Conheça algumas formas de incentivo para os seus funcionários

funcionários

Incentivos aos funcionários geram realizações profissionais, felicidade, bem-estar e dedicação no cumprimento das tarefas diárias.

Os colaboradores são as peças mais importantes de qualquer organização. Isso se deve ao fato de que são eles que estão por trás de todo e qualquer resultado, seja ele positivo, seja negativo. Por isso, manter os funcionários motivados constantemente torna-se um fator cada vez mais importante.

Hoje em dia, os profissionais não permanecem em uma determinada empresa apenas por uma remuneração satisfatória. Vários outros fatores interferem no tempo de vida de um colaborador dentro do ambiente organizacional, como: cargos adequados ao perfil de cada um, oportunidades de crescimento, planos de carreira, desenvolvimento de habilidades e competências, reconhecimentos constantes, premiações, treinamentos e formações, além de benefícios (como vale-alimentação e outros).

O incentivo para os funcionários gera realização profissional, felicidade, bem-estar, entusiasmo, dedicação, além da eficiência no cumprimento das atividades diárias. Isso ocorre porque um time constantemente motivado rende mais e produz com mais qualidade, aumentando, assim, os bons resultados da empresa. Neste artigo, você vai conferir algumas atitudes adotadas nas empresas que possibilitam o alcance desse desempenho positivo.

Comece a ter o

Destaque

que você merece!

Preencha os campos abaixo para receber o e-book.

7 dicas para motivar os seus colaboradores

Confira algumas dicas poderosas para motivar a equipe de funcionários da sua empresa.

1. Promova aprendizados constantes

Uma boa dica para motivar e incentivar o seu colaborador é promover aprendizado e crescimento durante a permanência dele na empresa. Nesse sentido, ofereça sempre capacitações, cursos e treinamentos com foco na melhora e no crescimento do desempenho de cada trabalhador.

Além disso, é essencial promover momentos de integração, de modo que os funcionários menos experientes possam aprender com quem tem mais tempo de estrada. Não só apenas as competências técnicas devem ser desenvolvidas, como também as competências comportamentais (organização, disciplina, inteligência emocional, comunicação interpessoal etc.). Invista em eventos e palestras sobre essas temáticas, pois isso revela que a empresa investe nas pessoas que fazem parte dela.

2. Ofereça feedbacks completos e humanizados

O reconhecimento é fundamental para promover o crescimento de uma equipe de alto desempenho. Quando falamos em reconhecimento, não se trata apenas do financeiro, de oferecer boas premiações e comissões por trabalhos bem feitos e do alcance de metas, mas também do reconhecimento intelectual. É importante que o funcionário saiba como o trabalho dele está sendo avaliado, caso contrário, continuará agindo sempre da mesma maneira.

Por isso, procure fazer elogios, promover feedbacks construtivos contínuos, reconhecendo comportamentos positivos e agregadores, atividades bem executadas, planejamentos, metas conquistadas etc. Quando necessário, realize feedbacks de melhoria também. Quando feito com respeito, o processo pode estimular os colaboradores a desenvolver os seus pontos fracos e habilidades que podem ser melhoradas e adaptadas diariamente.

3. Verifique as possibilidades de promoção

Uma boa recompensa salarial também faz toda a diferença no processo de motivação de funcionários. Por isso, procure oferecer remunerações justas e condizentes com os cargos ocupados por cada profissional, além de promoções periódicas de crescimento, de acordo com o merecimento de cada um — daí a importância das avaliações de desempenho e dos feedbacks periódicos.

Uma boa dica é elaborar planos de cargos e salários para cada departamento da sua empresa. Quando o colaborador conhece as possibilidades de crescimento que ele tem à frente e o que ele precisa fazer para progredir, o incentivo ganha força, aumentando também a sua motivação para trabalhar e prosperar.

4. Proporcione momentos de autorrealização

A realização profissional não está apenas nos honorários satisfatórios e nos cargos de chefia, mas também no sentimento de pertencer a algo maior, seja a um trabalho bem feito, a uma venda bem sucedida, a uma apresentação realizada com sucesso, entre outras coisas.

Por isso, promova sempre a autorrealização entre os seus colaboradores. Faça-os parte do time, membros fundamentais da organização. Eles precisam se sentir insubstituíveis dentro da empresa em que atuam.

5. Invista em conforto e qualidade de vida no trabalho

Outra forma de incentivar os funcionários está em promover conforto e segurança a toda a equipe. Procure oferecer ambientes de trabalho agradáveis, acolhedores, além de todos os materiais e ferramentas necessárias para que cada um execute o seu trabalho com maestria e excelência.

Certifique-se de que todos tenham acesso a mesas e cadeiras confortáveis, computadores atualizados, ferramentas adequadas e programas de computação apropriados às atividades. Além disso, garanta que haja um equilíbrio na delegação das tarefas, de modo que ninguém fique ocioso, mas também que ninguém fique sobrecarregado tendo que fazer horas extras. Defina as regras internas e de convívio, pois isso ajuda a empresa a manter a saúde física e mental dos seus colaboradores.

6. Ofereça benefícios trabalhistas

Outra importante maneira de incentivar os colaboradores está em oferecer benefícios trabalhistas, como plano de saúde, vale-transporte, vale-refeição, plano odontológico, auxílio-farmácia, vale-combustível, entre muitos outros.

Algumas empresas fazem também parcerias com escolas para os filhos, academias, livrarias e instituições de ensino, havendo descontos ou até mesmo gratuidade em alguns desses serviços. Verifique a possibilidade de oferecer esses benefícios.

7. Invista em ações de endomarketing

O endomarketing é o chamado marketing interno, ou seja, um conjunto de ações de marketing para cativar e motivar os próprios colaboradores da organização. Confira algumas das possibilidades de ações de endomarketing que podem ser adotadas para elevar o moral dos funcionários das empresas.

  • Desenvolvimento de eventos internos, como confraternizações e momentos de integração;
  • Adoção de atividades de relaxamento, como os passeios, as sessões de ginástica laboral e a meditação nas empresas;
  • Criação de um espaço de descompressão, com jogos, televisão e salas de descanso;
  • Premiação dos funcionários com melhores desempenhos ao fim do ano, como bonificações financeiras ou outros prêmios — celulares, viagens, jantares etc.;
  • Reconhecimento público dos colaboradores nas redes sociais e fortalecimento dos canais de comunicação interna (com avisos importantes, eventos internos, mensagens motivacionais etc.);
  • Reuniões gerais de transparência e atualização para todos os colaboradores, incluindo os resultados obtidos pela empresa e as novas metas adotadas, de modo que ninguém se sinta “no escuro”.

As ações acima certamente elevarão a motivação dos seus colaboradores. Por isso, adote-as como um incentivo para aumentar a produtividade, o bem-estar e a qualidade de vida no trabalho!

E você, ser de luz, quais outras dicas considera importantes para incentivar os funcionários dentro de uma empresa? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!

E aí, curtiu esse conteúdo?

Saiba que ele é apenas a pontinha do iceberg e você pode desenvolver suas habilidades de liderança muito mais. Baixe agora o ebook Leader Coach e aprenda como extrair o máximo resultado da sua equipe.
Preencha o formulário, é de graça.

Imagem: Robert Kneschke / Shutterstock

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010
CNPJ: 31.328.744/0001-63

This will close in 0 seconds