Conheça as principais características de uma liderança informal

Liderança Informal O líder informal é aquele que alcançou a posição de liderança por consideração dos demais colaborados, que o enxergam como a pessoa ideal para representa-los.

 

Ter alguém que assuma as responsabilidades de liderança dentro das organizações é de extrema importância para garantir o bom andamento dos processos e, sobretudo, a motivação dos colaboradores. 

Digo isso, pois a figura do líder é de extrema importância para todo e qualquer tipo de empresa, uma vez que é dele o papel de incentivar e inspirar os colaboradores, para que deem o melhor de si, no sentido de contribuir para o alcance de resultados extraordinários, tanto para eles mesmos, para ele, o gestor, quanto para a empresa como um todo. 

Sendo assim, é preciso contar com líderes cada vez mais preparados para representar os interesses da empresa, bem como dos colaboradores com excelência, tendo o jogo de cintura necessário para desempenhar bem esta responsabilidade. 

Assim, dentro desse contexto, hoje vou falar sobre o líder informal e suas principais características em um negócio. Continue a leitura deste poderoso artigo e confira!

Você pode desenvolver significativamente suas habilidades em liderança!
Conheça meu eBook “Leader Coach” e conquiste novos patamares!

O que é liderança?

Antes de mais nada, é preciso salientar que chefe e líder são profissionais totalmente distintos. Isso porque o chefe é um profissional que ocupa uma posição de autoridade e foca exclusivamente nos lucros e resultados, agindo com superioridade e geralmente sendo temido por sua equipe. Trata-se basicamente daquela figura que muitos conhecem como o que manda, enquanto os colaboradores apenas obedecem, sem questionar.

O líder, por sua vez, divide responsabilidades e, ao mesmo tempo que tem o foco voltado para o resultados, também foca nas pessoas e nos processos. Este é um profissional que inspira sua equipe e age sempre pensando no bem-estar de todos. Para ele, o alcance de objetivos e os lucros são tão importantes quanto a motivação e satisfação de seus colaboradores.

Existem líderes que conquistam estes cargos por nomeação de seus superiores, sendo definidos como líderes formais. Porém, cada vez mais nas empresas tem surgido a figura também dos líderes informais. Entenda a seguir como este tipo de liderança funciona:

O líder informal e suas principais características

A liderança pode tanto ser desenvolvida como aprimorada em indivíduos que são líderes natos. O profissional que é líder informal se enquadra nesta segunda situação, uma vez que exerce sua liderança mesmo não tendo recebido este cargo e título por parte da organização. 

Este tipo de liderança pode ser tanto incentivada pelo líder formal, que conta com apoio deste profissional de destaque, para conduzir a equipe em suas atividades diárias, como pode partir dos próprios colaboradores que o elegem como líder justamente por acreditarem que esta é a pessoa ideal para representá-los e defender suas posições com maestria.

Entre as principais características que podemos observar nos indivíduos que são líderes informais estão:

Senso de Justiça

São pessoas que têm um elevado senso de justiça e que aplicam este preceito, não só para representar os colaboradores que são seus pares, mas também para defender quaisquer profissionais, situações ou causas nas quais acreditem. 

Estou falando de indivíduos justos, que têm responsabilidade em sua atuação e agem dentro da ética profissional que lhe compete. 

Proatividade

Outro ponto fundamental que transforma um profissional em um líder informal é sua proatividade. A pessoa proativa é aquela que não faz apenas o que lhe é designado ou que fica esperando o seu gestor imediato lhe demandar tarefas. Pelo contrário, um líder informal está sempre se antecipando aos problemas, buscando soluções efetivas para resolvê-los, e realizando muito mais que o seu cargo e as funções que desempenha pedem.

Ele entende que por meio desta atitude terá maiores oportunidades de crescer e de ajudar as pessoas ao seu redor a crescerem também. Assim se destaca e está sempre à frente dos demais colaboradores que são seus pares. 

Senso de coletividade

O líder informal é alguém que entende e tem consciência plena que suas atitudes têm poder sobre a vida das pessoas ao seu redor. São indivíduos que procuram agir da melhor maneira possível, pois compreendem o impacto, positivo ou negativo, que seus comportamentos podem ter no dia a dia de seus colegas. 

Assim, ele procura agir com ética e responsabilidade, levando sempre em consideração o fato de que não está sozinho no mundo, sendo assim, não pode ser egoísta e pensar somente em si mesmo e apenas em seu próprio bem-estar. 

Boa comunicação

Outra característica facilmente encontrada em líderes informais é que estes profissionais sabem como se comunicar, não só com seus pares, mas também com gestores e com os diretores das empresas para as quais trabalham 

São pessoas que têm clareza e objetividade em sua fala, na forma como escrevem, em como abordam a todos, mostrando suas intenções com transparência, para que não ocorram interpretações equivocadas na comunicação estabelecida. 

Dessa maneira, ele consegue alcançar seus objetivos com muito mais facilidade, pois se faz entender bem pelas pessoas com as quais tem contato. 

Empatia

Como eu disse mais acima, o profissional que tem a sua liderança bem desenvolvida entende que não está sozinho no mundo. Com isso, ele procura sempre entender o máximo possível o outro, ouvindo-o na essência e tentando encontrar ao lado deste soluções eficientes para seus desafios e adversidades. 

Invista no Coaching e potencialize seus resultados!
Descubra como isso é possível clicando aqui!

Invista em Coaching e potencialize a sua liderança

O Coaching é a metodologia de desenvolvimento de liderança que mais cresce no Brasil e no mundo. Trata-se de um processo que contribui, efetivamente e na prática, para que profissionais, líderes ou não, aprimorem suas melhores habilidades e competências e aumentem ainda mais a sua capacidade de liderar com excelência. 

Através da formação Leader Coach Training – LCT, realizada aqui pelo IBC, você, que deseja desenvolver ainda mais a sua liderança, terá acesso a conhecimentos, técnicas e ferramentas de Coaching, que vão te ajudar em seu processo de autoconhecimento, em sua comunicação, a ser mais proativo, bem como a inspirar, motivar e influenciar as pessoas ao seu redor, que são características fundamentais para quem deseja se tornar um líder, seja ele formal ou informal. 

Invista agora mesmo em sua liderança e alcance resultados extraordinários em sua carreira!

O líder informal sabe que não existem avanços se todos não se unirem em prol de um bem maior, que é o alcance de resultados extraordinários coletivos. Sendo assim, trata-se de um indivíduo que trabalha pensando no bem-estar coletivo e não apenas em seu próprio bem-estar, já que ele não encontrará satisfação plena sabendo que seus colegas não estão alcançando os objetivos que almejam. Isso gera conexão e faz com que todos confiem nele verdadeiramente. 

E você, acredita ser um líder? Em qual dos tipos você se enquadra: formal ou informal? Use o espaço abaixo para nos contar a sua experiência e deixar sua opinião sobre o assunto, e, se este conteúdo te ajudou de forma positiva, curta e compartilhe-o em suas redes sociais, para que seus amigos também entendam um pouco mais sobre liderança informal.

Copyright: Matej Kastelic / Shutterstock

E aí, curtiu esse conteúdo?

Saiba que ele é apenas a pontinha do iceberg e você pode desenvolver suas habilidades de liderança muito mais. Baixe agora o ebook Leader Coach e aprenda como extrair o máximo resultado da sua equipe.
Preencha o formulário, é de graça.

 

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010