e técnicas da gestão de inovação possam ser aplicados de forma eficaz na organização, resultem no desenvolvimento de produtos/serviços inovadores e assim, gere lucro para a empresa.

 

Imagem: Gajus / Shutterstock



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010