Conheça os níveis de influência da estrutura organizacional

Níveis de Influência da Estrutura Organizacional Níveis de Influência da Estrutura Organizacional – Veja quais são

 

Ter um administrador é essencial para que a empresa consiga se organizar, de modo a fazer com que cada colaborador desempenhe corretamente seu papel na organização e todos consigam conquistar os resultados esperados.

Dentro dos atuais contextos organizacionais da administração, os níveis hierárquicos se configuram como uma importante forma de definir o escopo administrativo, sendo responsáveis pelas estratégias administrativas da empresa.

O planejamento é o segredo para o sucesso de uma organização, e deve ser feito sempre com o objetivo de alcançar uma meta ou determinado resultado. Essa conquista ocorre por meio de um planejamento bem feito, capaz de otimizar os recursos da organização e torná-los mais eficientes e aplicáveis.

Os principais fundamentos de um bom planejamento são: definição dos objetivos e concepção de planos, que integram e coordenam as atividades da organização, de forma que atinjam esses objetivos.

Existem alguns fatores essenciais para o planejamento estratégico empresarial. São eles:

– Senso de direção;

– Maximização da eficiência;

– Redução dos impactos ambientais (internos e externos);

– Definição dos parâmetros de controle administrativo;

– Potencialização do autoconhecimento organizacional.

Esses são os aspectos que definem os três níveis de planejamento empresarial que, por sua vez, pode ser Institucional ou Estratégico, Intermediário ou Gerencial e Operacional ou Técnico.

No artigo de hoje, vou falar um pouco mais sobre cada desses níveis, para que você entenda de que maneira estes conceitos se aplicam no seu negócio. Continue a leitura e confira!

Preencha AGORA o formulário para descobrir!

O que é estrutura organizacional?

Antes de entendermos e conhecermos um pouco mais sobre os níveis de influência da estrutura organizacional, acredito ser importante, primeiro, sabermos o que de fato é uma estrutura organizacional. 

Trata-se basicamente da forma como as pessoas que fazem parte de uma empresa estão distribuídas dentro desta, contemplando divisão de departamentos, cargos e também de atividades. 

Aprofundando-nos um pouco mais acerca do conceito, quando se fala em estrutura organizacional, está-se falando do processo que trabalha com os níveis hierárquicos existentes dentro de uma empresa e que determina e orienta a relação que se estabelece entre líderes e liderados. 

Através dela, empresários, empreendedores e gestores têm a oportunidade de ter uma visão mais ampla dos negócios, no que diz respeito aos recursos que a empresa tem em mãos, entendendo de que forma estão alocados e como cada um destes organismos caminha para conquistar os resultados extraordinários esperados pela gestão empresarial. 

Níveis de influência da estrutura organizacional

Buscar conhecimentos a respeito dos níveis de influência organizacional que podem existir em uma empresa é essencial, principalmente se estivermos falando de gestores, empreendedores e empresários. 

Digo isso, porque estes níveis estão relacionados, basicamente, à forma como a organização está estruturada hierarquicamente, sendo um processo que precisa ser bem definido, para que a empresa cresça e os negócios prosperem conforme o esperado. 

Confira abaixo cada um destes níveis:

Nível Institucional

Este é o nível mais elevado da organização, constituído pelo presidente e diretores que compõem a alta administração. Nele, a tomada de decisão é uma tarefa exclusiva da alta gerência, sendo estas responsáveis por determinar como a organização se relacionará com os ambientes externos.

Nível Gerencial

Trata-se do nível administrativo, responsável por articular internamente o nível institucional com o nível técnico da organização. Este é o nível do meio de campo, composto pelos gerentes e no qual as decisões são tomadas em um grau mais baixo do que as decisões institucionais.

Estas decisões envolvem o desenvolvimento de táticas para realizar as metas estratégicas definidas pela alta gerência, e expressam as metas organizacionais de uma maneira específica.

Nível Técnico

Constitui a base inferior do organograma empresarial, ou seja, é o nível supervisional de uma organização e se refere ao curso de operações diárias. As decisões neste nível determinam a maneira como as operações, desenhadas a partir de decisões táticas tomadas pela gerência intermediária, serão feitas.

Estas decisões estão relacionadas à maneira mais eficiente de realizar as metas estabelecidas no nível gerencial.

De uma forma bem simples, podemos dizer que os três níveis de influência da estrutura organizacional se dividem da seguinte forma:

– No nível institucional estão os diretores, que definem o que fazer;

– No nível intermediário estão os gestores, que definem o como fazer;

– No nível operacional estão os colaboradores, que executam a ação.

Sendo assim, em qualquer organização, a administração é exercida por meio desses três níveis, que se comunicam intensamente entre si e formam o chamado aparato administrativo da empresa — no qual cada pessoa tem uma sua função específica.

Você é feliz na sua vida pessoal e profissional?
Clique aqui e descubra como anda sua Felicidade!

A influência da estrutura organizacional na performance da empresa

Acabamos de conhecer os níveis de influência que existem na estrutura organizacional de uma empresa. Fazendo a análise de cada um, conseguimos observar que eles se influenciam mutuamente e que é necessário que haja uma relação positiva entre eles, para que assim os processos organizacionais funcionem com perfeição e efetividade. 

Conforme pudemos acompanhar, a definição destes níveis se faz importante, porque é a partir disso, que se consegue determinar e saber o papel de cada pessoa dentro da empresa, sendo esta definição essencial, uma vez que ao ter ciência sobre a sua responsabilidade, o indivíduo passa a desempenhar cada vez melhor suas funções e acaba contribuindo, efetivamente e na prática, para os resultados extraordinários dos negócios.

Outro ponto que faz com que seja necessário definir e estruturar bem a organização é o fato de que cada profissional precisa estar no local certo, desempenhando as funções que estejam de acordo com o que ele realmente e verdadeiramente sabe e gosta de fazer. 

E é exatamente neste ponto que a estrutura organizacional se encaixa, já que é por meio dela que se consegue identificar, de forma clara, as atividades necessárias para o bom funcionamento do negócio, além de organizar cada função e determinar as responsabilidades relacionadas a estas. 

Tudo isso é essencial, porque todos nós sabemos que, para que se tenha um negócio eficiente, é preciso contar com o esforço e a disposição de profissionais que saibam exatamente quais são os seus papéis dentro da empresa. 

Como resultado de uma estrutura organizacional bem definida, é possível observar o aumento da produtividade, motivação, da integração entre todos os colaboradores e gestores, bem como da excelência na gestão empresarial. Além disso, aqueles que fazem parte das hierarquias mais altas da empresa e também o setor de Recursos Humanos – RH, têm a possibilidade de tomar decisões e realizar ações mais assertivas, que, no futuro, vão beneficiar, não só os negócios desenvolvidos pela empresa, como também todos os profissionais que dela fazem parte, independentemente do nível no qual se encaixam. 

Assim, antes de finalizar, a minha dica poderosa é que você invista em uma estrutura organizacional bem definida para a sua empresa, pois, dessa maneira, as chances de sucesso contínuo são infinitamente maiores. Confie nisso e siga sempre em frente.

Gostou do artigo, Ser de Luz? Já conhecia estes níveis de influência? Como funciona a estrutura organizacional dentro da sua empresa? Deixe seu comentário no espaço abaixo e lembre-se de compartilhar o conteúdo nas redes sociais, para que seus amigos também agreguem este conhecimento.

Até a próxima leitura!

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.

Copyright: https://www.shutterstock.com/home

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010